decor | 5 dicas práticas para decorar paredes

by - quarta-feira, junho 26, 2013

Numa casa as paredes têm grande influência. Não falo em quantidade e disposição das paredes, mas sim em cores e no que nelas afixamos. Jogando com vários elementos decorativos nas paredes podemos criar ambientes acolhedores, clean, modernos, artísticos, dar a sensação de que são mais amplos ou apertados, mais minimalistas ou complexos... sem dúvida que é algo que põe à prova a nossa criatividade e veia decorativa!

Eu tenho fases quanto à decoração de que gosto e, neste momento, as paredes brancas e vazias não me atraem. Parecem despidas e dão a sensação de que o espaço em questão está incompleto. Nesse sentido tenho vindo a procurar soluções para decorar paredes. Se, tal como eu, também vocês querem dar vida às paredes à vossa volta, sigam estas 5 dicas práticas para decorar paredes!


Papel de parede


Não é das soluções mais económicas, mas sem dúvida que é uma das mais criativas e menos comprometedoras do que pintar a parede. E, de forma a poupar nos gastos, podem optar por aplicar papel de parede apenas numa parte da parede (como na imagem 1 e 2 da montagem acima). Actualmente existe imensa escolha: com e sem textura, com e sem reflexos, geométrico, floral, tipo paisagem, etc. Se não souberem onde aplicar o papel, simplesmente escolham a parede que sabem que irá ficar mais vazia (ex.: atrás do sofá, atrás da cama...).


Autocolantes/vinil de parede


Uma opção criativa, original e mais económica que os papéis de parede. As opções são muito variadas e, apesar de não estar presente na montagem, as mais usadas são as de citações. É muito fácil encontrar autocolantes/vinil de parede à venda, quer em lojas online quer em lojas físicas.

Artigo relacionado:


Prateleiras


Uma solução muito utilizada. No entanto as prateleiras não têm de ser aborrecidas: tudo depende da sua forma, disposição e do que nelas colocamos. Pessoalmente gosto da ideia de misturar elementos diferentes (como na última imagem da montagem acima), pois a variedade cria uma visão muito interessante.

Quadros


É difícil encontrar uma casa que não tenha quadros na parede, o que revela que esta forma de decoração é a mais comum. Mas, tal como acontece com as prateleiras, a graça está em surpreender. Existem várias disposições, umas mais simétricas que outras, e todas resultam muito bem principalmente se os quadros estiverem juntos, formando uma forte mancha gráfica na parede. O conteúdo surge consoante os gostos e o tipo de decoração que se pretende: fotografias pessoais, fotografias de paisagens, objectos emoldurados (ex.: sacos de compras, como na primeira imagem da montagem acima), entre outras opções.

Outros elementos


Pratos, espelhos, polaroids, roupas em cabides, pinturas, máscaras de Veneza, leques, tecidos... tudo é permitido desde que haja imaginação! Nestas formas decorativas, a palavra chave continua a ser "surpreender", por isso o meu conselho é que experimentem várias alternativas de forma a perceberem com qual se identificam mais ou qual funciona melhor.



Eu não me faço de esquisita e admito estar interessada em implementar um pouco de cada uma destas ideias. E vocês, de qual gostaram mais? 😀

Posts relacionados

7 comentários

  1. Tinha as minhas rosas, mas agora estão todas branquinhas mas têm quadros pintados por mim, acho que fica bem :) Gostei das dicas, beijinhos

    http://ourbittersweetaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro as molduras, quando são imensas e chegam ocupar uma parede inteira :)

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa temos realmente um pouco de tudo, embora papel de parede não seja uma opção! Mas temos tudo e mais alguma coisa a enfeitar as paredes desde quadros, espelhos, pratos, fotografias, tudo :)

    ResponderEliminar
  4. Adoroooooooo!! Adoro, adoro!! Vou dar um jeito ao meu quarto este mês e o próximo por isso toda a inspiração é bem vinda! :D

    Beijoca enorme para ti!! <3

    ResponderEliminar
  5. Adorei as sugestões! Também estou numa fase de decoração. Estou a mostrar no meu blogue a evolução da minha sala. ;) Gosto de fotos e quadros. Prateleiras com livros ficam muito bem também!

    Bjs*

    http://colorscanspeak.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Hi dear, your blog is amazing, it inspires me so much and I love all of your posts..such an amzing style!! Why don't you have a look on my blog, I've just launched an amazing sponsored giveaway by persunmall clothing, there are such great prizes and a very few people are now joied..if you want to know something more here's the link:
    http://gowestyoungcowgirl.blogspot.it/2013/06/persunmal-giveaway.html?m=1

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}