moda | Escolher e combinar collants

26.12.14 Sara Silva 5 Comments


Cores neutras ou coloridas? Lisos ou estampados? Grossos ou finos? Escolher os collants ideais para combinar com uma saia, vestido ou calções pode ser um verdadeiro quebra-cabeças, principalmente quando temos pouca variedade na gaveta. Pessoalmente esta é uma das das razões por que não uso essas peças tanto como gostaria e, para resolver o mistério, decidi procurar soluções! Abaixo partilho-as convosco para que usem e abusem dos collants nesta estação mais fria sem grandes complicações :)

Collants neutros


Um exemplo de collant neutro é o típico preto liso que todas nós temos - ou devíamos ter - na gaveta, mas a ele também se podem acrescentar os castanhos e cinza-escuro lisos. Ficam bem com a maioria das peças de roupa e cores porque são discretos e não muito contrastantes, contribuindo para um look mais sóbrio e também para destacar outra peça ou parte do corpo. 

Collants coloridos


É necessário ser arrojada q.b. para usar collants coloridos, tais como amarelo, vermelho vivo, verde, roxo, etc. A razão é que eles serão a peça com mais destaque no look, e que torna mais difícil a conjugação com outras (sobretudo para quem não gosta de se vestir de forma muito colorida). Para jogar pelo seguro, a escolha mais acertada será combinar collants coloridos com peças de cor neutra, ou da mesma cor/tom que eles (3ª fotografia). Para harmonizar o look, uma boa ideia é usar um acessório marcante da mesma cor que os collants (cinto, mala, colar, etc), ou combiná-los com os pormenores coloridos da roupa (2ª fotografia). Para looks mais arriscados e surpreendentes, brincar com as cores é um desafio interessante e que pode surpreender pela positiva (1ª e 4ª fotografia)!


Collants estampados


Os collants estampados podem ou não reunir várias cores e formas, devido a isso devem ser combinados com peças de roupa discretas e lisas - ou seja: quanto mais básicas, melhor (1ª e 4ª fotografias) - e cujas cores combinem. Porém há excepções: estampas ou padrões pequenos e discretos admitem peças mais preenchidas (3ª fotografia). Este tipo de collant serve para quebrar a monotonia de um look e geralmente não resulta bem com várias camadas de roupa, já que tende a criar confusão visual. 


Collants bordados


Os collants bordados acabam por ser muito semelhantes aos estampados, mas geralmente surgem em cores mais neutras, como renda preta ou malha castanha trabalhada. Por esta razão funcionam bem em combinações com peças de roupa não tão básicas, mas que ainda assim não devem gerar conflito visual. Um erro a evitar é combinar este tipo de collants com peças de roupa com padrões ou estampas pouco discretas.


Tecidos, texturas e grossuras de collants


Outros aspectos que também geram algumas dúvidas em relação às combinações dos collants com a roupa são o tecido, textura e grossura deles. Está claro que collants finos pertencem ao verão e collants grossos ao inverno, o mesmo é válido para as peças de roupa: dificilmente um collant de lã ficará bem com uma blusa de cetim ou saia esvoaçante em voil. Como tal, quanto mais grosso for o collant, mais "invernoso" deverá ser o look.

Imagens: lookbook.nu e pinterest.com

Dica que não falha: Quando em dúvida em relação a que cor de collant vestir, deve dar-se preferência àquele que é da mesma cor que o calçado que se pretende calçar. Além de tornar o look mais harmonioso, esta escolha contribui para a ilusão de pernas mais longas!

Posts relacionados

5 comentários:

Daniela disse...

muitas inspirações bonitas,:)

Another Lovely Blog! - http://letrad.blogspot.pt/

S disse...

Uii pernas mais longas!! tenho que apostar nisso!! Isto deu imenso jeito comprei uns de renda preta mesmo giros, mas tenho alguma dificuldade em combiná-los com outras peças ... e como ir só de colante para a rua não faz o meu género, vou ter que me desenrascar! :P

gosto muito das primeiras meias. á pouco tempo comprei umas meias bordoux e ainda nem as usei.

http://beautyshinewoman.blogspot.pt/

ritzz disse...

óptimas sugestões, adorei!
r: não, sou de Barcelos. as brisas, ou mimos de coco (como lhes chamo eheh) foram feitas pela minha mãe! XOXO
R.Y.W.
facebook page

Joana Catarino disse...

Os teus postes são sempre tão bem preparados!

My Pretty Mess ♥

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}