hobbies | 2 filmes franceses que devem conhecer

by - domingo, abril 28, 2013

Há uma implicância natural dos portugueses que eu nunca hei-de compreender: não gostarem da língua francesa. Razões e justificações à parte, isso leva a que muitas pessoas deixem escapar dois filmes que, a meu ver, são dos melhores já alguma vez realizados.

E é porque me parece que muitas de vós não sabem do que estou a falar, decidi fazer este post, apresentando-vos as incríveis histórias de Amélie e Sophie + Julien.


Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain (2001, Jean-Pierre Jeunet) - ver trailer

Se chegaram até hoje sem terem visto este filme, atrevo-me a dizer que a vossa vida é muito menos mágica do que poderia ser.
Nele é contada a história de Amélie (Audrey Tatou), uma jovem adulta que vive os seus dias enquanto voyeurista, encontrando mais emoção na vida dos outros do que na sua. Até aqui nada de muito entusiasmante, mas tudo muda quando ela encontra um pequeno tesouro escondido na parede de sua casa, que a faz iniciar uma missão durante a qual irá atar todos os laços relacionais/emocionais que até então estavam à espera de uma ajudinha - incluindo na sua própria vida.
Eu já vi este filme há algum tempo, mas é daqueles que permanecem para sempre nas nossas vidas por serem tão incríveis. Toda a história e personagens são cativantes, envolvidas numa magia e poesia quase surreal. É daquele tipo de filme que, quando termina, tem um efeito positivamente anestesiante em nós, tornando-nos mais sonhadoras e crentes nas coisas boas que temos à nossa volta.


Jeux d'Enfants (2004, Yan Samuell) - ver trailer

Há semelhanças entre este filme e o de Amélie no que se refere às cores e à atmosfera criada. Ambos parecem irreais e saídos de um sonho, no entanto Jeux d'Enfants tem uma vertente mais dramática.
Este filme conta a história de duas crianças, Sophie (Marion Cotillard) e Julien (Guillaume Canet), que se aproximaram devido às suas diferenças e em momentos difíceis das suas vidas. Para fugirem da realidade em que viviam, deram início a um jogo, no começo inocente e divertido, mas que se perpetuou para o resto das suas vidas. Esse jogo, baseado em desafios que impunham um ao outro, foi-se tornando cada vez mais desgastante e inconsequente, e eles deixam de conseguir distinguir os seus sentimentos. No fundo amavam-se, mas não conseguiam demonstrar isso sem recorrerem aos desafios do jogo.
É um filme que aborda a temática do amor de uma forma diferente da que estamos habituadas, muito mais obsessiva, violenta, inconsciente e irresponsável. Em mim teve um impacto esmagador, e sem dúvida que ficará para sempre na lista dos meus filmes preferidos, mesmo que não conte uma história feliz.


E bem, depois de todo este meu parlapier escrito, espero ter-vos incentivado a ver estes filmes. Não é que eu ganhe muito com isso, apenas acredito que o mundo seria um sítio melhor se toda a gente os visse. E garanto-vos: ficarão tão emergidas nos enredos que até se esquecerão em que língua as personagens falam :)

Posts relacionados

19 comentários

  1. O meu namorado odeia filmes franceses, por causa da língua... eu quando vejo algum lá vai ele resmungar mas eu pessoalmente gosto, como em todas as línguas há filmes bons e maus, não devíamos parar de ver por causa da língua... por isso temos as legendas. :)
    Fiquei interessada com o segundo filme, uma sugestão para quando tiver tempo, obrigada.
    Beijinhos**

    http://ourbittersweetaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, namorados esquisitos com filmes são um problema, eu bem sei, ahahah
      vê e depois diz o que achaste :)

      Eliminar
  2. Esses 2 filmes são pequenas amostras para dar-se uma oportunidade ao cinema francês. Ah e os amigos improváveis é um filme brilhante, mas há mts mais xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah, claro que o cinema francês não se reduz a estes dois filmes! eu sei disso, mas de todos os que já vi (Amigos Improváveis inclusivé) estes são os meus preferidos :)

      Eliminar
  3. Cá em casa nasceram e viveram todos em França (menos eu), então desde novinha que vejo filmes e programas em francês. Acho a lingua fantástica e os filmes têm sempre um tioue mágico! Excelentes escolhas :D

    Um grande beijinho,



    All about Lady Things



    PS. Não percas o meu último post aqui :) ♡






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também acho que há qualquer coisa de muito especial nos filmes franceses! além de gostar muito de ouvir falar francês :)
      beijinhos *

      Eliminar
  4. o amelie é e sempre será dos meus filmes preferidos, sou capaz (E ja o fiz muitas vezes lol) de o ver todos os dias praticamente, nem que seja pequenos excertos, faz me logo ficar com um sorriso na cara sonhador. é perfeito em todos os sentidos, e a banda sonora entao nem se fala!

    o jeux tenho por acaso no pc pra ver, a ver se nao passa desta semana entao! ehehe

    por acaso gosto de filmes franceses, o la pianiste é bom (mas um bocado marado), o delicatessen tb :)

    ResponderEliminar
  5. Já tinha ouvido falar do primeiro, confesso que nunca o vi mas tenciono num momento oportuno da minha vida. É sem dúvida um dos filmes a ver!
    O segundo também me deu vontade de ver, só tenho pena que tenhas revelado que não tem um final feliz. Mas como tudo na vida, até um filme seria irreal se todos tivessem um final feliz, por isso a vontade de o ver permanece.
    Obrigada pelas sugestões ;)

    Beijinhos
    x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, fui um bocadinho spoiler :P porque eu queria dar a entender que o filme não é um mar de rosas. mas pronto, não disse como é que eles vão morrer :D
      beijinhos *

      Eliminar
  6. Eu nao gosto da lingua, mas gosto dos filmes do Astérix ehehe :P
    Eu cheguei a ver o primeiro filme que mencionas, mas já não me lembro dele...foi há muito tempo mesmo
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito dos dois, mas o Amelie vai ficar para sempre no coração :) É um filme tão especial, nem sei, sem dúvida o meu favorito de sempre. E acho que o cinema francês é muito bom neste tipo de filmes, alternativos, sobre assuntos comuns de forma extravagante, adoroooo!

    ResponderEliminar
  8. Sou apaixonada por Amelieeee =D
    Existe outro também muito giro, good bye lenin!
    http://mimalhicesdiarias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Nunca vi nenhum dos dois, porque até há 3 anos atrás não suportava frances. Mas como o meu namorado nasceu e viveu na França até aos 12 anos, confesso que agora gosto e já vi vários filmes franceses que gosto e até música francesa. :) AH e fiquei com muita vontade de ver o último filme de que falas. :)

    http://myflickalookbook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. adorei o blog e sou uma nova seguidora!
    tenho um giveaway a decorrer no meu blog, passa lá e participa ( http://pinkie-love-forever.blogspot.pt/2013/03/pinkie-gift.html ) (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada! espero que fiques por cá muito tempo :)
      beijinhos *

      Eliminar
  11. já eu adoro cinema francês, delicio-me com a fotografia fantástica e o humor tão típico! esses filmes são lindos, lindos

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo, não é qualquer um que aprecia os Franceses. Eu também já os odiei ahah mas de há uns 6 meses para cá estou "viciada" na cultura deles. Inclusivé, revi o Amelie e conclui que não tinha percebido bem o filme da primeira vez. O segundo não conheço mas vou ver certamente ;) Vi um mesmo giro este fim de semana chamado "Heartbreaker" com a Vanessa Paradis.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}