dica | Lanches saudáveis com fruta

by - quinta-feira, abril 28, 2016


Já devem ter reparado pela minha opinião do documentário Cooked e pela participação no workshop de comida vegetariana do Tamari que estou empenhada em preparar refeições mais saudáveis. O ponto de partida foi quando o Zé começou a consultar uma nutricionista com o objetivo de perder peso, e eu percebi que estava nas nossas mãos ter uma alimentação sem excessos. Por consequência, alguns hábitos cá em casa tiveram de mudar.

Não é que, antes disto, a nossa alimentação fosse péssima, mas pecávamos quando, por exemplo, comíamos bolos, pães de leite, croissants e bolachas com creme com regularidade, sobretudo ao lanche... 

Percebi que voltar às origens é uma das palavras-chave quando queremos comer de forma saudável, que a natureza nos dá praticamente tudo o que precisamos para nos alimentarmos bem, e que não gastamos necessariamente mais dinheiro que o habitual ao optar por isso.

Como eu própria também comecei a ter mais atenção ao que comia, cheguei à conclusão que precisava aumentar o consumo de fruta (havia semanas em que não levava uma única peça de fruta à boca...). Mas como ela, na sua maioria, não me cativa assim tanto (tirando os morangos, cerejas, abacaxi e nectarinas!), optei por formas mais interessantes e nutritivas de consumir fruta:

  • Por vezes faço batidos (sobretudo com banana bem madura);
  • Noutras ocasiões preparo papas de aveia (ou overnight oats, quando me lembro) e acompanho com fruta fresca, sementes e canela;
  • Também costumo fazer panquecas de banana e aveia, ou panquecas simples, e acompanho com fruta esmagada em puré (como se fosse uma geleia); 
  • Muitas vezes misturo fruta fresca com iogurte grego natural e, para quebrar o sabor azedo, adoço com um pouco de mel;
  • Quando tenho mais tempo, faço maçãs assadas e polvilho com um pouco de canela, sabem especialmente bem no inverno!
as minhas primeiras overnight oats, com framboesas, amêndoas, chia e canela
(fiquei rendida!)
panqueca simples com coulis de framboesa caseiro
(vejam como fazer o coulis)
Para um exemplo mais prático, partilho connvosco esta receita de iogurte com fruta que preparo muitas vezes, seja para levar para o trabalho ou para comer em casa. É prática, rápida e pode ser feita com a fruta que preferirem (eu gosto mais com kiwi, como a minha mãe me fazia):

Iogurte grego com kiwi:
- Descascar 1 ou 2 kiwis, cortar em 4 e depois em pedaços;
- Pôr iogurte grego natural a gosto numa taça, e adoçar com mel;
- Adicionar os kiwis e sementes ou cereais a gosto;
- Misturar tudo e está pronto!

Dicas:
- Costumo comprar os potes de 1kg ou 500gr de iogurte grego nos supermercados (o do Continente, por exemplo, é menos azedo que o do Pingo Doce), assim vou tirando a quantidade que quiser;
- Se a fruta for muito doce, abdico do mel;
- Costumo também adicionar granola, sementes de girassol e de chia, porque gosto do contraste cremoso vs crocante;
- Se os kiwis estiverem pouco maduros, deixo-os na fruteira de uma semana para a outra (e talvez por serem misturados com o iogurte, não fazem a 'boca grossa'.


Vale a pena lembrar que devemos comprar fruta fresca e da época sempre que possível, pois é mais saborosa e nutritiva, e dar preferência à de cultivo nacional. Já em casa, é importante saber como conservá-la e tirar o melhor partido dela, dicas que podem ficar a conhecer no recente site 'Frescos do Continente', clicando nas frutinhas abaixo - eu descobri que os morangos devem ser guardados no frigorífico e que o kiwi contém mais vitamina C que a laranja, sou a única que não sabia disto? :|

E vocês, preocupam-se em preparar lanches saudáveis?
Partilhem comigo as vossas sugestões! ☺

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