reflexão | Uma mensagem para a Eu do futuro

by - quinta-feira, novembro 07, 2013

Há uma coisa em que todas pensamos em algum momento da nossa vida: "Se eu pudesse voltar atrás...!". Por mais que se diga que os erros do passado são as lições do presente e que o nosso passado faz de nós a pessoa que somos hoje, há sempre alguns acontecimentos que, se tivéssemos poder para isso, preferíamos alterar, poupando-nos memórias que preferíamos não ter e/ou situações que evitaríamos viver.

Voltar atrás no tempo [ainda] não é possível, por isso de nada vale ficar presa ao arrependimento. Mas e se pudéssemos precaver a Eu do futuro? Como seria se estivéssemos lá para o lembrar das coisas pelas quais vale a pena lutar, para relembrar de não repetir as mesmas asneiras, para reforçar aquilo que esperamos de nós?
Seria como criar uma cápsula do tempo que ligasse, instantaneamente, a nossa Eu do futuro, com a Eu de hoje, fazendo-nos viajar no tempo e ter uma experiência de auto-reflexão que nos ajudaria a olhar de forma mais crítica para a nossa vida, repensá-la e, sobretudo, tomar consciência de quem nos tornámos.

Aceder a essa experiência é tão simples quanto escrever uma carta. Concentrem-se e escrevam para a vossa Eu do futuro. Falem-lhe da vida actual, de como se sentem, do que é importante para vocês neste momento, de como se imaginam daí a 5 ou 10 anos, dos objectivos que querem cumprir, das pessoas às quais querem permanecer ligadas, dos erros que não querem repetir, dos lemas e máximas que devem relembrar... há tanto para dizer à nossa Eu do futuro! Depois, coloquem-na num envelope com a data em que a deverão ler e guardem-na num sítio propenso a esquecerem-se dela (no fundo de uma gaveta, por detrás de um móvel...). Ou então, escrevam um email no FutureMe.org ou no Time Capsule do Ohlife e programem-no para o receberem na vossa caixa de carreio electrónico numa determinada data no futuro.

Há imenso tempo que planeio escrever a minha carta para a minha Eu do futuro, mas por alguma razão ainda não comecei. Acho que esse adiamento tem a ver com a minha dificuldade em me imaginar no futuro. No entanto, da lista infinita de coisas que penso escrever, uma delas é garantida: irei relembrar-me de fazer menos aquilo que os outros esperam que eu faça e mais aquilo que eu quero fazer. Esse será o meu principal objectivo para a Eu do futuro e acredito que o principal influenciador da minha felicidade.

Posts relacionados

3 comentários

  1. gostei da ideia, ao tempo que ando para fazer o mesmo e nunca o faço...acho que vai ser desta :p

    já agora, o meu novo espaço - http://osdiasdeumalouca.blogspot.pt/

    beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. eu adoro o future me, ja escrevi uma carta ha anos e recebia ha uns meses... foi tao supreendente e engraçado ver como tudo mudou- para melhor! .

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}