viagem | Varsóvia em 3 dias - parte 2

10.2.13 SARA SILVA 5 Comments


Para o segundo dia da nossa estadia em Varsóvia, o plano era visitar Nowy Miasto e Stare Miasto (Cidade Nova e Cidade Velha), os principais centros históricos da capital. Ambos foram destruídos durante a 2ª Guerra Mundial e reconstruídos ao longo das décadas seguintes, tal e qual como eram na altura.

Ao longo das estradas que nos levam até lá (Przedmieście e Krakowskie) existem vários edifícios históricos e monumentos. Para nós foi uma grande alegria o facto desse dia estar tão solarengo (não é normal) e pudemos tirar montes de fotografias, como típicos turistas, ahah.



Church of the Nuns of the Visitation
.
Hotel Bristol
A caminho da Nowy Miasto, entre o Hotel Bristol e a Church of the Nuns of the Visitation, existe esta exposição ao ar livre com várias fotografias de Varsóvia depois da guerra. Por mais fotografias destas que veja, continua a parecer tão irreal! Não consigo imaginar uma cidade inteira ser reduzida a ruínas e pó...
Palácio do Presidente (Radziwiłł Palace) e estátua do Príncipe Józef Poniatowski
Ministério da Cultura e Arte (Potocki Palace)
Igreja das Carmelitas
Monumento de Adam Mickiewicz
à esquerda: nós os 3 com a praça Nowy Miasto lá atrás; à direita: Igreja de Santa Anne


O momento em que vi a Nowy Miasto à minha frente foi mágico! Parecia que estava dentro de um postal de Varsóvia ou que aquelas casinhas coloridas eram apenas um cenário fictício, como o dos filmes. Sem dúvida que adorei estar neste local tão histórico e tão imponente!
o Palácio Real
Sigismund's Column

Depois de nos maravilharmos com o ambiente mágico presente no Nowy Miasto, fomos visitar o interior do Palácio Real.
Infelizmente neste momento eu estava quase sem bateria na máquina fotográfica, pelo que me tive de conter nas fotografias. Ainda assim dá para terem uma noção de como é o edifício por dentro:











esta sala pode não ser a mais bonita do Palácio mas, para mim, é sem dúvida a mais impressionante! Toda ela feita de mármore








fiquei com a impressão que era nesta sala que se realizavam os populares bailes reais


em cima: pigmentos para pinturas; em baixo: objectos pessoais da realeza
Depois de visitarmos o Palácio, fomos almoçar a um restaurante lá mesmo ao lado. De seguida perdemo-nos pela lojinhas de souvenirs e, quando demos por isso, já estava a escurecer. No entanto ainda deu para umas fotinhas de qualidade razoável na Stare Miasto.



Neste dia eu queria muito visitar ainda o Museu Nacional, que é uma galeria de arte que, avaliando pelas fotografias que vi na net, tem obras magníficas e entrada gratuita à Terça-Feira. Porém, atrasámos-nos e, quando finalmente estávamos prontos para lá ir, percebemos que já só nos restava meia hora para o museu fechar, pelo que não valia a pena tentar sequer.

Apesar dessa desilusão, o passeio deste dia, juntamente com o sol maravilhoso que nos acompanhou, deixou-me realmente feliz! Varsóvia é uma cidade maravilhosa e o ambiente é bem diferente do que estava habituada em Łódź: é mais alegre e mágico! As pessoas andavam felizes na rua, sorriam-nos e eram muito prestáveis! Sem dúvida uma boa experiência.

O dia seguinte ficou reservado para visitar os restantes principais palácios da cidade - vejam aqui a parte 3 ☺

Posts relacionados

5 comentários:

D.Pereira disse...

ena pá! tanta foto! quase me perdi por aqui :P mais um bocadinho, estava-me a imaginar nos locais ao vivo xP ontem teve a dar na sic radical "gente da nossa terra", acho que é esse o nome, e o programa desta vez foi sobre a Polónia, (ok que eles falam muito mal de todos os sítios onde vão) fiquei logo a saber umas quantas curiosidades sobre ai, como por exemplo que 90% da população é católica... o palácio real parece uma versão grande de um edifício que existe aqui no seixal, deu-me graça :)
btw já te disse que adoro a tua gola?

Adorei as fotos, adoro visitar as cidades assim, andar de um lado para o outro e ver os edifícios, acho tão giro, e sem falar das casas coloridas, fico toda contente quando vou a locais que têm casas assim. :D

Adorei o teu conjunto, tão quentinha e gira!

Sara Silva disse...

acredita que esta foi a selecção da selecção! ahah. se eu pusesse menos ia ficar a faltar conteúdo :s
sim, é verdade, a maioria da população é católica, devido à influência da 2ª Guerra Mundial neste país. não conheço esse edifício no Seixal...
acho que não disseste, mas obrigada :)

Sara Silva disse...

eu também gosto muito :D
obrigada, foi mesmo esse o meu objectivo *

Inês disse...

Ameiii ♥ eu já estive lá em maio de 2011. É tão bom recordar outra vez :p ihih

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}