tutorial | Como cuido do meu cabelo pintado

31.7.13 SARA SILVA 9 Comments

Eu sou apologista do cabelo pintado, não pintasse eu o meu já há vários anos. Comecei porque o achava aborrecido e igual a tantos outros, por isso tenho vindo a aventurar-me a experimentar cores e tons ao longo do tempo.

No entanto sei que a maioria não é como eu e tem muito receio em pintar o cabelo, por acreditar que isso o estraga muito. Como já expliquei aqui, isso é meio mito, meio verdade. As pinturas desgastam sim o cabelo, mas conseguem que ele se mantenha saudável e bonito com alguns cuidados extra.
Para desmistificar um pouco as crenças em torno dos cabelos pintados, principalmente que eles exigem demasiada atenção, decidi cria este post de passo-a-passo mostrando como cuido do meu.

Tudo começa no banho...

Os primeiros passos são comuns a toda a gente: molhar o cabelo e lavá-lo com champô. Actualmente não estou a usar nenhum champô específico para cabelos pintados, e vou alternando entre um para cabelos oleosos d'O Boticário e outro para fortificar e prevenir a queda da Yves Rocher - review aqui.

Por norma lavo sempre o cabelo duas vezes durante o banho, porque acho que à primeira não fica completamente bem lavado.

Segue-se o passo da hidratação. É aqui que o cuidado do cabelo difere entre cabelos pintados e não pintados.
No caso dos primeiros, é altamente aconselhado que se usem produtos específicos para proteger a cor e hidratar o cabelo, que tende a ficar mais seco com as pinturas. Eu prefiro usar uma máscara da marca profissional Bioseivas (review aqui) porque sei, por experiência própria, que resulta melhor que as de supermercado. Outras vezes uso condicionador para cabelo pintado.
O ideal seria usar só produtos profissionais, mas quando isso não é possível, acho que só um faz grande diferença. Eu decidi investir na máscara porque é um produto mais concentrado.

Depois de aplicada a máscara ou condicionador, lavo o corpo enquanto o produto actua. Noto uma GRANDE diferença se saltar este passo, pois o cabelo fica realmente áspero.
Banho terminado, enrolo o cabelo numa toalha enquanto seco o corpo e aplico creme corporal. Não convém deixar o cabelo preso à tolha muito tempo porque isso enfraquece-o, e este conselho é válido também para cabelos não-pintados.

De seguida seco-o. Primeiramente faço-o de cabeça para baixo porque, sendo o meu cabelo liso, isto ajuda a que ganhe algum volume extra. É recomendado que não se use o secador numa temperatura muito alta principalmente no caso dos cabelos pintados, pois isto ajuda ao desgaste da cor.

Só depois de secar o cabelo devidamente é que o penteio. Não convém penteá-lo ainda molhado porque isso o torna mais quebradiço.
Além destes passos, por vezes também aplico um spray de protecção da cor e/ou para manter o brilho e estou a pensar comprar também um protector solar, visto que o sol também ajuda ao desgaste da cor.


E é assim que eu cuido do meu cabelo e evito que ele perca a cor e brilho rapidamente. Como podem ver, os cuidados não são exagerados e assemelham-se muito aos de quem não tem o cabelo pintado. A diferença está, tal como disse, nos produtos utilizados, que deverão ser mais específicos.
Cerca de 2 em 2 meses, repito a pintura porque nessa altura já se começa a notar a raiz e a cor já não é tão bonita e brilhante como no início.

O que acham? Muito trabalhoso? :)

Posts relacionados

9 comentários:

Daniee disse...

Basta um pouco mais de cuidado para deixar o nosso cabelo saudável e estes conselhos que deste parecem-me bastante fáceis e acessíveis e o teu cabelo está muito bonito,:)

Sara Silva disse...

obrigada querida :) *

Tanya disse...

o meu precisa de ser pintado outra vez, mas com o sol, piscina e praia constantes no verão só o vou fazer em setembro ou outubro...mas realmente nao acho que dê assim TANTO trabalho cuidarmos do nosso cabelo pintado...apenas temos que usar outros produtos!

Rita Cruz disse...

Eu fiz há cerca de um mês ombré hair, não sei se neste caso se devo deixar o cabelo como está ou se deva fazer manutenção da cor, foi a primeira vez que fiz coloração nele. Alguém me pode aconselhar?

Sara Silva disse...

sim, o verão é terrível para os cabelos pintados :s
eu também não acho muito trabalhoso e prefiro assim do que ter um cabelo não pintado :)
beijinhos *

Sara Silva disse...

eu não tenho a certeza, mas acho que deves fazer manutenção da cor se vires que ele já não tem uma cor tão bonita como dantes, e se quiseres continuar a ter ombré hair. no entanto não será tão necessário visto que não pintaste a raiz, logo não se nota tanto a diferença ao longo do tempo...
espero ter ajudado, mas o melhor é aconselhares-te numa cabeleireira :)

o teu cabelo é muito bonito, e gostei dos teus cuidados, mostraste que não é preciso uns cuidados muito difíceis para cabelos pintados :) Eu não pinto o meu, mas adorava ter reflexos, vermelhos ou azuis ! beijinhos

http://ourbittersweetaddiction.blogspot.pt/

Rita Cruz disse...

Muito obrigada pela dica :D é que sou mesmo novata nestas coisas, mas fiquei esclarecida =)

Maria disse...

Gostava de ter coragem de pintar o meu, mas não me imagino com outra cor, parece que nada mais combina comigo :P
A minha mãe usa toda a gama para cabelos pintados d'O Boticário e gosta muito, agora tem um cheirinho a cereja delicioso!

Beijinho

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}