decor | O móvel de apoio do sofá - hack da estante RÅGRUND do Ikea

by - terça-feira, dezembro 05, 2017


A nova parede da nossa sala veio mudar vários aspetos na decoração e organização deste espaço. Uma das coisas de que comecei a sentir falta foi de uma mesa de apoio ao sofá, para expor as garrafas de bebida e mais alguma coisa, que não poderia ser muito alta por causa do parapeito saliente da janela, nem muito larga devido à proximidade da salamandra.

Procurei algumas opções em lojas físicas e online mas, devido ao preço ou às dimensões, acabavam por não ser exactamente o que eu queria. Até que um dia, ao assistir a um episódio do Querido, Mudei a Casa que incluía um DIY muito simples de uma estante, fez-se luz na minha cabeça!


Estão a ver aquela estante de bambu ali à esquerda que eu assinalei para tirar? É a RÅGRUND do Ikea e foi comprada há cerca de 3 anos para a casa-de-banho (como podem ver neste post). No entanto, e ao contrário do que o site indica, percebemos que não é um bom móvel para ter na casa-de-banho porque, devido à humidade, começou a criar bolor. A partir daí, e apesar de o termos conseguido limpar bem, andou de um lado para o outro dentro de casa sem sabermos onde o pôr. Até que eu me lembrei que a parte de cima da estante pode separar-se da de baixo e a de baixo encaixa perfeitamente nesse espaço ao lado do sofá que eu queria preencher!

Mas havia um desafio: eu não gostava de ver a cor dela enquadrada na decoração da sala e a solução poderia passar por pintá-la de preto. Dessa forma iria ao encontro dos móveis e inspiração que eu tinha reunido até esse dia:


Estava decidido: eu iria pintar as laterais da estante de preto para simular um móvel com estrutura de ferro e prateleiras em madeira. Só estava um pouco reticente em pintar bambu, mas depois de pesquisar um pouco percebi que o procedimento é o mesmo que para as outras madeiras: lixar, limpar e pintar.

Tratei então de lixar as partes que iriam ficar em preto, cobrir as que queria manter na cor original (incluindo os parafusos, que tapei com patafix) e pintar com spray preto brilhante (se voltasse atrás talvez tivesse comprado o mate, para ficar mais sóbrio e a condizer com as prateleiras de parede da sala, mas acho que no final não fez grande diferença).

a estante desmontada com a parte de cima original (à direita) e a parte de baixo (à esquerda) já lixada e protegida para pintar
Cobri todos os parafusos com pedaços de patafix para que se mantivessem visíveis após a pintura
Apliquei apenas uma camada de spray na estante e deixei secar 30 minutos, como indicado na embalagem

Depois da tinta secar, retirei os papéis que protegeram as prateleiras e os pedaços de patafix e fiquei super satisfeita com o resultado final! Ficou tal e qual como eu imaginei e acho que, quem não souber, acreditará que a parte preta desta estante é de ferro, como eu gostaria que fosse.


Estou super orgulhosa deste meu hack da estante RÅGRUND do Ikea sobretudo porque, ao descobrir o sítio ideal para ela, consegui aproveitá-la de uma forma inesperada, e não tive de comprar um móvel novo - gastei apenas 5€ no spray! 

Vejam como ficou enquadrada no espaço:


Perfeita e económica. Que venham mais ideias e remodelações destas! 😀

Posts relacionados

2 comentários

  1. Ficou muito bem! Há pequenas mudanças que fazem logo a diferença. Neste momento também andamos a mudar umas coisas no escritório e é tudo aproveitamentos do que já cá estava!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}