hobbies | O que o filme 'A Bela e o Monstro' nos ensina

27.2.13 SARA SILVA 2 Comments

Acredito que muitas de vós ainda se deixam encantar pelas personagens da Walt Disney Pictures que conhecemos em crianças, e eu digo-vos que isso é normal e não tem nada a ver com infantilidade! De facto, os filmes da Disney, apesar de terem como público-alvo as crianças, transmitem valores muito importantes que são válidos em qualquer idade. Pensando nisso decidi trazer para análise o meu filme da Disney preferido: A Bela e o Monstro.


A História começa com um príncipe, arrogante e superficial, que recusa dar abrigo a uma velhinha. Na verdade, se bem se lembram, essa velhinha era uma feiticeira que pretendia testar a compaixão dele e, ao ver-se confrontada com a sua atitude, transforma-o num monstro e transforma em objectos todos os criados da casa. 
MORAL 1: Na vida real ninguém é transformado noutra coisa por se recusar a ajudar o próximo, mas sabemos que ser bondoso/a traz vantagens que podemos observar a curto ou longo prazo (karma).

Passamos então a conhecer Bella. Na sua aldeia ela é incompreendida por não se assemelhar às outras raparigas, não partilhar dos mesmos interesses, ter um pai "louco" e por rejeitar o "gostoso" da aldeia que só tinha olhos para ela.
MORAL 2: Ela não ligava ao que os outros diziam e sempre foi fiel a si própria, acabando por se revelar uma visionária, a mais inteligente e sortuda - enriqueceu em todos os sentidos!

E agora a parte principal da história: apesar do príncipe ter aquele aspecto monstruoso, ser rude e animalesco em aspecto e acções, Bella viu encanto nele e ajudou-o a melhorar. A sua paciência trouxe-lhe frutos, pois conseguiu quebrar o feitiço.
MORAL 3: Com este exemplo percebemos que a beleza está no interior das pessoas, que o amor tem o poder de transformar e que não devemos julgar os outros pela sua aparência.


E digam-me lá se este filme não se aplica a todos os momentos da nossa vida?
Quando éramos crianças não conseguíamos discernir estas lições de moral, mas acredito que inconscientemente aprendemos alguma coisa que, nos anos seguintes, mantivemos ou desaprendemos.

Eu realmente gosto desta história porque me identifico com a Bela (além disso acho-a uma das princesas da Disney mais bonitas!). Mas uma coisa é certa: a aparência de alguém nem sempre revela como ela realmente é, e é essa a mensagem principal, não acham? :)

Posts relacionados

2 comentários:

D.Pereira disse...

Os filmes da Disney têm como público alvo as crianças, mas curiosamente algumas histórias são demasiado fortes, demasiado para uma criança, claro que as mortes estão presentes no nosso dia-a-dia, mas de certo modo acho demasiado duro para uma criança ver, nem que seja em desenho animado (como no caso do rei leão, bambi, etc)... em criança gostava dos desenhos da disney, mas hoje em dia sou uma maior fã, pelas emoções que me despertam que antigamente não o faziam por falta de compreensão... de facto não existe nenhum filme da disney que não tenha uma bela mensagem de moral e é isso que a faz tão especial e difere da maioria dos outros desenhos que passam por ai hoje em dia.

zimbora disse...

também é o meu preferido! :p

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}