reflexão | Educação vs singularidade

21.2.13 SARA SILVA 3 Comments

"A educação que tem prevalecido no passado tem sido insignificante, incompleta, superficial. Só ensina as pessoas a ganhar dinheiro para viverem, mas não abre os horizontes para a vida em si mesma [...] Não só é incompleta como daninha... Porque está baseada na competição. Qualquer tipo de competição tem uma raiz violenta e cria pessoas que não sabem amar... Naturalmente, têm de lutar e estar em conflito com elas mesmas. Isso destrói as suas alegrias e as suas amizades." 
Osho em "O Livro da Criança"

Ando a ler um livro (não é o acima indicado, mas sim um no qual se encontra este excerto) que, entre outros aspectos, aborda a forma como as escolas ensinam. Dado o exemplo acima, identifico-me muito com o que nele encontro, porque sou uma eterna insatisfeita com o ensino regular - sou contra o decorar, o basear-nos em autores e não haver espaço para a formulação de opiniões próprias, a falta de acompanhamento e compreensão por parte dos professores... entre tantas outras coisas (isto dava um post). 
Acho que nunca concordei tanto com um livro!

Posts relacionados

3 comentários:

Maria disse...

Esse livro despertou-me imensa curiosidade, só pelo excerto (com que concordo a 100%)! Já está na lista de próximas leituras :)

Sara Silva disse...

eu não fui explícita, mas "O Livro da Criança" não é o que ando a ler, e sim um no qual é referida esta citação. no entanto esse é capaz de ter também muito deste tema :)

Maria disse...

Ah! Mas de qualquer das formas este parece ser bastante interessante, já o recomendei a uma familiar que é educadora de infância :)
Já agora, se não for querer saber demais, qual é o livro em que apareceu este excerto? :p

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}