beleza | Queda de cabelo - causas e soluções

by - segunda-feira, abril 29, 2013

Nos dias que correm sabemos como é importante a imagem que passamos de nós mesmas. Muitas vezes ainda não dissemos nada e as pessoas já estão a avaliar-nos, com base na nossa apresentação, e nisso o cabelo tem tanta importância quanto uma pele cuidada e roupa em condições. Sendo assim, um cabelo fraco e mal-tratado poderá passar uma imagem pouco favorável de nós próprias.

Preocupada como sou com o meu cabelo, ultimamente há um problema que tem vindo a atormentar-me: a queda. Isto já me tinha acontecido antes, e bastaram 3 a 4 semanas a tomar suplementos da Klorane e tudo voltou ao normal. Remédio santo! E vocês, sabem o que fazer?

Como forma de advertência e de ajuda direccionada a vocês, que também se preocupam com o cabelo, decidi escrever este post! :)

  • Porque é que o cabelo cai em excesso?

Esqueçam a desculpa da mudança de estação: isso é mito. A queda de cabelo está associada principalmente aos três seguintes factores:  
Genes: pode surgir como forma de calvície. A culpada é uma determinada enzima que, tendo acção sobre o folículo do cabelo (raiz), provoca o afinamento progressivo dos fios. Com isto, eles tornam-se tão finos que acabam por cair, deixam de ser substituídos e surge a calvície.
Alimentação fraca: mais uma vez o que comemos reflecte-se em nós, neste caso nos cabelos. As vitaminas, por exemplo, são benéficas para a circulação sanguínea, que leva os nutrientes à raiz, e as proteínas são responsáveis pela formação de colagénio e queratina, substâncias fortalecedoras do cabelo.
Stress: quando se vive frequentemente sob stress, o cérebro recorre a um mineral (silício) para equilibrar o sistema nervoso, acabando por "desviar" esse nutriente de outras zonas onde é necessário, tais como as unhas, o cabelo e a pele. Além disso o stress poderá também dar origem a uma saúde debilitada que, consequentemente, irá interferir no bem-estar do cabelo.
Além destes factores, que são os principais, a queda de cabelo pode também estar na origem na agressividade a pentear, produtos capilares prejudiciais, doenças sérias (ex.: anemia), excesso de uso do secador, entre outros.

  • Qual a solução para combater a queda?

No caso da alimentação fraca e stress/saúde debilitada, a solução é fácil: mudar hábitos, procurando seguir uma vida mais saudável. Mas essa é uma alternativa com resultados demorados e, por vezes, o nosso cabelo precisa de uma pequena ajuda ao nível dos cosméticos:
Ampolas/suplementos anti-queda: regra geral, produtos deste género têm resultados garantidos e relativamente rápidos (os tratamentos costumam demorar mais ou menos 1 mês).
Champôs anti-queda: uma solução mais económica e suficiente se a queda não for muito significativa. Funciona também como forma de  prevenção da queda.
Na imagem abaixo deixo algumas sugestões presentes na skin.pt:
Links para os produtos:
1 | 2 | 3 | 4 | 5

Já experimentaram alguns dos produtos acima? Partilhem a vossa opinião por comentário!
Espero ter-vos ajudado e esclarecido em relação a este problema que, volta e meia, incomoda tantas de nós, mas que felizmente tem solução! :)


os links presentes neste post poderão originar comissão para mim

Posts relacionados

15 comentários

  1. Também sofro de queda de cabelo e graça ao teu artigo conheci esse produto e decerteza que vou experimentar!

    Giveaway no meu blog <3 SHE WALKS Blog

    ResponderEliminar
  2. Da imagem que apresentas, apenas considero bom o suplemento da innéov, mas que é muito caro. Uma alternativa igualmente boa e mais barata é a da ducray, o anacaps. Existem ampolas da mesma gama, igualmente muito boas.
    Shampoo, não faz grande diferença.

    http://www.pierrefabre.pt/dermo-cosmetique-gama-ducray-queda.html#

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ok, obrigada pelas tuas opiniões! :)
      beijinhos *

      Eliminar
  3. Eu sou sincera, nao tenho bem a noção quando é que está a cair demasiado ou se o que cai é a quantidade normal... x.x
    Mas gostei imenso do teu post, clarificaste um mito e tocaste em optimos pontos como o stress e a alimentação...
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu acho que quando realmente te começa a cair muito cabelo percebes que não é normal...
      eu tenho notado diferença, por exemplo, no banho quando lavo o meu. noto que sai mais do que dantes.
      obrigada! :)
      beijinhos *

      Eliminar
  4. Não posso concordar contigo numa coisa. A muda da estação é importante para a queda do cabelo, pelo menos para as pessoas alérgicas, que é a altura do ano que têm mais alergias..
    Outra coisa que influencia muito, pelo menos eu notei é a água. Quando vim para Coimbra notei que a água de cá me deixava o cabelo mais seco e caía mais só depois que "habituar" o meu cabelo a uma nova água é que parou a queda :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso das alergias está relacionado com a saúde fraca :) nisso da mudança de estação eu estava a referir-me à desculpa do "o meu cabelo começou a cair porque é outono e as folhas também caem" como muitas pessoas pensam.
      sim, também tenho conhecimento que a água altera o equilíbrio do cabelo.
      beijinhos *

      Eliminar
  5. Há uns anos a minha mãe sofreu com a queda de cabelo, caía muito e ela não sabia o que fazer e ela começou a usar um produto que se chama Viviscal e desde aí nunca mais teve nada parecido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também já ouvi falar :)
      às vezes basta só uma ajudinha com um produto e tudo melhora.
      beijinhos *

      Eliminar
  6. A mim também me cai imenso cabelo! Mas confesso que como tenho tanto e com tanto volume nunca me preocupei muito. Vou dar-lhe mais atenção ;) Obrigada pelas dicas.

    Bjs*

    http://colorscanspeak.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. não sei como é que ainda não conhecia o teu blog, adorei!
    este post está muito bem feito :)
    *************
    HF
    http://the-hf-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada! fico contente por achares isso e espero que continues por cá :)
      beijinhos *

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}