reflexão | TLC: o canal das/para as pessoas estranhas?

24.10.13 SARA SILVA 13 Comments

Eu sou uma pessoa de hábitos e no que toda aos canais televisivos, apesar de ter dezenas à escolha, mantenho-me fiel a cerca de 5. Um dos que recebe mais audiência cá em casa é o TLC, por escolha minha, já que o meu namorado já viu tanta coisa estranha a acontecer por lá que já só sente aversão, ahahah! 
Admito que o TLC tem programas estranhos de gente estranha e nem toda a gente acha piada, mas eu cá gosto: são fora do comum, divertidos, surreais e fazem-me sentir uma pessoa equilibrada e normal quando comparada às personagens que aparecem - não que eu seja estranha ao ponto de merecer aparecer no programa.

O Extreme Cheapskates ("Super avarentos" em português, penso eu), por exemplo, é o tipo de programa que me faz rir e me dá náuseas ao mesmo tempo. São reacções bem distintas, e é por isso que é tão divertido: vemos as coisas mais alucinantes que alguma vez podíamos imaginar sobre pessoas que fazem tudo para poupar alguns cêntimos por mês, apenas porque gostam e não por necessidade. 

Para contrastar, há o My Crazy Obsession, do qual alguns dos entrevistados bem podiam aparecer na minha rubrica "As pessoas assustam-me" devido ao seu grau de estranheza, como esta rapariga que é obcecada em perseguir celebridades. Mas calma, não só de pessoas assustadoras é feito o My Crazy Obsession. O episódio da senhora obcecada pelo seu esquilo de estimação (aqui), por exemplo, fez-me derreter com toda aquela fofura (e deu-me alguma pena também) e o da rapariga que insiste em viver numa recriação dos anos 60 (aqui) deixou-me realmente inspirada, tanto que eu gostaria imenso de seguir alguns dos hábitos dela.

Há aqueles programas que eu vejo com um objectivo de, como costumo dizer, "fazer um estudo social". É o caso do Toddles & Tiaras, Gypsy Sisters e My Five Wives (este último não tenho a certeza de vi o TLC ou no Discovery). Não é que goste propriamente do programa em si, mas gosto de o ver porque as pessoas que aparecem tão diferentes de mim que eu sinto-me tentada em a analisar o seu comportamento, quase como se fossem uma espécie diferente. São interessantes nesse sentido social e cultural, por muito ridículos que sejam.

No entanto também é possível ver o TLC e achá-lo um canal perfeitamente normal. Basta assistir a programas como o What Not To Wear, Say Yes To The Dress e Cake Boss. São divertidos sem serem estranhos, são inacreditáveis sem serem assustadores e continuam a ser interessantes. Mas aqui entre nós: eu acho-os normais de mais.

E se me perguntassem qual é, na minha opinião, o programa mais divertido de todos eu diria que é, sem dúvida, o Here Comes Honey Boo Boo! A família é o que por cá chamamos os típicos saloios e, apesar de por vezes serem bem nojentos, são muito engraçados! A Honey Boo Boo (a principal) é incrível e sozinha faz o espectáculo todo - daí ter um programa dedicado a ela.

Podia ficar aqui a noite toda a falar dos programas do TLC (são muitos mais e tenho uma opinião sobre todos!), porque realmente acho que é um canal-fenómeno que me fascina por reunir tantas pessoas estranhamente interessantes e "divertidamente" assustadoras, e as horas passadas a vê-lo são sempre horas bem passadas (com excepção daquele programa das cirurgias estéticas que às vezes dá à noite - dispenso)!

Vá lá, sei que não estou sozinha, por isso admitam que também vêem o TLC e confessem-me quais são os vossos programas preferidos :)

Posts relacionados

13 comentários:

riotdontdiet disse...

e de pensar que o canal era dantes o learning channel financiado pela nasa.. loool
mas eu cá ADORO tlc, papo todos as series (menos a long island medium, detesto), o extreme cheapstakes.. opa ha algumas dicas fixes la mas ha outros q sao demais. viste o da chinesa?
tb adoro o bizarre hospital e strange atractions!

http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

Joana disse...

Também gosto imenso do TLC e nem consigo escolher o meu programa preferido. Só não gosto do Masterchef e do NY Ink. :)

Sara Silva disse...

Pois, de learning ele agora não tem muito, ahahah
Sim! Adorei a parte do jantar dos amigos em casa del - "Ah e tal isto é comida do lixo mas acho que eles vão gostar! Deixa-me cá misturar tudo para dentro da panela que assim não se nota!" AHAHAH, demais!
O Strange Atractions também é interessante!
Beijinhos *

Sara Silva disse...

Também não acho muita graça ao Masterchef :)
Beijinhos *

Daniee disse...

Apesar de serem estranhos eu também gosto de ver alguns e acho que é porque como dizes senti-mo-nos tentadas a analisar pessoas tão diferentes. Um que eu costumava ver algumas vezes era o daquelas que estavam grávidas e não sabiam.xD

Sara Silva disse...

ahahah, esse é demais! mas parece-me que algumas coisas são falsas...

Anónimo disse...

O masterchef não dá no TLC...

Inês Brito disse...

Muito obrigada ♡
Há uns programas nesse canal que também acho imensa piada, não costumo ver muitas vezes mas sempre dá para fugir à 'normalidade' dos nossos canais tão chatos e repetitivos!

Sara Silva disse...

pois não, mas como não acompanho estava na dúvida em que canal dá

Sara Chaves disse...

Nunca vi o canal mas agora vou procurar! Adorei ver os videos do my crazy obsession faz-me sentir tão normal!!!! :P
Mimalhices Diárias Blog

LipglossGirl disse...

Eu sempre que ligo a televisão é esse o canal que procuro logo.
Gosto imenso do Say Yes to the Dress ( o normal e o das damas de honor), farto-me de rir com o Here Comes Honey Boo Boo, fico babada com o Cake Boss e tambem gosto de ver o My Big Fat American Gypsy Wedding.

LIPGLOSSgirl

saracr disse...

tb adoro esse canal, tem programas bem interessantes. gosto muito do das noivas.

http://beautyshinewoman.blogspot.pt/

TimTim disse...

honey boo boo é demais xD

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}