viagem | Varsóvia em 3 dias - parte 3

14.2.13 SARA SILVA 3 Comments


~ver a parte 1 e a parte 2 ~

E finalmente vos trago a terceira e última série de fotografias que ilustram a minha curta visita a Varsóvia ☺

Passei muito tempo a fazer a selecção delas, visto que neste dia visitámos 3 palácios e eu, por mais palácios que visite, fico sempre maravilhada pelo que lá encontro. Para mim, por muito parecidos que sejam uns aos outros, nunca me aborrecem!

O primeiro que visitámos foi o Palácio de Wilanów. Fica a 10 km do centro da cidade e era residência de verão da realeza. É um palácio lindo em estilo barroco, datado do século XVII, e com um amplo jardim que, se fosse primavera ou verão, seria LINDO, mas nesta altura parecia só abandonado - daí não haver fotografias dele.










Eu gostei assim-assim de o visitar. Isto porque, apesar de ter interiores muito bonitos, faltava-lhe conteúdo: na maioria das salas só havia quadros para apreciar e a razão é que, depois da 2ª Guerra Mundial, os alemães tomaram o palácio como hospital e quartel e levaram consigo a maioria dos objectivos de valor. Mais uma vez, os efeitos da guerra. 

De seguida fomos visitar o tão falado Parque Łazienki, que é uma das maiores atracções da cidade e um local bastante popular no verão, tanto para turistas como para nativos, que aproveitam para por lá passear e fazer pic-nics.

Em toda a área deste parque existem várias atracções, sendo a principal o Palácio Łazienki, que está situado sob o lago e que, tal como o nome polaco indica, era onde a realeza, nos verões do século XVIII, tomava os seus banhos - uma espécie de termas sem água termal.

patinhos chineses que existem no parque
{vejam o post sobre a simbologia deles}


o teatro sob o lago (infelizmente o acesso estava vedado) e, lá ao fundo, o palácio 










Este palácio já é mais rico em mobiliário e decorações que o anterior e, consequentemente, mais atractivo. Ainda assim também ele sofreu os efeitos da guerra: há uma sala cujas pinturas do tecto foram destruídas e que, por enquanto, os espaços onde elas estavam permanecem em branco.

Nesse vasto parque existe também um outro palácio: o Palácio Myślewicki, onde ficavam alojados os visitantes da realeza. Este é de aspecto mais humilde, mas ainda assim nobre.




à esquerda: uma biblioteca portátil de senhora com uma colecção de 170 livros, de diferentes temas, desde economia doméstica a botânica, passando por romances e poesias 


Durante todo o tempo em que estive a passear pelo parque, lamentei o facto de ser inverno. O espaço exterior um ar muito triste nesta altura do ano (principalmente em dias chuvosos/"nevosos" como este) e eu sei, por fotografias que vi, que no verão é um sítio incrível

Mas bem, enquanto andei no interior dos palácios, não soube em que mês estava porque eles nos transportam para outra dimensão e nos fazem sonhar com um mundo de fantasia, que já foi real, de reis e rainhas, príncipes e princesas ☺

Por último, deixo-vos esta fotografia de um pássaro que fotografei de relance (penso ser um pica-pau, mas não me quero estender a grandes pesquisas):



Varsóvia é uma cidade europeia incrível cuja visita recomendo muito! Estive lá durante 3 dias, mas penso que 1 semana seria o mais indicado para visitar as principais atracções, que podem espreitar neste post.

Posts relacionados

3 comentários:

D.Pereira disse...

epá que inveja! conseguiste imagens tão giras!
a segunda é uma panorâmica? parece tanto! está tão fixe ^^

Sara Silva disse...

obrigada! :D na verdade as de exterior podiam ter ficado melhores não fosse o tempo da caca -.-
não, é uma fotografia simplesmente tirada de frente :)

D.Pereira disse...

ficou mesmo boa :)
isso do tempo não se notou muito, não à crise :P

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}