pessoal |✶ Finalmente licenciada ✶

by - sábado, setembro 19, 2015

Vocês não imaginam o quanto eu ansiei pelo dia em que finalmente iria poder dizer que sou licenciada! Não pelo estatuto (se é que ainda há algum...), mas sim porque este curso estava a ser uma verdadeira pedra no meu sapato!


Tudo começou em 2011 quando terminei o meu secundário. Tendo estudado numa escola profissional, eu não queria ir para a universidade: sentia-me pronta para ingressar no mercado de trabalho e começar a trabalhar na minha área, que na altura era Turismo. Mas aí vieram os pais, os professores e sei lá mais quem, com a teoria "És boa aluna, não podes parar por aqui! Continua a estudar enquanto podes!" e eu, mais para lhes fazer a vontade do que por estar interessada, fiz os exames nacionais e candidatei-me ao curso de Comunicação Social e Educação Multimédia no IPLeiria (não tinha possibilidades de ir estudar para fora da minha área de residência, e este era o que me interessava minimamente dentro da oferta). Se entrasse, continuaria os estudos; se não entrasse, melhor para mim!

Feliz ou infelizmente fui aceite no curso e uma nova etapa na minha vida começou. Não foi fácil desde o início, sobretudo por que a motivação era nula, e ao longo do meu percurso surgiram vários obstáculos: tive de conciliar trabalho com estudos; quando o meu pai se foi embora e eu fiquei "sozinha", teria sido mais fácil se eu não estivesse ainda a estudar pois, além de ser uma despesa acrescida, poderia ter um trabalho a tempo inteiro; a instituição dificultou-me a vida por várias vezes e em diferentes situações; tive de ficar a estudar mais um ano, quando desde o início fiz questão de não deixar cadeiras em atraso para poder acabar o curso o mais depressa possível; o estágio foi uma bosta e, além de outras complicações que foram surgindo, nem o dia em que fui buscar o certificado de curso foi pacífico! 

A sério, estes últimos 4 anos de licenciatura foram dose e, enquanto me lembrar, tão cedo não volto a pôr os pés numa escola (principalmente nesta)! Quero agora focar-me no meu trabalho e vida pessoal, já que estou mais livre - ainda me custa a acreditar que já chegou ao fim!

Mas bem, seria mal-agradecida se, olhando para trás, apenas reconhecesse o lado mau da minha licenciatura. A verdade é que neste percurso também há coisas boas para valorizar: tudo teria sido mais difícil se não tivesse o apoio da minha família e amigos, tive a oportunidade de fazer Erasmus, conheci pessoas importantes que espero que fiquem para a vida, partilhei bons momentos, e toda esta experiência me fez amadurecer e crescer mais depressa.

Será que, podendo voltar a 2011, eu teria tomado a mesma decisão? 
Não consigo responder, o facto é que estou satisfeita com a forma como a minha vida se desenrolou a partir de então e arrependo-me de pouco! ☺


Posts relacionados

6 comentários

  1. Parabéns Sara, acompanho-te deste lado e sei que não foi um caminho fácil... Mas é como tu dizes e em tudo foi mau e provavelmente viveste muitas coisas que não terias vivido se não tivesses decidido ir... e pode ser que daqui a uns anos ainda consigas dar valor ao que aprendeste na licenciatura.. E quanto mais não seja, cresceste muito de certeza, porque estudar e trabalhar para pagar despesas não deve ser nada fácil. Por isso, muitos parabéns :) "ano novo, vida nova" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Bárbara! É verdade, estás desse lado há já algum tempo, acompanhaste as turbulências :p
      Quero acreditar que esta licenciatura não foi em vão, pelo menos neste momento estou a trabalhar na área e fico contente por isso :)

      beijinhos! *

      Eliminar
  2. Parabéns Sara!! Ficamos mesmo felizes por ti! E com toda a certeza que consegues concretizar tudo o que queiras, só tens que acreditar mais em ti! :)
    Força!!

    - Ela e Ele, do blogue de casal Ela e Ele, Ele e Ela.
    O Blogue | Facebook Oficial | Insta Casal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas vossas palavras! :)
      beijinhos *

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}