decor | A nossa sala (antes e depois)

11.10.14 Sara Silva 15 Comments

pormenor da nossa sala, com uma fotografia de 2011 no casamento que nos falei neste post
Desde que abordei o tema da remodelação da casa aqui no blog que muitas de vocês ficaram entusiasmadas com o desenvolvimento e, sobretudo com o resultado final. Eu compreendo perfeitamente: eu também adoro este tema e ver o antes e o depois das obras e decoração! 

Por essa razão não via o dia de vos mostrar como as divisões eram antes e como estão agora mas, após uma conversa com o homem cá de casa, percebi que ele não se sentia à vontade com isso. Em conjunto decidimos mostrar apenas uma das divisões e, quando vos perguntei no Facebook qual preferiam conhecer, a maioria votou na sala. Acho que escolheram bem, pois a sala é a maior divisão da casa e integra também a área de jantar! E, apesar de ser aberta à cozinha, eu deixei-a de parte pois um acordo é um acordo :)

Vamos às fotografias? :D

a sala em Maio, quando a remodelação começou
a sala no presente momento!

Como podem ver pela fotografia do antes, as nossas principais mudanças na sala foram a pintura das paredes e tecto, substituição das janelas, novo mosaico (que foi aplicado sobre o antigo) e demolição da lareira que, por estar demasiado próxima da porta e ocupar muito espaço, substituímos por uma salamandra.

Para tornar a cozinha, o quarto e a sala mais alegres decidimos pintar uma parede colorida em cada uma dessas divisões (como podem ver aqui), sendo que a sala ficou com o azul porque é uma cor relaxante e harmoniosa (tive em conta o feng shui em relação a muitos aspectos da remodelação, ahahah).

Para a janela optámos por um painel, principalmente porque assim que o vi soube que era perfeito para a sala! A outra vantagem é que só ocupa a parte superior da janela, ao contrário do que acontece com as cortinas tradicionais.

Na caixa/banco bege que diz "home" guardo as mantas do sofá, com excepção da branca onde o Filó está deitado, por uma questão de protecção do próprio sofá contra as garras dos meus felinos.


A parte da sala de jantar ainda está muito pobrezinha, porque na outra casa não tínhamos esse espaço (a mesa estava na cozinha). A médio-longo prazo planeio comprar um tapete, substituir as cadeiras, decorar a parede branca com a ideia que mostrei neste post e afixar molduras na parede azul, mas ainda não tenho a certeza quanto à composição de uma coisa nem de outra. A planta também precisa, definitivamente, de um vaso decorativo!

Do outro lado da salamandra temos uma antiga escrivaninha do Zé que actualmente serve para guardar todos os nossos documentos, material de escritório e papelada. Planeamos renová-la ou substituí-la de forma a que combine mais com a decoração do espaço. Ao lado estão duas sapateiras e essa área também há-de vir a ser trabalhada no futuro - queremos criar uma divisória entre o espaço da entrada e o da sala.


Como podem ver, ainda faltam alguns pormenores (como o rodapé!), mas considero que já é uma sala confortável para se estar! Por ser um pouco pequena temos de aproveitar o espaço da melhor forma, como acrescentar outra prateleira um pouco mais abaixo da que já temos e não a encher demasiado com objectos decorativos.

Cada vez estou mais convencida que a decoração de um espaço é um trabalho sem fim, porque há sempre coisas novas que podemos acrescentar e, mesmo que já a tenhamos tudo, temos vontade de renovar de tempos em tempos.


E pronto, esta é a nossa sala! Gostaram de conhecer? Deixem a vossa opinião e sugestões por comentário, eu vou adorar saber o que têm a dizer! :)


Posts relacionados

15 comentários:

Daniela disse...

é verdade, a decoração é um mundo sem fim.:p também achei o painle uma boa opção, giro, prático e a ocupar pouco espaço.:p

Adorei o pormenor da tua versão do "keep calm"! Os gatos teem o dom de nos levar a extremos as vezes! ;)
Para a divisória da entrada/sala, dá uma vista de olhos às estantes da ikea com quadrados, vi vários exemplos para criar esse mesmo efeito e é mais um espaço de arrumação, que não retira muita luminosidade! podes combinar com algumas caixas azuis para combinar com as cores da sala!

Gostei muito do resultado, não é facil pegarmos numa divisao sem nada e fazê-la "nossa", gastando o minimo e aplicarmos o estilo que mais gostamos!

Obrigada por partilhares, esta muito gira!

Sara Silva disse...

Olá Cláudia!
Sabias que primeira coisa em que pensámos para a divisão da entrada e da sala foi precisamente nessas estantes? O problema é que nós queríamos as de 5 módulos de altura (como a estante que temos deitada em frente ao sofá) mas infelizmente eles deixaram de construir esses e os de 4 módulos ficam-nos pelo pescoço, queríamos algo mais alto :s
Já temos umas ideias, ainda estamos a deixar amadurecer :)

Beijinhos! *

LipglossGirl disse...

Ficou uma sala muito bonita e acolhedora! Parabéns :)
Já agora onde arranjaste a "mesa de pequeno almoço", onde tens o portátil na fotografia?
Ando louca por algo do género mas não encontro :(

Sara Silva disse...

Olá querida, obrigada! :)
Eu também passei algum tempo à procura de uma do género e encontrei esta na La Redoute há uns meses, não sei se ainda a têm...
Entretanto também já vi à venda semelhantes no Espaço Casa e Continente.
Beijinhos *

Danny disse...

que bonita que a tua sala ficou, o azul na parede aviva mesmo o ambiente!
e podes comprar o tahini no Celeiro, eu comprei por cerca de 2.50 :)

Morning Dreams disse...

A sala ficou um espanto!

Beijinhos e bom fim de semana :)
Sofia Pinto ♥
Morning Dreams

Ficou bem gira :)

Beauty and fashion

TimTim disse...

Adorei a tua sala :)

'Keep calm and love my cat' Adorei :b
Esta super gira! Gosto do espaço, ficou acolhedor. E concordo com uma coisa que dizes: a decoração de um espaço é um trabalho sem fim', a verdade é que vamos encontrar sempre alguma coisa que não esta perfeita ainda. Mas acho que não há escapatória, é mesmo assim xD
Obrigada por partilhares com as cuscas dos blogs o pedacinho da tua casa ahah :b
Beijinhos*

subham rai disse...

Love the green carpet. Would you like to follow each other on GFC, Bloglovin & Google+?
Lemme know & lets keep in touch!


X
http://subhamrai.blogspot.in/

Beauty dream disse...

Uaaau ficou tao giraaaaaaa :D
Beijinhos*
Blog | Youtube | FB

Ânia Morouço disse...

Ficou muito bonita é pena só vermos o resultado da sala mas percebo o teu namorado.
Parabéns aos dois (:

Cris Tavares disse...

Gostei imenso da nova decoração e deu imensa vontade de visitar o resto dos compartimentos :)

xoxo, Cris.
http://deixa-me-contar-te.blogspot.pt/

Ainda não tínhamos visto. Nós vamos optar por colocar cobertas específicas para forrar os sofás. A nossa peste negra é um bicho em quem não se pode confiar. ahah
Estamos ansiosos por ver mais do que queiram mostrar :P

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}