reflexão | Falando da vida privada no blog

by - quinta-feira, março 28, 2013

Estive agora a visitar alguns blogs que sigo e deparei-me com alguns tipos de posts que eu jamais faria no meu blog - posts em que a blogger revela pormenores da tua vida privada.

Não estou a querer criticar quem o faz, porque depende do à vontade que a pessoa tem para se expor, mas a meu ver isso traz mais desvantagens que vantagens.
Repito: não estou a criticar quem o faz. Lembrei-me de escrever este post apenas para reflectir e opinar sobre o tema, não estou a querer dizer que eu sou o exemplo ideal.

não, não foi no blog da Keiko Lynn que tive a
ideia de escrever este post. esta fotografia
serve apenas para ilustrar o texto
Aqui no blog dou a cara, é certo, e por isso tenho de ser mais contida no que digo porque algumas das pessoas que me seguem conhecem-me pessoalmente e outras convivem comigo diariamente, e há coisas que eu não quero que se saibam porque são pessoais. O meu blog, apesar de ter uma vertente bem pessoal, não é ao estilo de uma revista cor-de-rosa.

Eu tenho problemas, tal como toda a gente, mas evito falar deles aqui. E, quando falo, faço-o porque me sinto aliviada ao escrever sobre isso, mas sempre com o cuidado de os "camuflar" - é nessas alturas que me dava jeito ter um blog anónimo, para escrever literalmente tudo o que penso e sinto, mas que piada tem ter um blog se não houver ninguém a ler o que escrevemos? Para isso compramos um diário e escrevemos nele.

É verdade que já aqui abri um inquérito para que vocês pudessem colocar questões sobre mim e sobre a minha vida. Não houve perguntas demasiado específicas mas, se houvesse, eu não iria sentir-me à vontade para responder a essas, porque uma coisa é curiosidade e outra é coscuvilhice, e há que saber diferenciar. 
Fiz, então, esse inquérito porque tenho a noção que por vezes sou muito reservada e isso dificulta a empatia que gostamos de sentir pela blogger. Falo por mim: quando acompanho um blog, gosto de saber um pouco mais sobre a pessoa que o escreve, para saber que aspectos a diferenciam das outras bloggers que sigo.

Falo do meu namorado, da minha família, da minha vida, mas sempre na dose certa. Não significa que não goste dessas pessoas ou que deteste a minha vida, simplesmente há que saber separar: uma coisa sou eu, a blogger e quem dá a cara por este blog, e outra coisa são eles, que nada têm a ver com o eighteen and a life. E é por isso que evito publicar aqui fotografias em que apareço acompanhada e, quando publico, nunca sei se hei-de ocultar a cara das pessoas ou não - regra geral elas não se importam, mas é uma questão de privacidade.

Tudo isto é igualmente válido para outras redes sociais que utilizo, nomeadamente o Facebook. Todas nós sabemos que muitas pessoas só lá vão para saber mais sobre a vida umas das outras, e depois há quem se queixe que se sente muito exposta. Ora, tudo depende do que diz e mostra por lá, porque é certo e sabido que quando algo é divulgado na internet, dificilmente desaparece, principalmente da mente das pessoas.

Posts relacionados

11 comentários

  1. I think I love eveyrthing about you

    ResponderEliminar
  2. É um assunto delicado e há certas pessoas que deviam ter cuidado com o que expõe nos blogs. Principalmente fotos ou informações de familiares/amigos. Porque se acontecer algo mau que seja só ao proprietário do blog.

    ResponderEliminar
  3. Informação pessoal sobre outras pessoas não revelo no meu blogue. O mãximo que fiz foi expor aquela situação da minha turma, que deu pano para mangas!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. muhahha agora fiquei a pensar... este post terá sido inspirado em mim pelo que escrevi ontem? x'D eu as vezes apesar de soltar algumas coisas... guardo muita coisa... principalmente no que toca à minha família... porque por mais que as vezes me deixem frustrada, nesse aspecto tenho não expor a privacidade deles... e os amigos a mesma coisa... a não ser que não se importem e mesmo assim tento não usar nomes verdadeiros porque nunca se sabe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah xD fica descansada, neste caso foi um blog que comecei a ler recentemente :)

      Eliminar
  5. Acho que nós lemos o mesmo blogue, penso igual.
    Depois de ler o que li vou passar a falar ainda menos da minha vida pessoal mas pura e simplesmente não consigo tratar de um assunto qualquer no blogue sem antes dizer pelo menos um olá.

    Beijinho
    Thakitty

    ResponderEliminar
  6. acho que o nosso blog é algo pessoal, de opiniões que são nossas, são os nossos desabafos mas não é o nosso diário, aquele que temos e que guardamos a sete chaves, longe dos olhares até mesmo das pessoas que vivem conosco... Acho que é importante darmos um pouco de nós, afinal o que escrevemos somos nós, mas é diferente de dizermos a nossa vida toda... Não nos podemos esquecer que qualquer pessoa pode ler...

    ResponderEliminar
  7. Olá! =)
    Agora fiquei curiosa para saber qual é o blog, gosto bastante de blogs pessoais e especialmente quando falam d algo "polémico" (que só se torna polémico porque assim o quiseram xD).
    Não podias dizer qual o blog? =)
    bjinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu acho que não há necessidade de dizer qual é o blog, porque eu neste post não falo sobre o blog em questão, ele apenas me deu a ideia de falar sobre este tema - e o que eu li não foi nada de polémico, foi uma coisa normal da vida de cada uma de nós :)
      beijinhos *

      Eliminar
  8. Olá! :)
    Eu concordo contigo em certos aspectos ^^
    O meu blog é um blog pessoal, no entanto não sou capaz de expor os meus problemas ou as minhas discussões ou seja o que for no blog, porque disso toda a gente tem não é? Não somos perfeitos e também discutimos e ficamos tristes...mas eu não vou andar a espalhar no blog e falar sobre o sucedido até porque não me envolve só a mim! É como disseste, há que saber diferenciar e separar as coisas...blog pessoal não é sinónimo de revista cor-de-rosa ou diário como disseste!

    No entanto sou capaz de publicar fotos com amigos, até porque eles não se importam e eles são uma grande parte da minha vida também! E porque também não quero transmitir a ideia de que sou egocentrica que só tem fotos dela mesma...pode soar um bocado parvo aha xD

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}