dica | 7 formas de potenciares o teu blog

11.6.13 SARA SILVA 15 Comments

Posso não ser uma blogger suficientemente exemplar para vos estar a dizer o que devem ou não fazer para que o vosso blog tenha sucesso, mas devido a alguma experiência que tenho e ao que já li em vários sítios (livros, blogs, sites...), considero que esta lista retrata a realidade :)
Há, pela internet fora, centenas de dicas para melhorarem o vosso blog e eu, neste post, reuni aquelas que acho que são realmente eficazes. Tomem nota,  ponham-nas em prática e observem os resultados! :)

1 - Define o teu blog: queres ter um blog de moda, de beleza, de culinária, pessoal ou tudo misturado? É importante que o teu público perceba o que pode encontrar no teu espaço, por isso tenta mantê-lo estruturado nesse aspecto. Para isso podes criar rubricas dedicadas às várias categorias (ex.: "Comigo na cozinha", "Testei e gostei", "Look do dia"), entre outras formas de organização. Observa como fazem os teus blogs preferidos e tenta fazer o mesmo no teu (de forma personalizada, nada de imitações descaradas!).

2 - Tem algo para dizer/para mostrar: um blog apelativo é feito de actualizações constantes e conteúdos interessantes para o público que o visita. Se alguém que segue o teu blog e gosta dele, o visitar todos os dias ao longo de uma semana e vir que nada mudou, certamente ficará desapontado/a e desmotivado/a. O ideal é que publiques algo todos os dias ou dia-sim-dia-não, dedicando alguns desses dias a uma publicação um pouco mais complexa, com mais conteúdo.

3 - Conteúdos personalizados: um blog é uma página pessoal onde o autor/a se expressa, por isso o público espera encontrar alguém do outro lado que mostre a sua personalidade, gostos, interesses e opiniões  - alguém real (senão a tua página seria apenas mais um site "sem rosto"). Já Fernando Pessoa dizia "Põe quanto és no mínimo que fazes", e essa máxima serve também para ti enquanto blogger, que queres potenciar o teu espaço. Será útil para que as suas seguidoras te conheçam um pouco e te distingam dos outros blogs do mesmo género.

4 - Convive virtualmente: um blog não tem de ser algo "estático", onde vais, escreves e ponto final. Por isso é muito importante que respondas aos comentários que te são feitos (no teu blog ou no da pessoa a quem queres responder), para que o público veja que valorizas a sua participação e tens interesse no que ele tem para dizer. Sempre que possas, visita também outros blogs e deixa a tua marca por comentário (mas tenta escrever mais do que monossílabos).

5 - Investe na aparência: um ponto muito, muito importante, pois faz toda a diferença se o teu blog tiver um layout apelativo e visualmente confortável (nada de cores fluorescentes que fazem doer os olhos e montes de informação por todo o lado). Assim as pessoas irão sentir-me bem nele e irão querer voltar a visitá-lo quanto mais não seja só por ser bonito, ahahah. E quando digo investe não implica que pagues a alguém para que te desenhe o blog, tu própria consegues fazer um bom trabalho se despenderes de algum do teu tempo a experimentar o que resulta melhor.

6 - Está atenta ao que agrada ao teu público: se queres realmente fazer resultar o teu blog, é importante que saibas o que as pessoas do outro lado gostam de encontrar. Por exemplo: se o teu blog é sobre beleza e tu tens vindo a reparar que o público adere mais a publicações sobre maquilhagem do que sobre outros temas, investe mais nesse - isto irá resultar em visitantes satisfeitos. 

7 - Sê exigente contigo própria: muitas vezes não basta escrever "qualquer coisa" para que um blog resulte. Deves procurar ser exigente contigo própria e produzir conteúdos realmente interessantes. Há várias formas de fazer isso: sendo criativa nas publicações, dando a conhecer algo pouco divulgado (ex.: uma marca que aches muito boa mas que poucas pessoas conhecem), conferindo cunho pessoal a determinado tema (conta experiências tuas), entre outras. Rege-te pela dedicação e procura surpreender o teu público, positivamente!


E agora uma dica extra que é fundamental: NÃO DESISTIR! O teu blog não irá ter, logo nas primeiras semanas ou meses, o público que achas que mereces. Cabe-te a ti ter paciência e escrever, com o mesmo entusiasmo inicial, para as poucas pessoas que vão aparecendo. Para que o tornes conhecido, dedica grande parte do teu tempo ao ponto 4.

Aqui estão dois blogs onde poderás encontrar mais dicas úteis: Agência Mestre e Guia Blogger.

Espero que todas estas dicas te sejam úteis! :)

Posts relacionados

15 comentários:

Inês Brito disse...

Muito obrigada Sara ♡
ótimas dicas! :)

Mariana C disse...

Que engraçado, este post veio mesmo a calhar porque decide-me hoje a dedicar-me mais ao meu blog! Obrigada pelas dicas Sara :) Beijinhos

http://fashionforelephants.blogspot.co.uk/

TimTim disse...

umas boas dicas:P obrigada

Sara Silva disse...

de nada, obrigada eu :)

Sara Silva disse...

boa! ainda bem que pude ser útil :)
beijinhos e boa sorte *

Sara Silva disse...

obrigada :) *

Ana Rita Leite disse...

uau, optimas dicas! ;)
xo, A.
RIITZERLAND - Photography and Lifestyle Blog

adorei as dicas! queria pedir-te uma coisa, se não te importares... há uns tempos publicaste um post sobre como ser possível no blog ter comentários de facebook, mas não o encontro e gostava de ter isso... Já tentei seguir instruções que encontrei na net e correu mal, por isso se me pudesses ajudar agradecia-te imenso! Se for mais fácil para ti até te dou o meu email e a minha pass x)

Ânia Morouço disse...

o ponto 4 é de facto muito importante, se nao dedicar-mos tempo aos nossos seguidores perdemos publico :)
Agora ando tão aterefada que nem tempo tenho de atualizar o blogue, com muita pena minha, ate fico triste se passo um dia sem lá ir!
As dicas foram excelentes, beijinhos *

Araúja Kodomo disse...

Boas dicas ;) *

Gostei muito do post e concordo com muita coisa que referiste!
Realmente isto de ter um blog não é só fazer e pronto, é preciso dedicação... Embora por vezes isso seja um bocadinho difícil :/
Beijinhos *

Começei o meu bloh há pouco tempo. Estava mesmo a precisar de umas dicas e estas foram, sem duvida, uteis. Muito orbigada :)

Eva Maria disse...

Nunca desistas deste teu cantinho mesmo quando nao tens tempo!
És importante para nós todas :)

Sara Silva disse...

@Eva Maria: fiquei muito contente pelo que escreveste! :') obrigada! *
eu tento sempre conciliar o meu blog com a minha vida fora do pc, e não penso em desistir de o fazer :)
beijinhos *

Sara Silva disse...

desculpa pela demora a responder :s
o post do qual falas é este: http://eighteenandalife.blogspot.pt/2013/03/dicas-de-personalizacao-de-blogs-blogger.html
a mim também me correu mal em algumas tentativas e ainda hoje não está bem como quero (pois não recebo as notificações cada vez que alguém comenta), mas isso o que te posso dizer é que sigas as instruções do link que deixei nesse post e tentes ver, por tentativas, o que está a funcionar mal. é algo muito relativo porque tem a ver com cada blogs, por isso ia ser difícil eu conseguir ajudar-te :s
beijinhos e boa sorte *

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}