hobbies | Últimos filmes vistos: A culpa é das estrelas, Contraluz e O Grande Gatsby

13.9.14 Sara Silva 7 Comments

Ao olhar para o último post deste género que escrevi aqui no blog nem queria acreditar que tinha sido a 3 de Fevereiro... do ano passado! É impressionante a facilidade com que abandono certas rubricas que tento tornar regulares por aqui, ahaha

Mas adiante: eu adoro ver filmes, penso que aprendo sempre um pouco mais com eles, mesmo quando não terminam com lições de moral. Não sei bem, é como se experienciasse outra realidade :) Neste post vou-dos a conhecer os que vi recentemente e a minha opinião acerca deles. 


A culpa é das estrelas (The Fault in Our Stars) - 2014

Há umas semanas toda a gente falava deste filme, certo? Eu fiquei curiosa e, apesar de ter percebido que se trata de uma história de amor lamechas, decidi dar-lhe uma oportunidade para, pelo menos, poder falar com conhecimento de causa. Também já sabia que se trata de um filme sobre uma jovem com cancro que se apaixona por um rapaz, e já previa o desenrolar e desfecho da história. Decorreu da forma que eu esperava, mas houve algumas surpresas agradáveis, como a viagem, o escritor e a personalidade de ambos os protagonistas.
No final chorei, claro, mas fazendo uma avaliação geral não acho que este filme traga nada de novo, e senti que estava a ver um filme para adolescentes porque o romance entre a Hazel e o Augustus, apesar de ser inocente, adorável e inspirador, tinha diálogos que me faziam ficar com esta cara. Isso e o discurso que ele dá à mãe da ex-namorada do amigo quando estão os três em frente da casa dela.
Concluindo: é um bonito romance para quem gosta deste tipo de filmes, eu não apreciei especialmente. Apesar de tudo deu-me a conhecer um pouco da realidade dos jovens com cancro e isso deixou-me pensativa.


Contraluz (Backlight) - 2010

Este filme estava na minha lista desde que saiu e, sem ter planeado, acabei por vê-lo num dos canais nacionais há uns dias quando foi transmitido durante a semana, à noite.
Eu só conhecia a cena do GPS, porque era disso que me lembrava do trailer, sendo assim não fazia a mínima ideia do que esperar.
Acho que esta minha espécie de critica cinematográfica vai ser bem curta, para não exagerar na quantidade de coisas más que tenho a dizer deste filme, LOL! No fundo é tudo muito aleatório desde o início ao fim, achei que a culpa era minha, por estar com sono e não perceber o que se estava a passar, mas o Zé, que estava bem acordado a vê-lo comigo, ficou com a mesma impressão. Um bom exemplo disso é a mãe super paranóica com a filha, ela foi a principal culpada desta minha opinião.
O final é simplesmente frustrante, porque deita por terra de forma cruel a melhor surpresa do filme.
Mas vá, nem tudo é péssimo: gostei da fotografia e de ver rostos portugueses.


O Grande Gatsby (The Great Gatsby) - 2013

Não imaginam as expectativas altas que eu tinha para este filme! Passado nos loucos anos 20, com o Leonardo DiCaprio, as belas cenas que eu já tinha visto espalhadas pela net... mas nós sabemos como funcionam estas coisas das expectativas altas, certo?
O filme é apaixonante, a forma como somos guiados pela história através do relato do Nick (Tobey Maguire) envolve-nos de tal maneira que não conseguimos nem piscar os olhos. Além disso temos a sensação de que tudo acontece muito depressa, sobretudo na primeira parte.
A figura misteriosa do Gatsby deixou-me muito cativada, e eu já começava a questionar o mesmo que todas as personagens do filme - mas sabia tanto quanto elas! Quando finalmente conheci "o segredo", fiquei igualmente apaixonada e adorei o nervosismo do Gatsby em casa do Nick, ahahah.
Infelizmente não gostei nada das últimas partes do filme. Até pesquisei por análises cinematográficas, à procura de explicações, mas elas não me deixaram satisfeita, criam uma imagem muito negra da Daisy Buchanan simplesmente porque ela falhou as expectativas.
No fim percebi que este filme tem algumas semelhanças com o The Notebook mas, ao contrário dele, não entrou para a minha lista dos preferidos.



Como puderam perceber, desta vez os filmes a que assisti não me marcaram particularmente, foram só mais 3 filmes que vi - com a excepção d'O Grande Gatsby, cujas cenas inicias eu adorei e continuarei a lembrar-me durante algum tempo.

E vocês, já viram algum destes? Quero conhecer a vossa opinião! :)

Posts relacionados

7 comentários:

TimTim disse...

Vi o "a culpa é das estrelas" giro giro! e vi o the perks being wallflowers amei!

Só não vi o contraluz, os outros 2 gostei :)

The Perfect Blush

Ânia Morouço disse...

Quero imenso ver "A culpa é das estrelas". Da tua lista só vi "O grande Gatsby" e gostei :)

Beauty dream disse...

só assisti ao primeiro x) achei um pouco previsivel ao contrário do que toda a gente acha :b
Beijinhos*
Blog | Youtube | FB

Prinzessin Eis disse...

Olá, estou a tentar fazer um pouco de divulgação do meu blog visto que tem pouquinho tempo.
Podes passar por lá?
Bem e se gostares já sabes :)
http://cutebutcold.blogspot.pt/

Sara Silva disse...

eu também achei previsível :p
beijinhos *

Sara Silva disse...

também vi esse e gostei mais do que "a culpa é das estrelas", mas achei que no filme ficou muito por contar (não li o livro mas sei que ele explica tudo)

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}