reflexão | Um quebra-cabeças chamado Semiologia

by - quarta-feira, abril 17, 2013

o famoso quadro de Magritte - "Isto não é um

cachimbo". E não o é porque é apenas a
representação do cachimbo - vêem
como a Semiologia é tramada?
Semiologia é a ciência que estuda os signos. Visa interpretar o significado das coisas, sejam elas textos, imagens, vídeos, comportamentos (...), de acordo com o contexto em que estão inseridos.
É também uma das disciplinas deste meu semestre (curso de Comunicação Social e Educação Multimédia), e um verdadeiro quebra-cabeças.

Juntem uma professora apaixonada pelo tema e muito entendida nele, com uma aula de 3h a começar às 9h da manhã (a primeira do dia), uma turma  meio adormecida (eu incluída, que queimo os poucos fusíveis que tenho activos a esta hora, a tentar interpretar tudo o que ela diz e mostra), e têm o cenário que dá origem a esta minha reflexão.

Para esta professora, TUDO à nossa volta tem um significado lógico à espera de ser interpretado. Nas aulas ela mostra-nos vários exemplos, nomeadamente imagens, e puxa por nós para que tentemos interpretá-los. Na maioria das vezes, eu limito-me a ficar quieta e calada, a assistir a tudo, e a pensar para mim mesma: "Mas quem é que olha para as todas estas coisas  como se elas fossem um enigma à espera de ser decifrado?". É que no dia-a-dia nem sempre há tempo ou paciência para analisar ao detalhe o que está à nossa volta, e há coisas que, definitivamente, são feitas só porque sim. Por exemplo: se eu num dia de manhã decido vestir uma camisola amarela, isso não significa que acordei super alegre e cheia de energia. O mais provável é tê-la vestido só porque a quis vestir, sem haver nenhum significado escondido por detrás dessa minha decisão. E se, num rabisco, desenho linhas curvas, isso não tem uma explicação mais profunda, foi só porque sim! Pronto, em relação a este último exemplo nem sei se ela estaria de acordo, mas é só para vos mostrar mais ou menos como isto é complexo.

No filme Marie Antoinette, na cena em que ela está a escolher sapatos,
aparecem umas 
Converse All Star, marca que nem sequer existia
nessa altura, mas que lá está para  representar/relembrar que ela,
apesar de rainha, ainda é uma adolescente, e como tal, jovem e imatura.
Não digo que isto da Semiologia seja totalmente inútil, chega até a ser interessante e há coisas que ela diz em aula e que fazem sentido para mim. No caso dos filmes e séries: em muitos, é útil estarmos atentas a determinados pormenores porque eles ajudam a explicar o enredo e a caracterizar as personagens. No entanto, em relação a outras situações, e principalmente quando se fala da vida real, eu acho que ela está simplesmente a "tentar cavar no cimento", porque não há nenhuma explicação lógica para retirar daí.

Ela bem disse que "Nada é problemático, a não ser na aula de Semiologia." e, verdade seja dita: quando me ponho a pensar nas inúmeras coisas que podia analisar no meu dia-a-dia, sempre à procura de explicações, chego à conclusão que a minha visão da vida seria ainda mais confusa e complicada, por ver coisas onde elas não existem.

Posts relacionados

5 comentários

  1. odiei essa disciplina, quer dizer, odiei a prof pq lia os 100 (ou mais) slides na aula e não explicava --

    ResponderEliminar
  2. Acho, sinceramente, que a semiologia e toda a abordagem semiótica muito interessante. Há até, e sendo eu de história da arte, teorias e metodologias semióticas para abordar a arte que muito me interessam (mas claro, com todos os seus defeitos e falhas que todas as metodologias incorrem). Não acho que seja de todo uma inutilidade mas também é impossível encontrar significado em tudo.



    Mirabilis Makeup


    ResponderEliminar
  3. Mesmo assim, deve ser uma aula interessante. Gostava de assistir!

    Obrigado por me seguires, estou a seguir-te de volta ^^

    Quanto ao teu comentário do parque... também vi uma torre dessas (Hollywood Tower, né??) na Disneyland Paris! Mas sou medrosa e não meti lá os pés... os berros das pessoas ouviam-se por todo o parque!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. That implies beating the sh out of the bully not every
    person you come in make contact with with.

    my site :: flex belt Reviews

    ResponderEliminar
  5. Eu gostava de assistir a uma aula dessas, deve ser interessante (mas também parece ter muita palha...ok eu acredito que MUITA coisa tem um significado oculto, mas há outras que simplesmente pah...já é tentar ver coisas looool!)

    Li o comentário da Anita, ahah eu andei nessa torre!! Mas porque eu não sabia o que era! XD Tenho imenso medo dessas diversões...pensava que era uma casa de terror, e de repente estava sentada num elevador que subia e descia a altas velocidades! XD Aha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}