beleza | Review dos cosméticos Sustent'Habil

by - quarta-feira, março 09, 2016


Se há umas semanas dei a conhecer a Sustent'Habil, uma marca de cosméticos naturais, e neste post dou a minha opinião sobre alguns dos produtos!

Eu sou aquele tipo de pessoa instável que nunca está bem com o que tem, sobretudo no que toca a cosméticos. Posso estar, neste momento, a usar o melhor creme para o rosto mas, quando ele acabar, vou querer experimentar outro. Umas vezes dou-me mal, mas acho que o saldo é positivo - acabo sempre por descobrir novos produtos e saber o que resulta ou não.


Desta vez decidi testar os cosméticos naturais da Sustent'Habil. A marca enviou-me uma amostra de sabão esfoliante de eucalipto, outra de desodorizante em creme, uma de creme hidratante de mãos e uma de creme hidratante de pés, e eu passei as últimas três semanas a usar os produtos diariamente. Gostei de uns e de outros nem por isso, descubram abaixo a minha opinião nesta review dos cosméticos Sustent'Habil.


Assim que abri o envelope com os produtos, foi o cheiro deste sabão que se destacou! À primeira pareceu-me hortelã/menta, por isso fui ao site e verifiquei que, na verdade, é um sabão de eucalipto e café.

A parte verde do sabão esfoliante de eucalipto da Sustent'Habil corresponde ao óleo essencial de eucalipto que, além acção anti-fúngica e anti-bacteriana, é também estimulante e desodorizante. A parte castanha é o esfoliante de café, com propriedades que melhoram o aspecto da pele, nomeadamente conferindo-lhe firmeza e vitalidade. 

Tirando o facto de eu não ser especialmente fã de sabões (não gosto da sensação que deixam na pele depois de a secar), notei que deixa a pele macia e acho que, para fazer um efeito esfoliante eficaz, as partículas deveriam ser maiores.



Eu estava bastante curiosa para conhecer este produto, porque não me lembro de alguma vez ter usado um desodorizante em creme!

O desodorizante em creme da  Sustent'Habil é composto por matérias primas naturais, que impedem o desenvolvimento das bactérias causadoras do mau odor, sem ser anti-transpirante. A sua fórmula permite que seja facilmente absorvido pela pele, não deixando resíduos indesejáveis.

Para quem geralmente não faz muitos esforços físicos, é um desodorizante que cumpre a sua função de inibir o mau cheiro. No entanto, quando o pus à prova num dia em que transpirei, notei que não foi eficaz a 100% (comecei a notar um cheiro a suor mais intenso que o habitual...).

A sua fragrância herbal é imperceptível ao longo do dia, é um desodorizante confortável (não deixa a pele pegajosa, como acontece com alguns roll-on), a pele fica hidratada e com toque aveludado e, tal como prometido, não deixa marcas nem na roupa nem na pele (a pele fica ligeiramente esbranquiçada depois de aplicar, como acontece com os protectores solares comuns, mas acaba por passar).

Por ter ficado satisfeita com este produto, comprei-o no formato normal (de 30ml).



Não consigo começar a review deste creme de mãos de outra forma que não seja a dizer que detestei o cheiro! A fragrância a erva-príncipe (lemongrass) é intensa, por isso só aconselho este creme a quem gosta ou não se sente incomodado com ela.

O creme hidratante de mãos da Sustent'Habil é composto por infusão de calêndula, uma planta medicinal com inúmeras propriedades de protecção e fortalecimento da pele, gel de aloe vera, ureia e manteiga de karité.

Este creme tem uma consistência leve, pouco consistente, é fácil de espalhar, mas não é rapidamente absorvido pela pele. As mãos ficam macias, mas com um cheiro intenso, por isso não fiquei fã do produto.



Confesso que não tenho o hábito de aplicar creme de pés (é a única parte do corpo que fica de fora da minha rotina de hidratação, com algumas excepções durante o verão), por isso usar este produto regularmente foi um desafio.

O creme hidratante de pés da Sustent'Habil tem como protagonista a hortelã-pimenta, que ajuda a refrescar a pele, aliada ao o óleo essencial de árvore do chá, gel de aloe vera, ureia e manteiga de karité

Eu achei este creme bem semelhante ao creme hidratante de mãos, até na fragrância, porém ligeiramente mais consistente. Quando o aplicava nos pés, notei uma sensação refrescante e a pele ficou mais macia nos dias seguintes. 


Sei que este post já vai longo, mas acho que faz sentido falar também dos outros dois produtos que comprei, além do desodorizante em creme.


Estava entusiasmada com a ideia de usar no rosto um produto de ingredientes naturais, e tinha esperança que resolvesse alguns pequenos problemas que costumo ter. Por essa razão, encomendei este creme de rosto para o meu tipo de pele. 

O ingrediente principal do creme hidratante para pele mista e oleosa da Sustent'Habil é a hamamélis, uma planta medicinal com acção adstringente, tónica, descongestionante, anti-inflamatória e antioxidante, aliada à erva-cidreira/melissa e óleo de jojoba, entre muitos outros ingredientes naturais.

A experiência que tive com o creme de mãos, repetiu-se com este produto: não fiquei nada fã da fragrância, porém é mais suportável. Pode parecer insólito, mas parece que cheira a uva-passa (o óleo de grainha de uva faz parte da sua composição, mas não sei se está relacionado), cheiro esse que felizmente desaparece passado pouco tempo.

Por outro lado, há aspectos que gosto nele: a consistência é leve, fácil de espalhar e rapidamente absorvida pela pele. Por enquanto controla bem a oleosidade (o derradeiro teste será no verão) mas, como a minha pele tem estado seca em algumas áreas, preciso de reforçar a hidratação nelas, porque ele não é hidratante o suficiente.



Por último, tento usado este batom hidratante em stick, com aroma de amora.

O bálsamo para lábios da Sustent'Habil, ao contrário da maioria dos batons hidratantes, é composto por ceras de candelilla e de azeite, no lugar da cera de abelha.

O que há para dizer sobre este batom hidratante? Ele cumpre a sua função: deixa os lábios hidratados por algumas horas. O aroma é praticamente imperceptível, acho-o um pouco duro (talvez por ser inverno, já reparei que fica mais fácil de aplicar em ambientes mais quentes) e tem pequenas partículas que não percebo bem o que são e que, por vezes, se notam nos lábios (como se fosse açúcar).

♡♡♡

Ufa, finalmente chega ao fim a review destes 6 cosméticos da Sustent'Habil! Resta-me acrescentar que não me agrada especialmente o rótulo em papel das embalagens, que tem tendência a degradar-se rapidamente, e que a validade destes produtos é curta, devido ao facto de serem compostos por ingredientes naturais (os que comprei devem ser gastos até Junho).

É sempre injusto comparar cosméticos naturais com cosméticos convencionais porque, no que uns falham, os outros vencem, devido aos diferentes ingredientes que os compõem. Neste caso, ao usar os cosméticos Sustent'Habil, sei que estou a fazer bem à minha pele porque são produtos livres de químicos, no entanto sinto falta de fragrâncias mais tentadoras, um prazo de validade mais alargado e mais eficácia.

E vocês, o que preferem: cosméticos naturais ou convencionais? 

Posts relacionados

1 comentários

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}