beleza | Como cuidar das unhas em 4 passos

26.8.13 SARA SILVA 6 Comments

Certo dia uma seguidora sugeriu-me que fizesse um post em que explico como cuido das minhas unhas, porque ela tem dificuldade em fazê-lo sozinha e queria aprender comigo. Eu achei uma óptima ideia, até porque é algo bem fácil de se fazer e aprender!

Eu sempre cuidei as minhas unhas em casa. Aprendi com a minha mãe e assim, além de poupar algum dinheiro em profissionais que o façam por mim, faço à minha maneira e mais rapidamente.

Estes são os produtos e materiais que normalmente uso:

Começo sempre por remover o verniz, caso tenha as unhas pintadas. Depois dessa etapa, as minhas unhas ficam com um aspecto lamentável: secas e baças. Para remediar isso, baseio-me em quatro passos simples:

1 - Limar:
Assim mantenho a forma das unhas e elimino pequenas lascas que tenham surgido. O ideal é que se lime sempre na mesma direcção, pois assim evita-se que a ponta da unha enfraqueça. 
Depois desta etapa, lavo as unhas com a ajuda de uma escova própria, para remover os resíduos (esqueci-me de fotografar).
2 - Hidratar:
De seguida, com um cotonete embebido em óleo de amêndoas doces - já falei aqui sobre as suas propriedades e benefícios -, esfrego suavemente as cutículas e a unha.
3 - Repousar: 
Deixem o óleo actuar durante cerca de 5min. Tenham cuidado com o que fazem com as mãos durante esse período pois as pontas dos dedos estarão gordurosas. 
Passado esse tempo, removam todo o óleo das unhas com um lenço de papel.
4 - Dar brilho e proteger:
Na etapa final, aplico uma base de verniz. Este produto dá um ar mais saudável às unhas, protege-as e, caso apliquem verniz de cor de seguida, ajuda a que este dure mais tempo nas unhas.


Esta é a minha rotina de manicure já há alguns anos, com a diferença de que antes usava creme de mãos + cutículas em vez do óleo de amêndoas doces. Tenho-me dado muito bem com ela, mas claro que há sempre etapas que posso acrescentar para melhorar as minhas unhas.

Por vezes sou obrigada a cortar as minhas unhas devido a lascas grandes que se formam, e também para as ajudar a crescer mais saudáveis.
Outra coisa que costumo fazer quando pinto as unhas muito frequentemente é deixá-las sem verniz (incluindo base de verniz) durante alguns dias, de forma a que recuperem dos químicos que eles contêm

Estes são os meus conselhos e espero ter ajudado! :)


Como é a vossa rotina de manicure?

Posts relacionados

6 comentários:

carla cunha disse...

eu cá não tenho jeito nenhum para cuidar das minhas unhas... é isso ou deixar secar o verniz...tb não consigo!


Beijo

sorteio a decorrer aqui: www.carlacunhamakeup.com

Ânia Morouço disse...

não tenho jeito NENHUM para manicure!!!

Miss Bad disse...

Eu uso creme de mãos (e cada vez sinto as mãos mais secas...) e faço questão de deixar no mínimo um dia por semana sem verniz : )

http://www.thediariesofmissbad.pt/

mrfashionmood disse...

A minha manicure é muito semelhante à tua (limar, creme de mãos e óleo de amêndoas doces e verniz fortificante), não tiro cutículas nem as peles à volta da unha (só em caso de extrema necessidade) tirando o facto de costumar cortá-las.
bjs

Vintage Girls disse...

Não sabia que das propriedades hidratantes do óleo de amêndoas doces mas um dia destes tenho de experimentar. Por acaso tenho a sorte de ter uma mãe maravilhosa que é profissional e me arranja as unhas sempre que lhe peço, seja apenas arranjar, pintar, fazer gel, gelinho ou até acrílico! Mas nunca é de mais aprendermos a fazer as coisas sozinhas, caso seja necessário um dia =)
Beijinho*

Ester Ramos disse...

Acho este tipo de post sempre muito úteis e o melhor é que explicas sempre tão bem tudo nos teus posts. Gostei muito e acho que devias fazer mais desde género :)

SHE WALKS Blog

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}