receita | Tarte de maçã

by - terça-feira, outubro 29, 2013

Desde que mudei de casa e vivo mais perto dos meus "sogros" (entre aspas porque ainda não o são oficialmente, ainda não me casei), que recebo vários produtos caseiros. Um deles são as maçãs, que eles próprios cultivam. 
Eu não ligo muito a este fruto, o meu namorado o mesmo, e como eram muitas e já estavam a ficar amareladas, decidi que ia comê-las de uma maneira bem mais apetitosa: em forma de tarte!

Fiz uma primeira vez para levar para casa deles e todos ficaram fãs. Entretanto recebi mais e o meu namorado insistiu para que eu voltasse a fazer a tarte - e fiquei a saber que ele nunca tinha comido tarte de maçã por o aspecto não lhe convir, mas que não conseguiu resistir à minha, ahahah.
Como é uma receita tão fácil de fácil e saborosa, decidi partilhá-la com vocês :)


Ingredientes:maçãs q.b. (eu uso 8 destas mais pequenas)  |  1 embalagem de massa folhada  |  70gr de açúcar (se usarem do mascavado fica melhor)  |  canela a gosto (em pau e/ou em pó) 
Preparação:1 - Comecem por descascar e desencaroçar a maioria das maçãs - as restantes irão cobrir a parte de cima da tarte. De seguida, cortem-nas em 4/4 e levem-nas a cozer numa caçarola com água a metade da altura delas, o açúcar e 1 ou 2 paus de canela (opcional). É muito importante que não juntem demasiada água, senão o recheio da tarte ficará muito líquido.
2 - Enquanto as maçãs cozem, pré-aqueçam o forno a 180º, descasquem e desencarocem as maçãs restantes, cortando-as depois em fatias. Preparem a forma, colocando a massa folhada nela.
3 - Verifiquem se as maças da cozedura já se desfazem facilmente e, se sim, reduzam-nas a puré com a ajuda da varinha mágica. Deitem o preparado na forma e polvilhem com canela em pó.
4 - Disponham as maçãs laminadas por cima do preparado e polvilhem com um pouco de açúcar e canela novamente. Levem ao forno e deixem cozinhar durante cerca de 45min, até as maçãs de cima começarem a ficar douradas.

No final, a vossa tarte ficará com um aspecto semelhante a esta minha. No entanto cometi o erro de não tirar o papel-vegetal que vinha com a massa folhada, e penso ter sido por isso que ela não ficou tão bem cozida por baixo (mas isso não se nota nas fotografias, ahahah).



Uma receita bem simples, ao gosto de quase toda a gente e que garante uma sobremesa e lanche saudável (repararam que a quantidade de açúcar que se usa é mínima?) e saborosa!

Bom apetite :)

Posts relacionados

12 comentários

  1. depois, podes ferver um bocado de geleia de alperce com agua e pincelar a parte liquida em cima, fica brilhante, e mais apetitosa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah, obrigada! já me esquecia de que te posso pedir dicas :D
      beijinhos *

      Eliminar
  2. Eu adoro maçãs, mas raramente optava por fazer bolos com este fruto. No entanto, uma amiga minha mostrou-me um post de um blog sobre um bolo de maçã e disse-me que a receita era dela (tinha sido ela a dar a esse rapaz do blog). Poucos dias depois, fiz essa mesma receita (confesso que foi mais por ser da minha amiga, porque não ligava nada a bolos com maçã). Ora.. fiz o bolo e tanto eu como as restantes pessoas que o provaram adorámos! Sem dúvida que ficou no meu top de bolos preferidos :P
    Se me permites a sugestão.. aqui vai a receita no tal blog que falo em cima.. http://www.aculpaedasbolachas.com/2013/01/bolomacareineta.html
    É verdade que não é tão saudável como o que fizeste.. mas podes sempre adaptar ao teu gosto :P
    ***

    ResponderEliminar
  3. Óptimo aspecto, se há coisa que adoro é tarte de maça ou coisas que levem maçã e canela. A minha mãe costuma fazer um bolo de maçã e noz que também é uma delicia.:P

    ResponderEliminar
  4. adoro tarte de maça e gosto imenso de fazer tambem

    ResponderEliminar
  5. Se tens assim tantas maçãs podes também fazer "chips" de maçã, para variar.
    É só cortar as maçãs (descascadas e descaroçadas) em lâminas fininhas e levar ao forno a 130º até ficarem louras e sequinhas para ficarem estaladiças (pode ser preciso virá-las a meio do processo).
    A receita original diz para polvilhar com canela antes de levar ao forno, mas eu ainda só experimentei simples. Ficam particularmente boas (para meu gosto) se as maçãs forem um pouco ácidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha que boa ideia! hei-de experimentar, obrigada :)
      beijinhos *

      Eliminar
  6. nhami!
    tenho de me aventurar a experimentar essa receita. tem tão bom aspecto e parece super fácil de fazer!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga Sara :)

    Tenho de experimentar a tua receita.
    Sempre que faço receitas com massa folhada deixo sempre o papel vegetal, porque senão deixar depois nunca sai muito bem da tarteira, e depois o meu forno queima muito por baixo :(
    Se quiseres equilibrar as cozeduras (não cozer demasiado em cima e ficar mal cozido em baixo ou vice-versa) pode pôr um pouco de prata a tapar a tarte. As vezes faço isso e resulta.

    Beijinhos do amigo Rui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah, que querido, amigo Rui!
      Obrigada pelas tuas dicas, vou pô-las em prática da próxima vez e depois digo-te se correu melhor :)
      beijinhos *

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}