beleza | 'Treinar' as cutículas

5.3.13 SARA SILVA 10 Comments

fonte
Qual é o vosso primeiro pensamento ao olharem para a fotografia acima? Estarei errada se for qualquer coisa do género: "Mas que unhas tão bonitas e bem cuidadas!"? Então deixem que vos diga que não é bem assim, porque esta fotografia representa um erro que muita gente comete: as cutículas foram cortadas.

E agora vocês ficam surpreendidas - "O quê? Mas cortar as cutículas é errado?" -, e eu não vos censuro porque, até há alguns meses, eu pensava da mesma forma. Mas a verdade é que cortar/remover as cutículas é um risco, porque elas são uma protecção natural da unha, ainda que muitas técnicas de manicura o façam. Além disso quem o faz ou fez sabe que, quanto mais as cortamos, mais rapidamente e mais grossas elas crescem, além da sensibilidade e cortes que se criam nessa zona. Nada bom...

Qual é então a solução?



A solução para umas cutículas bonitas, cuidadas e praticamente invisíveis, passa por empurra-las (por exemplo, com um pau de laranjeira, como na imagem), e hidrata-las. Tão simples quanto isto, e muito mais fácil e seguro que a alternativa do corte, certo?

Durante os primeiros tempos irão estranhar e ter a tentação de cair no erro de as cortar, mas se insistirem e cultivarem este este hábito saudável, verão os resultados! Poupo a pouco as vossas cutículas diminuirão de tamanho, e a razão é que, ao fazerem isto, estão a "treina-las", e acreditem que elas deixarão de oferecer tantas resistências, tornando-se mais macias e praticamente invisíveis!

Para vos ajudar neste processo, existem no mercado vários produtos específicos para o cuidado das cutículas, tais como óleos, vernizes próprios, canetas hidratantes, ceras nutritivas, exfoliantes... enfim, tudo o que quiserem!
Eu limito-me a usar um creme hidratante para mãos e unhas, e por vezes o Bephantene - que é perfeito para quase tudo relacionado com a pele - e estou satisfeita!

Agora que já conhecem a solução, espero que sejam resistentes o suficiente para a porem em prática! :)

Posts relacionados

10 comentários:

*Lili* disse...

Eu nunca as cortei :) primeiro porque não me imaginava a fazê-lo... e segundo porque desde pequenina ganhei esse hábito do meu pai (empurrar a cuticula) e só depois mais tarde é que soube que é o melhor a fazer :)

Ana Lau disse...

eu empurro durante o banho, porque estão mais molinhas e é realmente muito mais fácil empurra-las!
Bom post!
Beijinhos

Tanya disse...

Eu por acaso nunca tive o hábito de as cortar! Inconscientemente parece que fazia a coisa certa eheh
Beijinhos

TimTim disse...

é exactamente o que eu faço :D

Eu nunca as cortei. Na verdade nunca tive grandes problemas com as cutículas mas quando estão maiores ou mais grossas faço exactamente o mesmo que ensinaste no post :)

Beijinhos *

Sx disse...

Por acaso faço isso imensas vezes.. só por habito.. afinal tava certa..lol

Ânia Morouço disse...

Nunca cortei as minhas, faço sempre com o pau de laranjeira :)

Eu antes cortava, mas depois de a minha esteticista me dizer que nao devia deixei de o fazer.*

http://myflickalookbook.blogspot.pt/2013/03/my-nails-my-skull-bracelet.html

D.Pereira disse...

eu mal tenho cutículas... quando fiz as unhas de gel, a moça fez-me com esse pauzinho... mas como disse, felizmente as minhas são quase inexistentes... :)

Eu também já não as corto há alguns anos. É de facto algo a divulgar porque muita a gente o continua a fazer! =) Bom post! =)

http://rainhadofashion.blogspot.com

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}