dica | Como fazer boas compras: o método das cores

30.11.13 SARA SILVA 10 Comments

Ultimamente, apesar de preferir visitar lojas online, admito que as físicas continuam a ser as melhores, pois é onde realmente conhecemos aquilo que estamos a comprar. Mas muitas vezes, quando andamos nelas à procura de algo em concreto, acabamos por não trazer nada. No meu caso o problema mais comum é simples e unicamente porque fico confusa! A oferta é tanta que, apesar de inicialmente saber bem o que procuro, acabo por me distrair, confundir e esquecer-me do que é importante - e entre não levar nada e levar qualquer coisa só para me sentir satisfeita, prefiro a primeira opção.

Desta forma pode até parecer que quando vou às compras não sigo nenhuma estratégia que me ajude a orientar-me, mas isso não é verdade. O que percebi foi que a que uso - guiar-me por uma lista previamente feita - não é 100% eficaz porque, como a prioridade é comprar algo que dê para conjugar várias vezes com outras peças que tenho, e na loja não consigo ter plena consciência do que realmente procuro porque não consigo lembrar-me de tudo o que há no meu armário, acabo por ficar baralhada e não saber o que levar.

Para solucionar este meu problema, eu dediquei-me a pensar num novo método, que funcione melhor e me permita chegar, procurar, experimentar e levar. Simples assim.
A estrutura está planeada, resta pô-lo em prática! Querem saber como funciona?


O método das cores

Esta nova estratégia que irá facilitar as minhas idas às compras - assim espero - é muito simples e prevejo que dará resultados positivos. Consiste em encontrar as cores que fazem falta no nosso guarda-roupa e perceber que tipo de combinações de cores podemos fazer com as peças que temos e com as que iremos adquirir. A vantagem é que, num momento de indecisão de compra, o factor que irá dar origem ao desempate será a cor.

Para pôr em prática este método tudo o que precisam é:
  • Fazer um inventário das peças de roupa e das cores das mesmas que têm no vosso armário;
  • Fazer uma lista das cores que vos fazem falta;
  • Criar um organograma com as cores que gostam de ver conjugadas;

Vamos a um exemplo prático dando uma olhada nas minhas camisolas de inverno:
Depois do inventário feito, chego à conclusão que não estou satisfeita com a pouca diversidade de cores das minhas camisolas, sinto-me muito limitada. Aquelas 5 cor-de-rosa são um exagero e faltam claramente outras cores que gosto, como o verde - cor na qual pretendo investir.

Feita a análise do que tenho, passo para a elaboração de um esquema resumido das cores que gosto de ver juntas:


bege → castanho, azul escuro, azul petróleo, bordeaux, verde esmeralda
castanho → azul petróleo, coral, bege, branco, verde esmeralda



preto → coral, cinzento, branco, verde esmeralda
azul escuro → azul petróleo, coral, cinzento, branco, verde esmeralda


A criação de um organograma de cores faz-nos reflectir sobre as combinações que as mesmas podem gerar e que são do nosso agrado. Assim, quando estivermos a comprar determinada peça, se a avaliarmos primeiramente pela cor, vamos saber se nos será útil ou não e que quantidades dessa cor devemos comprar (consoante a probabilidade de combinações). Pelo menos esta é a minha teoria, ahahah.

Será também muito prático se mantiverem no vosso telemóvel uma fotografia das vossas roupas (como a minha acima) e outra dos esquemas de cores. Desta forma, quando estiverem numa loja, conseguem rapidamente pôr em prática este método.

Espero que esta minha teoria vos ajude em momentos de indecisão. Eu vou pô-la em prática em breve e acredito que resultará comigo! :)

Posts relacionados

10 comentários:

Que sugestão engraçada e práctica, gostei muito :)

Briana disse...

gostei da ideia :)
o meu problema nas compras não é o ficar distraída.. é o não gostar de quase nada

Lady V disse...

Eu tenho uma seleção de cores que uso, por isso torna-se fácil nas compras não me perder :)

Adorei Sara e vou partilhar este teu artigo com os meus leitores!

Sara Silva disse...

obrigada! espero que resulte :)

Sara Silva disse...

pois, esse também é um dos meus problemas. para resolver isso tenho vindo a recorrer às lojas online :)
beijinhos *

Sara Silva disse...

assim é muito mais fácil :) já eu uso um pouco de tudo, desde que goste

Sara Silva disse...

obrigada Joana, espero que te seja útil :)

Que post interessante :) eu faço algo identico :p anoto que peças de roupa me fazem falta e vou comprando. Em relação às cores, como sou uma pessoa de neutros, invisto apenas em certas peças colorias, mas que façam a diferença toda num look .

bj

Tim disse...

Um bom método

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}