DIY | Vaso de cactos

5.11.14 SARA SILVA 18 Comments


Quando em Junho fui à Feira Agrícola de Santarém, trouxe de lá quase uma dezena de cactos por um preço irrisório. A questão era: o que fazer com eles? Mais uma vez o Pinterest deu-me uma ajudinha e inspirou-me a fazer este DIY para decorar a minha casa de banho (inspirado neste e neste). 

Vamos ao passo a passo? :)


Andei semanas à procura de um vaso circular e baixo que tinha idealizado para este DIY. Encontrei-o finalmente no Continente, na parte dos artigos de jardinagem (não me recordo do preço).
Como este trabalho inclui substrato, areia + pedras decorativas, tive de encontrar uma maneira de separar ambos. Lembrei-me de recordar várias tiras de cartão que tinha por aí e uni-las umas às outras (o que não seria necessário se tivesse apenas um pedaço de cartão maior), forma a conseguir um "cilindro" com diâmetro menor que o do vaso.


No interior do círculo formado pelo cartão, coloquei várias pedras que encontrei em redor da casa (as obras recentes deram uma ajuda!). A função delas é acumular água da rega, evitando assim que o substrato e os próprios cactos fiquem molhados e apodreçam. Eu uso este método em todas as plantas que coloco em vasos decorativos preenchidos com substrato.


Entre o círculo de cartão e o vaso comecei por colocar areia decorativa (que sobrou deste outro DIY) e, sobre ela, pedras decorativas cuja cor combina com os azulejos da casa de banho (na verdade era suposto combinarem com a parede da sala, mas quando cheguei a casa percebi que não tinham muito a ver).
Este passo foi um pouco complicado, tive de segurar bem no cartão para que ele se mantivesse centrado e bem assente, caso contrário a areia iria deslizar para baixo, juntando-se às pedras da rua.


Seguidamente foi a vez de colocar o substrato e aos cactos! Comecei apenas com uma ligeira altura de substrato, assentei os cactos de forma a que não ficassem demasiado altos em relação aos limites do vaso e, depois, cobri o restante espaço com mais substrato. Por fim puxei o cartão para cima, fazendo figas para que não se desmanchasse tudo! ahahah


Felizmente não desmanchou! Apenas entrou um pouco de substrato para o meio das pedras (mas neste momento, por estranho que pareça já não se nota muito). Não fiquei satisfeita com o facto dos cactos terem ficado sujos, mas não havia muito que pudesse fazer devido ao facto de eles, pela planta que são, terem espinhos! Essa questão vai ficando resolvida à medida que eles crescem.


Acho que ficou mesmo perfeito na casa de banho, e não havia sítio melhor onde o colocar do que na minha estante de bambu Ragrund, que adoro! Algumas prateleiras acima estão outros dois cactos que pertencem à mesma compra e que aí foram colocados porque não sabia onde mais os pôr!

Pode parecer estranho ter cactos na casa de banho, que é uma divisão húmida, mas eles têm-se aguentado e crescido a olhos vistos, que é como eu gosto de ver as minhas plantinhas! De futuro espero que eles cresçam também para os lados e ocupem quase toda a parte onde se vê o substrato.

Posts relacionados

18 comentários:

Joana disse...

Ooooooh que ideia tão gira!!!

Sara Moreira disse...

Ficou mesmo giro :D

Gostei muito :)
Beijinhos*

Susie disse...

Eia ficou altamente! Tu tens mesmo jeito para estas coisas!!! :o

A Flor disse...

Ficou lindo! Gostava de adaptar a ideia à minha casa de banho, mas sou péssima com plantas. Por muito que me esforce por regar com a periodicidade necessária, morrem-me todas...

Pretty in Pink disse...

Ohhh que ideia tão giraa!!! Adorei o resultado :))


Beijinho*

Dulcineia Dias disse...

Ideia perfeita e ideal, casa de banho sem plantas não é uma casa de banho!
Parabéns :)

beijinhos, Savage Blogger

Sara Silva disse...

diria mesmo que uma casa sem plantas não é uma casa :D
beijinhos e obrigada pelo teu comentário! *

Sara Silva disse...

obrigadaaa :D

Sara Silva disse...

ahahah, isso é um pouco trágico! :)
o método que eu uso +e regá-las todos os sábados de manhã ou de 15 em 15 dias, consoante a necessidade delas. depois há plantas mais fáceis de cuidar que outras :)
beijinhos e obrigada pelo teu comentário *

Sara Silva disse...

ahahah, obrigada mas acho que neste caso nem foi necessário muito jeito :p
beijinhos *

Sara Silva disse...

obrigadaaa :D *

Sara Silva disse...

obrigada querida :) *

Sara Silva disse...

também gostei do resultado! obrigada :D

Mel disse...

Tenho ali uns cactos que comprei com o meu namorado para os meus pais, e estão no vaso da loja, que apesar de giro é muito pequeno, e ainda hoje estive a olhar para eles e a pensar o que poderia fazer e lembrei-me deste teu post. Acho que vou para a frente com esta ideia! :p

Sara Silva disse...

faz isso, dá uma boa prenda de Natal e tudo! :D os vasos das lojas costumam ser aborrecidos, eu não descanso enquanto não me ver livre deles :p
beijinhos *

Ânia Morouço disse...

Tenho adorado cactus e já comprei dois (:

Marina disse...

Uau adorei a ideia :D
Realmente na feira da agricultura em Santarem há sempre cactos lindos e a preços super baixos :)
Beijinhos , adoro o estilo do blog :D

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}