hobbies | Documentário Cooked

15.3.16 SARA SILVA 9 Comments

imagem: aznmodern.com


O mundo divide-se entre quem gosta de cozinhar e quem não gosta. Mas uma coisa é certa: a comida é essencial na nossa vida e, por essa razão, porque não aprender um pouco mais sobre ela?


Desculpem se este post está a começar num tom muito pedagógico, mas eu não consigo evitar. Incomoda-me o facto de, em pleno ano 2016, termos uma enormíssima variedade de comida à nossa disposição e, no entanto, sabermos tão pouco acerca dela. O pão que compramos embalado no supermercado, por exemplo, tem ingredientes com nomes indecifráveis, quando deveria ser o produto mais simples na nossa alimentação - possível de fazer em casa somente com farinha, água e sal!

imagem: modernfarmer.com

Mas ok, vou controlar-me, porque senão vocês fecham já a página e eu tenho uma mensagem importante a comunicar: vejam o documentário Cooked do Netflix! Gostem ou não gostem de cozinhar, gostem ou não gostem de comida, tenham ou não tenham interesse... ele contém o tipo de informação que não ocupa lugar e que toda a gente deve conhecer - quanto mais não seja para serem pessoas mais conscientes do que se passa à nossa volta.

Não, não é nada ao género Cowspiracy, mas sim um documentário de quatro episódios que nos leva a viajar pelo mundo e por tudo um pouco ao que à comida diz respeito: origens, evolução, importância... se vocês conhecem o jornalista e activista da boa alimentação Michael Pollan, já estão a perceber. Se não, espreitem o trailer:


Vi os episódios recentemente, e ainda estou naquele êxtase de "Oh meu Deus, como é que eu não descobri isto antes?!". Bem, na verdade o documentário só está disponível no Netflix desde o mês passado, mas o nobríssimo Michael Pollan já lançou vários livros acerca dos temas apresentados - os quais eu já tratei de adicionar à minha wishlist.

Como disse acima, o documentário subdivide-se por 4 episódios, cada um acerca da relação dos quatro elementos principais com a comida. Não querendo ser spoiler, aqui estão algumas palavras-chave do que poderão encontrar em cada um deles:

Episódio 1: Fogo - Fogo, Austrália, tribo Martu, evolução do Homem, Homo erectus, antropologia, churrasco, churrasco sul-americano, carne assada, carne de porco.
Episódio 2: Água - Índia, comida indiana, cozidos, comida processada, fast food, Nestlé, noodles, indústria alimentar, marketing alimentar, comida caseira.
Episódio 3: Ar - Marrocos, moinho de farinha, pão, pão caseiro, glúten, doença celíaca, trigo, levedura, fermentação, laboratórios culinários, agricultura, mudanças climáticas.
Episódio 4: Terra - Peru, masato, cacau, chocolate, fermentação, bebidas alcoólicas, bebidas fermentadas, alimentos fermentados, queijo, queijo caseiro, queijo Saint-Nectaire, micróbios, microbiologia, abadia Regina Laudis.

imagem: netflix.com

E então, consegui convencer-vos? ☺

Não subestimem a comida: é ela que nos mantém vivos! Por isso esforcem-se por saber o que comem, prefiram comida caseira, e adoptem hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis para o planeta (vou voltar a chatear-vos com isto aqui no blog, me aguardem!).

Posts relacionados

9 comentários:

Daniela disse...

Vou ver claro.:p

Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

Ai eu tudo que seja sobre comida é para ver. ;)

acho que por vezes temos uma ideia tão mal formada daquilo que damos ao nosso corpo, nem sabemos o que comemos e acredito plenamente que se fizermos uma dieta informada e racional vamo nos sentir mil vezes melhor connosco próprios :)
beijinhos

http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

Catarina disse...

Eu gosto muito de cozinhar e de inventar novos pratos!Vou ver este documentário com atenção pois parece-me muito interessante. Ultimamente, tenho repensado sobre a alimentação e sobre aquilo que comemos. Acho que está na hora de voltarmos 'às origens'!

SARA SILVA disse...

Catarina, nesse caso tenho a certeza que vais ficar tão fascinada pelo Cooked como eu fiquei! :)
beijinhos

SARA SILVA disse...

Podes crer! faz toda a diferença estarmos minimamente informadas :)
beijinhos

SARA SILVA disse...

depois diz o que achaste :D

SARA SILVA disse...

é imperdível mesmo :)

Naturally Andy disse...

Também vi este documentário recentemente e tive exactamente a mesma reação, que awesome! Principalmente os dois últimos episódios do ar e da terra, adorei mesmo. Informativo, educativo mas ainda muito interessante e cativante :) Beijinho

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}