reflexão | Esta coisa de partilhar tudo nas redes sociais

by - domingo, setembro 27, 2015

imagem: Pinterest

Este verão não fui nem uma vez à praia. Pelo menos segundo os meus perfis nas redes sociais. Na verdade fui, e mais que uma vez, simplesmente não o publiquei. Isso e muitas outras coisas que diariamente acontecem na minha vida.

Acredito que só quem está aborrecido publica nas redes sociais o que está a fazer nesse preciso momento. Quem está realmente a viver o presente não se lembra de "Ah! Pára tudo! Isto tem de ir para o Instagram! Pausa na minha vida para gravar um snap!", e perde preciosos minutos a ligar a internet, a tirar a foto, a carregar, a escrever uma legenda, a escrever hashtags e por aí fora. Mas as pessoas são bichos estranhos, e por muito que estejam a ter o melhor momento das suas vidas, acham que têm de publicar isso nas redes sociais. É um dever, caso contrário ninguém irá saber, e é como se não tivesse acontecido.

Com a adesão em massa ao Snapchat, algumas pessoas têm revelado a sua faceta de diva aborrecida. O que é que isto significa? É um misto entre "Olhem para mim! Eu mereço a vossa atenção!" e "Vejam-me a escovar o cabelo, a escolher a roupa que vou vestir hoje, a almoçar, a sair de casa, a conduzir, a ir para as aulas, a voltar para casa (...)", ou seja, um quotidiano completamente banal mas que se faz questão de partilhar com o mundo. Isto já acontecia um pouco no Facebook, a novidade agora é que se pode ver, em fotografia e vídeo, a pessoa a fazer todas essas coisas interessantíssimas. E não, não estou a ser do contra: eu tentei ver um desses vídeos de Snapchat de que retratam um dia quase inteiro de uma vlogger que admiro muito, e não foi por isso que achei que tivesse sido um tempo bem passado.

É por estas e outras razões que as redes sociais enjoam-me cada vez mais. Deixou-se de partilhar coisas que vale a pena dar a conhecer, para partilhar coisas banais, que só entretêm quem não tem mais que fazer. E eu sei que não devia ter esta atitude, porque o presente e o futuro passa pelas redes sociais, mas quem disse que o rebanho está sempre certo?

Posts relacionados

10 comentários

  1. As redes sociais são o nosso secret story em tempo real. Quem precisa de ver tv? Bora ver redes sociais, há barracas todos os dias --

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma boa comparação! não me tinha lembrado disso :p

      Eliminar
  2. Completamente!! Tens mesmo toda a razão! Nós vemos um pouco o instagram como uma "obrigação" porque se gostamos de antes de dormir ir ver o dos outros, para nos entretermos, podemos promover também isso a outros. Mas honestamente, custa muito mantê-lo activo... Perdem-se preciosos momentos mesmo, por isso quase nenhuma fotografia que lá temos foi partilhada em tempo real! E por isso é que não está muito actualizado... Quanto ao facebook pessoal, serve somente para conseguirmos ter a página do blogue activa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo a necessidade de manter as redes sociais actualizadas :)

      Há umas semanas, por exemplo, eu e o meu namorado estávamos a jantar para comemorar mais um ano de namoro e eu insisti para tirar uma foto de forma a eternizar o momento, mas fui incapaz de a publicar enquanto estávamos a jantar, simplesmente não fazia sentido nenhum! E acho que muitas pessoas infelizmente confundem a virtual com a real...

      Eliminar
  3. Eu uso as redes sociais, mas acredito que haja limites para todas elas.
    Para mim o snapchat é algo que se torna inevitavelmente uma invasão demasiado grande da nossa privacidade. Mas cada um com os seus limites, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vejo o Snapchat dessa forma, não consigo achar piadinha nenhuma :s

      Eliminar
  4. Não podia estar mais de acordo!
    Às vezes só me lembro do instagram depois de tirar a fotos, e a página do Blog essa coitada as vezes que eu me esqueco dela e não tenho muita pachorra para estar de volta dela!
    Mas vejo gente tão viciada nisso que até faz confusão, então juntamente com o snapchat pior as coisas andam ahah xD Não consigo achar piada aquuilo, tentei , mas não consegui.

    Gostei do teu post :)

    xoxo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  5. verdade verdadinha, e realmente é quando estou aborrecida que me lembro de tirar uma selfie na brincadeira e a por no instagram! tens muita razão

    ResponderEliminar
  6. sinceramente sempre adorei tirar fotos a todos os detalhes mais estupidos que sejam, muuuuuuuito antes de instas e cenas assim, por isso qd finalmente me rendi ao insta ate fiquei a gostar, ao menos nao ando a fazer spam de fotos parvas no fb - que por norma so uso pra partilhar noticias, cenas comicas ou musicas- mas tb nao consigo perceber o snapchat e nunca hei de la cair. lol
    mas tambem nao é como se vivesse sem aquilo, os melhores momentos estao sem duvida na minha cabeça ;)


    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}