hobbies | TLC: Breaking Amish - não fiquei convencida

21.5.13 SARA SILVA 2 Comments

Ultimamente tenho andado a conhecer melhor o canal TLC e hoje o timming foi perfeito para ver o primeiro episódio da nova série Breaking Amish
Desde que vi a publicidade que fiquei curiosa porque adoro makeovers e conhecer culturas diferentes. Até então nunca tinha ouvido falar desta comunidade, que segue uma forma de vida muito humilde e conservadora segundo patrões cristãos, e isso fez-me ficar ainda mais interessada.

Estive então a ver o primeiro episódio do programa e tenho a dizer que, apesar de não saber nada de ante-mão sobre os Amish, muitas coisas me pareceram pouco naturais. A história das personagens e elas próprias pareciam-me muito encenadas e certos aspectos não batiam certo - por exemplo: se eles são um povo puritano e pacifista, não faz sentido nenhum as crianças terem gozado com uma das raparigas por ela ser adoptada; e se a comunidade é assim tão conservadora, como é que a produção chegou até eles, descobriu os jovens indignados e conseguiu andar por lá a filmar o seu dia-a-dia? Supostamente os Amish são contra qualquer tipo de registo fílmico e fotográfico...

Enfim, fiquei desiludida porque pensei que isto ia ser um documentário real e afinal parece-me mais um reality show planeado, com actores contratados que se fazem passar por pessoas reais.

Inconformada, decidi andar a pesquisar sobre esta comunidade. Descobri que a série não representou alguns aspectos como eles realmente são, dando a entender que querem denegrir a imagem dos Amish, focando-se só em pontos menos positivos da sua forma de vida. 
Fui ao site do TLC e, como nos EUA a série está muito mais avançada que aqui, pude ver as personagens "no futuro". No fundo estão todos desgraçados da vida, ahahah (e não vou ser mais spoiler).

Continuo curiosa o suficiente para acompanhar a série, mas o factor crítico vai permanecer porque não sei até que ponto estão a contar uma história real ou se, por outro lado, é tudo encenado...


E vocês, também assistiram a este episódio? O que acharam? :)

Posts relacionados

2 comentários:

Teresa disse...

Não sei se essa imagem é a imagem oficial de apresentação da série/documentário, mas a meu ver não inspira propriamente credibilidade.
Além do mais a palavra "reality" associada à televisão, geralmente tira-me todo o possível interessa. Não conhecia, não me desperta curiosidade e depois de ler a tua opinião é como se nem existisse (o programa).

Quanto à comunidade Amish, a primeira vez que ouvi falar foi numa aula de EMRC em que vimos um filme com o Harrison Ford. Não me lembro do nome do filme, mas fazia parte do programa da disciplina (também não me lembro em que ano andava). Já vi um ou dois documentários no Odisseia sobre uma comunidade e esses sim, eram interessantes e pareceu-me não terem por objectivo denegrir a imagem da comunidade.
Devido ao facto de eles viverem de forma tão própria é necessário ter a mente aberta e ver os documentários com pensamento tolerante (que é coisa que a nossa sociedade tão democrática e liberal se esquece muitas vezes)

Chic Maria disse...

Gosto muito de séries mas ultimamente não tenho tido tempo para ver, nem conhecia esta, mas pelos vistos tb n perco nada :D

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}