hobbies | Últimos filmes vistos: Whiplash e The Grand Budapest Hotel

20.2.15 SARA SILVA 5 Comments

Ver filme é algo que adoro mas que, infelizmente, nem sempre consigo encaixar no meu tempo livre. Além disso prefiro muito mais assistir a filmes com alguém ao meu lado, com quem posso partilhar opiniões e reflectir, do que sozinha! Felizmente nesse aspecto eu e o Zé temos vindo a encontrar um ponto de equilíbrio (coisa difícil, pois ambos temos gostos muito distintos neste aspecto), e estes foram os últimos que vimos/que eu vi:

Whiplash - 2014


Comecei a ver este filme um bocado contrariada, achei que não tinha nada a ver comigo, mas o Zé lá insistiu porque estava nomeado para uma série de prémios e parecia bom.
Eu acabei por o ver do princípio ao fim e tenho a dizer que não é fácil! Não porque o filme não nos prende ao ecrã, prende bastante, mas tem cenas muito fortes que retratam a obsessão pelos objectivos que se pretendem atingir (nesse aspecto lembrou-me muito o Black Swan), a exigência e rigor doentios. Algumas partes fizeram-me mesmo praguejar com os personagens, porque algumas atitudes eram verdadeiramente inaceitáveis a meu ver, mas ao longo do filme vamos percebendo o porquê (mas não necessariamente aceitando, ahahah). O final é um dos melhores que já vi: sabemos que vai acabar ali mas não fazemos ideia como, são ainda uns 20 minutos de grande suspense e reviravolta! Devido a isso sempre que ouço a música Caravan sinto de novo todas essas emoções, fico super ansiosa! ahahah
Recomendo este filme sobretudo a quem está ligado ao ramo musical, mas não a pessoas muito sensíveis!


The Grand Budapest Hotel - 2014


Anotem aí em qualquer lado: ver este filme (!!!). A sério, a fotografia é incrível, transporta-nos para outra realidade e dimensão, só por essa experiência já vale a pena!
Quanto à história confesso que não estive muito atenta (acabei até por adormecer nos últimos 45 minutos, mas porque estava mesmo cansada), até que é interessante mas não achei nada de especial. Posso falar outra vez da fotografia? ahahah! A sério, fiquei apaixonada, era tudo lindo e mágico, claro que acabei por me distrair do enredo! Mas não posso deixar de referir que adorei a personagem principal, o Monsieur Gustave H. (interpretada por Ralph Fiennes): encantadora até dizer chega, teatral, apaixonante... foi sem dúvida um papel muito bem desempenhado! E, claro, o fiel Zero Moustafa, totalmente o contrário do Monsieur Gustave, mas muito caricato com a sua postura de lobby boy exemplar e máximo sigilo. 
O filme foi baseado em dois livros do escritor austríaco Stefan Zweig, e a meu ver isso nota-se bastante, não só pelo fato de haver um narrador omnisciente, mas pela forma como é contado e nos envolve - sim, fala a pessoa que adormeceu a ver o filme, ahahah. A sério, se ainda não o viram, incluam-no na vossa lista!


Vocês já viram estes filmes? O que acharam? :)

Posts relacionados

5 comentários:

Não vimos, mas sem dúvida que ficámos com vontade de ver. :P

Sara Silva disse...

têm de ver! :D depois digam o que acharam :)

Vi o Grand Budapest Hotel e tenho a mesma opinião que tu. O estilo visual é fantástico mas a história não me cativou muito.

O Whiplash também gostava de o ver mas vai ser mais lá para a frente, depois de ver todos os outros nomeados.

Carolina | 1495 A.N.M

Danny disse...

eu adorei ambos os filmes, são tão diferentes e os dois tão bons!

D'as Marias disse...

Concordo totalmente. Quando vi fui ver o Whiplash, não tinha grande vontade. Foi mesmo só porque estava nomeado. Mas depois conseguiu surpreender-me pela positiva. Por isso, até o recomendo.
O Grand Budapest acho que mereceu os prémios que ganhou, contudo a história não me deslumbrou tanto assim.
Mas é um filme divertido! :)

http://dasmarias-blog.blogspot.pt/

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}