decor | Desgostos de decoração do Pinterest

by - sábado, janeiro 23, 2016

Não há como negar que o Pinterest é terreno fértil para cultivar ideias, um vício e um ótimo site de consulta para os dilemas mais inquietantes da vida: não sabes o que vestir? Pinterest! Estás aborrecida/o? Pinterest! Queres explorar DIYs? Pinterest! Melhor forma de procrastinar e ainda assim sentires que estás a fazer algo importante? Pinterest!

Eu adoro o Pinterest desde que o descobri e já me inspirei muitas vezes nas coisas que lá vejo para decorar a minha casa. Porém (não, o Pinterest não é perfeito, existe um "mas") nem tudo o que lá vemos é real. Existe um site muito engraçado chamado Pintester que comprova isso (espreitem, é hilariante!) e, para reforçar, trago-vos este post em que tento desmistificar algumas ideias de decoração e de casas no Pinterest que não correspondem exatamente ao mundo real.

OBS - Este post não é aconselhado a pessoas sensíveis e sonhadoras. Nem a pessoas com falta de sentido de humor, já que não estou 100% certa de algumas coisas que aqui escrevi.

Mínimo de cor, máximo de cuidado


Ah, a decoração nórdica e o seu estilo minimalista, com todos os espaços unidos pelo branco imaculado. Parece ter-nos conquistado a todas com a sua aura de tranquilidade e reflexo de uma casa perfeita... #sóquenão. Não sei se já pararam para pensar na trabalheira que deve dar manter um espaço deste género limpo e arrumado - o branco é a cor onde se nota mais a sujidade, certo? Para mim é mais um exemplo de que o fica bem nos catálogos de decoração não funciona na vida real e, pessoalmente, acho que falta sempre personalidade a estes espaços.

O chão dos poupadinhos


Há pessoas que demoram anos a construir uma casa, já as pessoas que decidem fazer um chão de moedas (penny floor), levam tantos outros a colecionar dinheiro para forrar o chão de uma divisão. Ao pensar nesta ideia, que é uma das minhas preferidas, não sei por onde começar: se pela necessidade ridícula de precisar de milhares ou milhões de moedinhas para concluir o projecto, se pelo facto de estas pessoas terem, literalmente, dinheiro em casa que não podem gastar. É muita excentricidade!


Escadas demasiado ambiciosas


O espaço por baixo de um vão de escadas nem sempre é aproveitado da melhor forma. Por isso, quando procuramos ideias de organização nas escadas, muitas vezes ficamos "Como é que não pensei nisto antes?" ao encontrar sugestões para lá de geniais - aparentemente. Depois da excitação inicial, há que ser realista e avaliar a estrutura e aparente estabilidade dessas ideias: muitas vezes subimos e descemos escadas a correr, por isso convém que seja algo seguro e que não cause mini tremores de terra à nossa preciosa organização debaixo dela. Este é um dos exemplos que encontrei no Pinterest que deixa a desejar e que parece só funcionar na fotografia...


A banheira [quase] invisível


Uma banheira que não precisa de uma estrutura de banheira propriamente dita: é feita de uma parede de vidro! Faria um vistaço na nossa casa de banho, certo? Pensando melhor, há uma razão de peso para não avançar com a ideia: o custo de execução. O vidro usado terá de ser quase à prova de bala e a forma como está feita esta banheira, apesar de simples, deve esconder muitos truques que só os bons profissionais devem conhecer e pôr em prática com sucesso.

Uma parede muito rica


Escolhi esta imagem, mas podia ter escolhido qualquer outra no Pinterest que tivesse pastilhas de vidro. Era um dos elementos que queria muito ter em minha casa quando quando começámos a remodelá-la, mais especificamente em toda a largura do lavatório, na cabide de duche ou em toda a extensão das bancadas da cozinha. Quando comecei a visitar lojas de materiais de construção, a realidade trouxe-me de volta à Terra: a opção mais "barata" que encontrámos, dentro do que procurávamos, custou 20€ o lote de 30x30cm (estas lindas). Tive de me contentar com uma tirinha de cada lado do lavatório da casa-de-banho - como podem ver neste post - e mesmo assim a fatura ainda chegou aos 3 dígitos. #abrincaraosricoscontroladamente
OBS - Durante a pesquisa destas imagens descobri que existem pastilhas de vidro em versão adesiva, como um autocolante impresso. No entanto não me parecem muito duráveis...


Quente, muito quente



Não sei o que dizer sobre esta imagem, além do óbvio que é uma péssima ideia ter livros ao pé da fogueira. Sendo uma salamandra, aquele tubo aquece bastante e, pela minha experiência (que, à falta de melhor, optámos por instalar uma salamandra na sala) as prateleiras e livros não parecem estar a uma distância de segurança necessária.


Casa da toupeira


Basta olhar para a imagem para perceber que só alguém muito out of the box viveria nesta casa (ou uma toupeira). E não sei o que me inquieta mais: a pouca iluminação natural que ela deverá ter, ou a probabilidade de ser uma casa húmida como tudo.


Devorada pelas heras


Não posso negar que casas assim são pitorescas e me fascinam. Eu própria adorava ter uma frente de casa destas: coberta por heras e outras plantas trepadeiras, especialmente as que dão flores. Mas acreditem em mim: as plantas atraem bichos e aposto que as pessoas que vivem neste edifício pensam duas vezes antes de abrir as janelas o dia todo. Além disso, se a casa não estiver devidamente isolada por fora, as plantinhas de aparência inofensiva começarão a desgastar seriamente as paredes e a abrir fendas - isso estava a acontecer isso na nossa casa! 


A carregar um grande peso


Adorei esta ideia assim que a vi - afinal, como não adorar janelas grandes e luz natural em casa? Mas, depois de a mostrar a alguém minimamente entendido, percebi que 1) é uma obra bastante complexa porque os vidros, no fundo, estão a suportar o peso das paredes e 2) os gastos seriam astronómicos. Bem, fica para uma próxima...

imagens: pinterest.com

Confere: algumas coisas que vemos no Pinterest implicam gastos locos ou são mais bonitas que funcionais. Eu própria comecei a remodelar a nossa casa cheia de ideias destas e depressa percebi que a realidade é um pouco diferente - pelo menos a minha, com pouco orçamento e sem poder construir de raiz - ainda estou a recuperar da cruel realidade das pastilhas de vidro.

Posts relacionados

6 comentários

  1. Mas sonhar não custa e é bonito... Em filmes e revistas de decoração ahah. Nós pensamos sempre nos aspectos negativos, inevitavelmente. Mas reconhecemos que o pinterest tem ideias para lá de fantásticas (digo eu, Ela) e para lá de trabalhosas (digo eu, Ele) ahah

    ResponderEliminar
  2. Muitas vezes o que é bonito não é funcional! Os meus pais colocaram mosaico branco no chão da cozinha para dar mais luz... Ao fim de uns anos e depois de muito banco, talher, pratos, tachos (...) ter caído o chão está cheio de marcas pretas e por mais que se limpe parece sempre sujo! Chamo a isto aprender com o erro dos outros :)
    Este post tá muito bem feito e serve para chamar à realidade as pessoas que não pensam na funcionalidade e utilidade dos compartimentos e materiais!
    Beijinhos

    http://fashionunderconstruction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. A tal casa maravilhosa de janelas gigantes.:p O melhor sempre é tentar encontrar um equilíbrio entre o desejado/bonito e o prático/exequível.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Destruidora de sonhos páhh ehehehehe
    Eu tenho a mesma opiniao na maioria destes casos, as casa lindas estilo nordico eu penso "arre que eu devo ser uma grande badalhoca que nao havia tapete/sofá imaculadamente branco que durasse 2m nessa mesma cor" :D

    O vao das escadas tenho lá um por casa para "fazer alguma coisa" mas ideias daquelas do genero ter uma cozinha por baixo de escadas por vezes de degraus separados, faz-me pensar "e as porcarias que vao agarradas aos sapatos a cair em cima dos alimentos hein?!"

    Eu já "cai" na realidade que a maioria das coisas que sonhamos (e fazemos mto bem em sonhar né) não sao mto funcionais a nao ser que sejamos podres de ricos, para a construçao, limpeza, manutençao, etc , etc..

    ResponderEliminar
  5. Aquela casa :o Adoro o Pinterest, perco-me por lá :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo, excepto com as escadas ambiciosas. Na casa do meu tio têm escadas ambiciosas, cujo interior serve como estantes como na fotografia e eles lá em casa são dois adultos e sete crianças. Imagina o andamento que aquilo tem... Estão impecáveis :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}