moda | Comprar de acordo com o método das cores

26.9.15 SARA SILVA 5 Comments


Há dois anos falei-vos de um novo método de compras que iria colocar em prática daí em diante: o Método das Cores. Tudo começou com a minha dificuldade em conseguir concentrar-me no que realmente preciso quando estou em lojas de roupa. Precisava de uma estratégia para sair da loja sabendo que tinha feito as escolhas certas, e foi nesse sentido que a ideia surgiu! O Método das Cores consiste em comprar peças de roupa de cores que combinam com as roupas que já temos. Assim estaremos a comprar conscientemente e teremos a certeza que vamos usar essas peças nos nossos outfits do dia-a-dia.

Continua a ler este post para saberes mais acerca desta estratégia de compras! ☺


Conhecer as roupas que tens


Saberes as roupas que tens é essencial para colocares em prática o Método das Cores. Foca-te na peça de roupa a partir da qual geralmente constróis os teus looks - no meu caso costumam ser as camisolas - e espalha-as em cima da cama ou no chão, de forma a que consigas identificar cada uma delas. Para facilitar, centra-te apenas nas peças que têm, no máximo 3 cores ou tonalidades.


Organizar as roupas



O passo seguinte é organizar as roupas de acordo com a sua cor e tons, e fazer uma lista com as quantidades. No caso de teres algumas peças com padrões simples, como riscas com até 3 cores ou tons, anota-as também pois elas podem influenciar as combinações.


Combinar as cores


Por último, tudo o que tens de fazer é associares às cores anotadas anteriormente, outras cores que gostas de ver combinadas. Este passo é totalmente pessoal, pois cada uma de nós tem as suas preferências relativamente às combinações, mas é importante teres em mente que diferentes tons combinam com diferentes cores, por isso foca-te sempre nas roupas que tens e não na cor em si.

Depois de fazeres as tuas escolhas, contabiliza o resultado. 


Conclusão

Com o Método das Cores conseguirás concluir duas coisas importantes a ter em conta na hora de comprar roupa:
  • Cores que tens em excesso no teu roupeiro, que tens em menor quantidade e quais estão em falta - decides assim parar de comprar determinadas cores ou comprar mais;
  • Cores que combinam bem com as peças que já tens e, desta forma, saber quais cores deves comprar em peças complementares (casacos, partes de baixo, acessórios, etc).
No meu caso cheguei à conclusão que, para combinar com as camisolas que tenho, vou precisar de mais peças azuis, brancas, beges e cinzas, maioritariamente. Como o que eu procurava era decidir-me relativamente às cores nas partes de baixo (saias, calças, calções...) que deverei comprar, tenho aqui a minha resposta!

Dicas

  • No primeiro passo deixa de parte roupas que não pretendes voltar a usar;
  • Contabiliza todas as peças que tens e que usas, incluindo as que estão para lavar, para passar a ferro e outras;
  • As roupas com mais de 3 cores ou tonalidades são deixadas de parte porque, regra geral, são mais fáceis de combinar;
  • Na hora de fazer compras, leva no telemóvel uma fotografia com as roupas no passo nº2 e as listas dos passos nº2 e nº3, para que não te esqueças do teu objectivo.

E é isto em que se baseia o Método das Cores! Espero que vos seja útil, e não hesitem em deixar comentário caso tenham dúvidas!

Posts relacionados

5 comentários:

Daniela disse...

Parece-me um bom método, e acho que preciso mesmo de o pôr em prática, porque muitas vezes compro peças diferentes só porque gosto e depois tenho alguma dificuldade em combinar com calças por exemplo, ou até mesmo com o calçado. Ainda assim tenho tons que predominam e sou uma eterna apaixonada por riscas,:p
Agora não tenciono fazer compras tão depressa, mas assim que tiver mais um tempinho vou dar uma volta à roupa e seguir alguns dos conselhos que aqui deixas-te. :)

Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

Sophie Tudela disse...

Nunca, mas nuncaa iria ter paciência para fazer isso ahah
Ok sou uma miúda muito yo que não liga muito a isso :o
Mas são optimas dicas :)

xoxo ❤, Sophie*
http://www.wordsofsophie.com

SARA SILVA disse...

Comprar peças diferentes é bom... se tivermos forma de as conjugar com a roupa que já temos :p
Espero que resulte contigo, depois diz-me como correu! :)

SARA SILVA disse...

Parece que é um método só para as mais dedicadas e ponderadas :p

É um bom método... No entanto, achamos que é demasiado demorado e as preguiças atacam forte e feio por estes lados... Mas, ainda assim, reconhecemos a mais valia que poderá ser!

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}