beleza | Dicas para beber mais água

8.11.14 Sara Silva 10 Comments


Estamos fartas de ouvir dizer que beber muita água por dia é muito importante para o nosso organismo, que mais de 70% do nosso corpo é composto por água, que é um bem essencial à vida... mas mesmo com esta lengalenga toda, a verdade é que no dia a dia esquecemo-nos dela e só a bebemos quando sentimos sede. Mas sabiam que a sede é um sinal de desidratação? Sentimos sede quando o nosso organismo já esgotou suas reservas de água, e precisa urgentemente de as repor. Isto dá que pensar, certo?

No mês passado deparei-me com várias informações acerca de importância da água e dos efeitos positivos que ela tem em nós quando aumenta o seu consumo. O que me deu mais determinação para mudar o meu mau hábito de beber água apenas quando tenho sede foi este artigo. Verdadeiro ou manipulado, ele fez-me pensar e inspirou-me a seguir o exemplo dessa senhora, pelo que actualmente me esforço para beber, no mínimo, toda a água da minha garrafa de 1 litro, enchida religiosamente todas as manhãs. A quantidade pode não parecer significativa mas para quem, muitas vezes, nem 500 ml chegava a beber, é um avanço!

Para me ajudar a mim e a quem de vocês que queira igualmente levar a cabo o objectivo de beber mais água diariamente, decidi preparar este post informativo. Continuem a ler, para o bem da vossa saúde! :)


As pessoas falam da importância que beber água tem para o nosso organismo, mas será que sabemos ao certo qual a sua acção em nós?

Alguns benefícios de beber água:

  • Desintoxica o corpo: ao beber mais água diariamente, boa parte das toxinas que ingerimos diariamente através dos alimentos são eliminadas, o que se reflecte em uma urina menos amarelada devido às constantes idas à casa de banho - pode parecer inapropriado falar disto, mas a cor da urina reflecte o nosso estado de saúde. 
  • Melhora o funcionamento dos rins e do trato urinário, dado que previne infecções urinárias, pedras nos rins, constipação intestinal e muitas outras complicações relacionadas com a excreção; 
  • Ajuda na absorção e transporte de nutrientes
  • Regula a temperatura corporal: ainda mais imprescindível no verão e durante a prática de exercício e/ou esforço físico. 
  • Promove uma pele bonita: uma pele bonita é uma pele bem hidratada, e para isso não basta usar cremes, há que trabalhar de dentro para fora. Evita a retenção de líquidos, desta forma contribuindo também para reduzir a barriga inchada;
  • Combate as dores de cabeça: esta é uma das minhas preferidas dado que há dias em que sofro bastante de cefaleias. Tenho tentando ao máximo cumprir com a minha meta de 1 litro de água por dia desde já há um mês e, coincidência ou não, a frequência e intensidade das dores de cabeça tem diminuído!
  • Evita a retenção de líquidos, o que se reflecte também na redução da barriga inchada; 

Dá que pensar, certo? De facto, ao bebermos água regularmente, estamos a contribuir para um estilo de vida mais saudável e na prevenção de várias doenças e outras complicações de saúde. 

A dificuldade de beber 1, 2 ou 3 litros de água por dia está no facto que esta não é uma bebida propriamente apetitosa. Não tem sabor, por isso como nos motivamos a beber mais água sem "enjoar"? Esta é uma dúvida que tenho, porque por mais goles que tente beber, chega a um ponto que custa. Iniciei as minhas pesquisas e reuni as seguintes dicas para me ajudar a mim e a vocês.


Dicas para beber mais água diariamente:

  1. Beber um copo de água de manhã, assim que nos levantarmos, e à noite, quando nos deitamos;
  2. Transportar, diariamente, uma garrafa de água de 1 litro ou mais e colocá-la ao alcance da nossa vista;
  3. Adicionar fruta ou hortelã à água (o mais comum são as rodelas ou gotas de limão);
  4. Substituir a água por chá, especialmente o verde (desde que feito em casa, não os industrializados);
  5. Instalar no telemóvel uma aplicação que incentive ao consumo de água (como a Water your body ou Drink-O-matic);
  6. Adicionar água com gás e sumos naturais (para um litro de água adicionar dois copos de água com gás e dois copos de sumo);
  7. Beber alguns goles de água de hora a hora (pode recorrer-se a alarmes);
  8. Desenhar linhas horizontais na garrafa que correspondem à quantidade de água que deve ser bebida em cada hora;
  9. Preferir a água ou o chá às outras bebidas, sobretudo quando sentimos sede;
  10. Aumentar o consumo de alimentos ricos em água (melancia, tomate, couve-flor, cenoura, clara de ovo, pepino, alface, etc).
Tenho procurado colocar em prática as dicas número 1, 2, 7 e 9, e estou tentada a experimentar o 3 e o 4. Acima de tudo acho que é importante ter força de vontade, porque de que nos vale querer beber mais água e, durante o dia, darmos preferência a refrigerantes ou termos preguiça de pegar na garrafa e beber?


Com este post espero ter motivado algumas de vocês a beber mais água no dia-a-dia e, claro, vou gostar de saber das dicas de quem já o faz sem dificuldade, por isso contem-me tudo! :)

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10 comentários:

Mel disse...

Desconfio sempre daquele tipo de artigos - demasiadas mudanças em pouco tempo - mas não há dúvida dos imensos benefícios da água.
O meu consumo de água é ridículo - bebo 1 copo de água por dia? - devia de tentar mudar esse mau hábito. Talvez com chá me safasse melhor, que é algo que gosto muito.

Sara Silva disse...

pois, eu fiquei fascinada com aquele artigo e depois comecei a desconfiar um pouco. mas uma coisa é certa: a água tem poder em nós! :)
1 copo por dia é realmente pouco :p
beijinhos *

Daniela disse...

eu tento, juro que tento, mas agora no inverno é muito mais difícil... ultimamente tenho apostado em beber água com rodelas de limão e adoro,:) por vezes tento também usar alguns truques de que falaste de beber um copo ao acordar, outro meia-hora antes das refeições...

Another Lovely Blog! - http://letrad.blogspot.pt/

TimTim disse...

a garrafa está sempre comigo 1,5l todos os dias

Eu adoro água! Mesmo quando vou comer fora é geralmente o que escolho em vez de optar por refrigerantes. No entanto fora das refeições é raro beber alguma coisa, por isso vou seguir a tua dica e tentar beber pelo menos 1L fora das refeições :)

The Perfect Blush

Ânia Morouço disse...

Eu não bebo quase água nenhuma e mesmo seguindo algumas destas dicas!

Eu bebo 1.5L de água por dia e SIM os benefícios são mais que muitos :)

Um grande beijinho,





All about Lady Things ♡






Rui Cordeiro disse...

Eu costumo beber água com limão e gengibre. Espremo o limão para a água e meto umas rodelas. Depois junto o gengibre. Fica no frigorífico a repousar durante uma noite e no dia a seguir bebo. É muito bom pois ajuda a limpar o corpo e eu sinto diferença :) Tens de experimentar também, apesar de ser mais indicado para o verão ou tempo quente.

Sara Silva disse...

andas mesmo fitness! também vou experimentar, obrigada :D
beijinhos *

Patrícia M. disse...

Aqui está algo que devia MESMO mudar em mim! Quase não bebo, e custa-me tanto forçar-me a beber, ainda mais no Inverno! Mas a verdade é que vendo as tuas dicas se percebe que não é assim tão difícil quanto isso.

<3
http://zazzish.blogspot.pt/

Obrigada pelo teu comentário ♡
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