beleza | Sustent'Habil: cosméticos do bem

by - quinta-feira, fevereiro 04, 2016


Imaginem cosméticos que...
são fabricados em Portugal;
são produzidos somente com matérias-primas ou derivados de origem vegetal;
 incluem alguns ingredientes produzidos no nosso país;
são compostos por ingredientes naturais (a maioria com certificação "BIO" e "ORGÂNICO");
respeitam o meio-ambiente, através do uso responsável e sustentável dos recursos naturais;
são indicados para todos os tipos de pele (mesmo a atópica);
têm um preço acessível.

Critérios exigentes, certo? Conseguem enumerar marcas que cumpram, pelo menos, três deles?
Pois, imagino que seja complicado, eu própria não conheço muitas...

Mas há boas notícias: se o tema dos cosméticos naturais vos interessa, devem ficar a conhecer a cosmÉTICOS SUSTENT'HABIL! Bendita seja a hora em que recebi o press release de apresentação da marca, porque este é o tipo de projectos que vale a pena divulgar.

Assim que o li, fiquei curiosa e pus-me a descobrir o site. Explorei-o de uma ponta à outra, e contactei a associação para obter mais informações (tinha várias dúvidas, parecia bom demais para ser verdade!). Do outro lado, a resposta foi breve e prestativa, e eu senti-me à vontade para fazer uma espécie de entrevista por email à Diretora de Comunicação, Maria João Abreu.

Curiosas para conhecer mais acerca desta marca de cosméticos vegan? ☺


Entrevista à cosmÉTICOS SUSTENT'HABIL

{ Sobre a marca }

  1. (18 and a life) Como e quando surgiu a ideia de formar a marca cosmÉTICOS SUSTENT'HABIL?
    (Maria João Abreu) A ideia surgiu há cerca de 4 anos quando começámos a interessar-nos de uma forma mais próxima pela permacultura, pela agricultura biológica e por questões relacionadas com a auto-suficiência. Nessa cadeia de interesses, surgiram os cosméticos naturais.

  2. Como tem sido recebida a cosmÉTICOS SUSTENT'HABIL por parte do público?
    Tem sido muito bem recebida. As pessoas que experimentam a marca, dão continuidade ao seu consumo. O consumidor deste tipo de produtos, é um consumidor exigente e informado. Nesta fase de lançamento da marca, os preços também são bastante convidativos e isso ajuda a que pessoas que habitualmente não têm acesso a este tipo de produtos os possam experimentar.

  3. De forma a produzir os seus produtos, a SUSTENT'HABIL tem estabelecido parcerias com associações de agricultores locais ou de defesa ambiental? 
    Estão feitos alguns contactos com produtores nacionais, com projetos que visam a sustentabilidade. Os cosméticos são produzidos com azeite português, prensado a frio num lagar que usa processos mecânicos. Temos ainda uma parceria com uma empresa nacional que comercializa ervas aromática com certificação bio e sempre que usamos sal nas nossas formulações, recorremos a produtores nacionais. Tentámos ainda outras parcerias que saíram frustradas por termos apenas uma pequena produção. São produtores que apenas comercializam os seus produtos em grande escala.

  4. Sendo a SUSTENT'HABIL uma associação sem fins lucrativos, a que reverte o dinheiro da venda dos cosméticos?
    A SUSTENT'HABIL é uma associação sem fins lucrativos, no entanto precisa de meios financeiros para dar luz aos seus projetos. O projeto da SUSTENT'HABIL não se esgota no fabrico de cosméticos naturais. Temos muitos outros projetos que pretendemos implementar, além de alguns que já iniciámos. Levamos às escolas workshops sobre produtos sustentáveis, que facilitamos de forma completamente gratuita. Queremos desenvolver outros produtos a partir de matérias cujo destino é habitualmente o lixo. 

  5. A cosmÉTICOS SUSTENT'HABIL já foi referida ou promovida na imprensa escrita ou digital?
    Sim, em vários blogs. Ainda não estabelecemos contactos com a imprensa escrita porque queremos terminar primeiro a promoção de lançamento da marca, só depois disso faz sentido estabelecer esses contactos.  

 { Sobre os produtos }

  1. Onde se podem encontrar à venda os cosmÉTICOS SUSTENT'HABIL?
    Atualmente, apenas na nossa loja online: www.sustenthabilapaps.com ou na loja do Facebook.

  2. Até ao momento, qual pode ser considerado o produto “Best Seller” da cosmÉTICOS SUSTENT'HABIL?
    Não existe apenas 1 produto mais vendido. Sem dúvida que os sabões causam muita curiosidade no consumidor. São sabões fantásticos, com manteiga de karité, manteiga de cacau e óleo de abacate. As pessoas notam uma diferença muito considerável entre um sabão industrial e um sabão SUSTENT'HABIL. O desodorizante em creme, o creme de pés e o creme de mãos também são produtos muito procurados. Mas de uma maneira geral, temos tido ótimo feedback de todos os produtos.

  3. Ao ler a informação presente no site, ficamos a saber que o azeite utilizado no fabrico dos produtos é proveniente do Alentejo, e o sal marinho é de Tavira. Todos os restantes ingredientes que fazem parte da composição dos cosméticos da SUSTENT'HABIL têm origem em Portugal? 
    Não. Seria praticamente impossível elaborar fórmulas de cosméticos com ingredientes 100% portugueses. Por exemplo em Portugal não existem coqueiros, e ainda bem, porque não são espécies autóctones. O que fazemos é, sempre que possível, comprar a matéria prima a revendedores portugueses. É uma forma de fazermos crescer a nossa economia e apoiar projetos nacionais.
     
  4. Os cosmÉTICOS SUSTENT'HABIL são indicados para todos os tipos de pele, mesmo a atópica?
    Os cosmÉTICOS SUSTENT'HABIL são indicados para todos os tipos de pele, inclusive a pele atópica. Há um cuidado extremo na escolha das matérias primas de forma a minimizar os riscos de alergias, porém, mesmo os ingredientes naturais não são totalmente inócuos para todas as pessoas. Por exemplo, tal como existem pessoas com alergia a morangos, a laranja, a cacau, também existem pessoas com alergias a um ou outro componente de um óleo essencial, ou a qualquer outro ingrediente que conste nas formulações.

  5. Existe algum efeito secundário a nível cutâneo quando se começam a utilizar cosméticos naturais, após um longo período de uso de cosméticos convencionais?
    Não. O único “efeito secundário” é sentirmos a pele mais saudável pela ótima hidratação que as matérias-primas naturais proporcionam.

  6. Em relação ao desodorizante, por que se optou pela fórmula em creme?
    Por ser uma fórmula nada agressiva. Não contém álcool.

Esclarecidas? Eu fiquei!
Já tenho alguns produtos debaixo de olho (o Creme Hidratante PELE OLEOSA E MISTA e os bálsamos labiais em stick) e, depois de saber que esta é mesmo uma marca de cosméticos do bem, parece-me que em breve os terei nas mãos para partilhar a minha opinião!

Por falar em ter estes cosméticos, aproveitem os preços de lançamento até ao final deste mês! Não sei qual será o preço depois, mas o que estão actualmente a praticar é super acessível para o tipo de produtos que são! ☺

Posts relacionados

10 comentários

  1. Excelente descoberta! Há cada vez mais projetos destes em Portugal que infelizmente não sabemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thaisa, conheces mais algum? Podes indicar? :)

      Eliminar
  2. É uma marca fantástica, a julgar por esta entrevista!! Que boa partilha! Ficámos mesmo muito curiosos em experimentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, era mesmo isso que eu pretendia: despertar o interesse! :)

      Eliminar
  3. Ainda bem que há cada vez mais marcas assim :)
    Gostei muito da entrevista!

    ResponderEliminar
  4. Agrada-me muito saber que há marcas portuguesas que se preocupam com a sustentabilidade. Obrigada por partilhares esta marca connosco :)

    http://fashionunderconstruction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Opa, que bom! Eu admiro imenso projectos deste tipo. E ainda por cima portugueses! :) Eu adoro dermocosmética e por isso vou explorar melhor!

    A Girl in Mint Green

    ResponderEliminar
  6. Fiquei muito curiosa com os sabonetes, tenho de ir espreitar :)
    Não conhecia a loja, obrigada :)

    ResponderEliminar
  7. Uma marca com um visual muito bonito e produtos formulado com ingredientes 100% naturais.

    https://www.facebook.com/iSENSiA/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}