opinião | Robot Cuisine Companion da Moulinex

by - sábado, dezembro 12, 2015


imagem: pumpkin.pt

Já passaram quase 2 anos desde que tomei a decisão de comprar o robot multifunções Cuisine Companion da Moulinex, deslumbrada por todas as suas funções e promessa de ser uma ajuda preciosa na cozinha. Neste post, e sem qualquer vínculo com a marca, decidi falar-vos dele!

A razão da escolha 

A compra deste pequeno-grande electrodoméstico foi bastante ponderada. Eu e o meu namorado fizemos várias comparações, pois estávamos indecisos entre a Cuisine Companion, a Yammi do Continente e a famosa Bimby. Estando eu na altura a trabalhar na Worten, depressa percebi que a Yammi apresenta alguns problemas graves de desempenho e, depois de muita pesquisa e recolha de opiniões, chegámos à conclusão que o robot da Moulinex é uma opção mais económica que a Bimby, sendo mesmo bastante idêntico nas características. Não comprámos a achar que este é um equipamento essencial, mas sim que iria facilitar muito o nosso dia-a-dia do presente e futuro (tendo em conta o preço e marca, há-de ser coisa para durar!).

As primeiras experiências

imagem: moulinex.pt

No início foi o Zé, o meu namorado, que mais usou o Cuisine Companion, pois eu raramente estava em casa, e os resultados foram muito bons (várias pessoas dizem que os robots de cozinha fazem pratos sem sabor, mas qualquer pessoa que cozinhe sabe que o sabor está nos alimentos e temperos, não necessariamente nos equipamentos usados)

Quando finalmente começou a surgir a oportunidade de também eu pôr mãos à obra, seguia as receitas muito atentamente, porque não tinha noção do que podia fazer com a máquina. A Cuisine Companion tem programas pré-definidos para cada prato que queremos preparar, mas também nos permite cozinhar em "modo livre-arbítrio", em que fazemos tudo à nossa maneira, tal como se estivéssemos a cozinhar da forma tradicional. Isso, para mim, é fundamental, pois depressa percebi que várias receitas do livro que a acompanha têm gralhas que podem arruinar a preparação (entretanto a marca já emitiu uma errata).

Não me lembro dos primeiros pratos que cozinhei com este robot, mas lembro-me que ficámos fascinados com o purê: fica super cremoso, como se fosse instantâneo (tudo graças ao acessório batedor, que é totalmente diferente de usar a varinha mágica), e a facilidade em fazer praticamente tudo: desde refogados a cozer sopa, pois os alimentos não se queimam.

A experiência de hoje

imagem: receitasparabimby.blogspot.pt

Quando andei a ler opiniões e testemunhos sobre robots de cozinha, descobri que existe muita gente que os compra e, passado pouco tempo, deixa de lhes dar uso. Questionava-me porquê, e hoje sei que é, simplesmente, porque desistem deles.

No caso do Cuisine Companion, ainda que as receitas dos livros da marca não me satisfaçam, eu procuro as receitas para a Bimby e adapto facilmente. Não cozinho toda a minha comida na máquina, mas ela é bastante útil para preparar certos pratos: sopas (posso, à vontade, deixar a sopa a fazer e ir às compras porque, quando chego a casa, ela já está pronta), massas de quiche e semelhantes, legumes e peixe a vapor, molhos no geral, bolos, etc.

Uso a minha máquina não diariamente mas semanalmente, porque algumas receitas/alguns passos de receitas já não faço da forma tradicional, por serem trabalhosos e sujarem muito. Nesse aspecto, posso afirmar que este robot suja menos louça na cozinha e cozinha de forma fácil e rápida.

Conclusão

imagem: e-konomista.pt

Tenho de ser racional e dizer que um robot multifunções não é imprescindível numa cozinha, mas sem dúvida que é uma valente ajuda! Escrevi este post a pensar em quem, tal como eu há 2 anos, procura opiniões sobre a Cuisine Companion da Moulinex, e atrevo-me a dizer que, se optarem por este robot, vão sentir que fizeram uma boa escolha!

Esta é uma marca de confiança que não costuma desiludir, e a máquina cumpre de forma exemplar tudo o que promete. Nunca me deixou ficar mal, mas porque aqui também deve entrar algum bom-senso e desenrasque do utilizador (exemplo: uma vez, ao fazer molho à bolonhesa, a carne picada cozeu toda colada, mas bastou dar uns toques de turbo para resolver a situação).

Não estou arrependida de ter comprado este equipamento, e muito menos penso em vendê-lo. Tenho-o há quase 2 anos e, até à data, não me deu nenhum problema e continua em boas condições. Já preparei de tudo um pouco nele e a única coisa que me aborrece é ter de lavar a taça e a tampa, que são as partes mais complicadas, sobretudo quando uma receita assim o exige.

Também é importante destacar que a Moulinex está atenta às necessidades dos seus clientes pois, recentemente, enviou-me de forma totalmente gratuita uma pequena escova que ajuda bastante na limpeza das peças, e isto sem que eu o tivesse pedido.

Para mais informações, cliquem nos seguintes artigos:

Espero ter ajudado quem procura por reviews deste robot de cozinha e resta-me dizer que, caso tenham dúvidas ou queiram esclarecer alguma coisa em relação à Cuisine Companion, podem entrar em contacto comigo! ☺

Posts relacionados

14 comentários

  1. Nunca pensei em comprar uma coisa dessas, talvez pq ainda esteja a viver em casa da mamã xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando saíres de casa da mamã é capaz de ser uma boa ajuda :D eu gosto de cozinhar, e com ela ainda gosto mais :)

      Eliminar
  2. Já pensámos várias vezes em adquirir uma... Mas a compra é algo que requer uma estabilidade que ainda não temos. De momento ainda andamos noutras andanças, mas estamos a planear adquirir uma no futuro e nessa altura esta crítica ao produto vai ser muito importante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, é uma compra que deve ser ponderada! espero que possam em breve, será bom sinal :)

      Eliminar
  3. Olá. Obrigada pelo post. Estou indecisa entre comprar a CC e a Chef express do pingo doce.
    A CC dá para cozinhar para qtas pessoas?
    Dá para cozinhar em pirâmide?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. de nada, fico contente por poder ajudar :)
    depende dos pratos, já cozinhei bolonhesa para 6, outros pratos rendem menos.
    dá para cozinhar em pirâmide, mas o cesto do vapor encaixa dentro da taça, pelo que há que te atenção às quantidades.
    aconselho-te a procurares por vídeos, assim conheces ver melhor :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda não preciso disso, pois vivo em casa dos pais mas já ando a falar nisso pois sei que irá dar uma ajuda aos meus pais quando não tÊm muito tempo, mas também tenho a noção que não o devem comprar pois podem fazê-lo sozinhos e poupar esse dinheiro...
    bjs
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  6. Olá! Primeiro obrigada pela opinião :) Foi muito útil !
    Eu comprei recentemente a minha CC, ainda só fiz um risotto, uma sopa, e um pudim (seguindo as receitas à risca claro). Mas principalmente na sopa (que supostamente era um creme de couve-flor) apercebi-me que não ficou creme, (neste caso) pedaços da couve-flor ficaram intactos como se não tivessem chegado ao centro para serem triturados.
    O meu medo é estar a pôr mal os acessórios, supostamente eu só os pouso no centro da taça em cima daquela parte preta, será que estou a fazer bem? ou é suposto fazer alguma pressão para engatar os acessórios?
    Desculpe esta pergunta tão específica, mas pareceu-me a pessoa mais disposta a ajudar-me ! :)
    Obrigada !!!!!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara, desde já obrigada pelo comentário e voto de confiança! :)
      Em relação às sopas infelizmente é comum isso acontecer! A razão é que os ingredientes não cozinharam o suficiente para ficarem reduzidos a puré. Quando isso me acontece, cozinho por mais 10-15 minutos em temperatura máxima, depois trituro à velocidade 10 (com a lâmina, claro).
      Não há nenhuma ciência em colocar os acessórios, basta inserir na parte preta, e pressionar um pouco para baixo, para se ter a certeza que estão firmes. E não esquecer nunca a peça preta que encaixa por baixo da taça! :)
      Espero ter ajudado, beijinhos!

      Eliminar
  7. Tenho uma à 1 ano e pouco e já me deu vários problemas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tipo de problemas deu?
      A minha continua a funcionar como nova :)

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Olá bom dia
    Muito obrigada pelo post...
    Uma pergunta parva... (Em quase todas as máquinas as lâminas/borboletas e afins encaixam no meio da taça... ) Se tivermos que mudar a lâmina a meio de um prato não fica comida no encaixe? E se for sopa não ficamos com mãos submersas?
    Obrigadaaaaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :)
      Sim, pode acontecer isso. Para evitar que aconteça, e se for fácil, transfiro a comida para um prato e troco a peça. No caso da sopa não tenho necessidade de trocar depois de feita (começo por refogar a cebola com a pela de misturar, depois troco para a lâmina, adiciono os restantes ingredientes e água e deixo cozinhar/triturar). A mão não ficará submersa porque as peças são longas, dá para pegar nelas sem tocar na comida :)
      Beijinhos!

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}