escola | Acho que ser honesta não compensa

by - segunda-feira, janeiro 21, 2013

Foi ainda ontem que li, no blog da Imperatriz Sissi, a teoria do Síndrome de Lance Armstrong. E não é que hoje descubro que estou prestes a ser prejudicada (ou pelo menos não tão beneficiada) por causa de alguém que, ao que parece, sofre do mesmo problema?!

Senão vejamos:
Imaginem vocês que, todas as segundas-feiras, têm de se levantar às 6h30 da manhã, praticamente arriscando a vossa vida com temperaturas negativas, caminhando na neve e no gelo, para irem a uma aula que dura 1h30. Quase não vale a pena o esforço porque, verdade seja dita, não se aprende nada durante aquele tempo, mas ainda assim vocês vão, porque querem mostrar que são boas/bons alunas/os e querem merecer os créditos no final do semestre. E como sempre vos ensinaram, nada se consegue sem esforço.
Quando o fim do semestre se começa a aproximar, vocês, que foram à aula toda a santa segunda-feira de manhã, começam a questionar-se se a vossa avaliação será igual à dos marmanjos que nem se dão ao trabalho de aparecer. (ah, aqui há um pormenor: têm de imaginar que estão de Erasmus, onde os professores, no que toca a atribuição de notas, não se põem a fazer grandes cálculos) Para esclarecer este aspecto, apenas por questões de justiça, decidem falar com a professora. Ela explica-vos que, claramente, para quem não vai à aula, como caso da pessoa X, a nota será diferente, mas por outro lado há o caso da pessoa Y, que falou com ela com antecedência, explicando que tem problemas de costas e que por isso lhe custa muito ir a esta aula, e à qual ela vai atribuir uma avaliação normal.
Ora, em relação à pessoa Y vocês até podiam ser benevolentes e pensar "Ah, coitadita, então nem vale a pena insistir nisto da avaliação justa.", mas a questão é que VOCÊS CONHECEM-NA e sabem que:

1 - Não há problema de costas nenhum !!! (caso contrário não andava sempre por aí aos pinotes quando se embebeda)
2 - Ela já vos chegou a dizer que não vai a esta aula porque simplesmente "é muito cedo e está muito frio"
3 - Se tem assim tantos problemas de costas mais valia fazer o curso à distância, que assim nem precisava de sair da cama

Agora digam-me lá se não é caso para uma pessoa se chatear a sério?
Eu podia ter sido descarada como ela, inventava uma desculpa qualquer para não ir às aulas e, no final, tinha uma boa nota e créditos como todos os meus outros colegas que se esforçaram! Eu não tenho essa lata, mas se calhar mais valia porque assim também ficava na cama a dormir o meu 5º sono, descansadinha da vida e sem peso na consciência!
E mais: ela também falta às outras aulas. Não com tanta regularidade porque, lá está, não são de manhã por isso já não tem problemas de costas, e eu estou para ver a desculpa que arranjou para dar a esses professores e se eles também vão cair nessa cantiga do bandido.

Posts relacionados

4 comentários

  1. Querida... infelizmente cada vez menos a honestidade é valorizada. Especialmente com a nova geração... Muito pelo contrário, só perdemos em ser honestos. Infelizmente já passei tantas vezes pelo mesmo que digo e repito, não vale a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, é o que se vê mais, mas não é por isso que deixo de ficar impressionada (pela negativa) por pessoas assim -.-

      Eliminar
  2. Esse tipo de atitude também me chateia -.-
    Quer dizer, não tenho nada a ver com a vida da outra pessoa, mas se eu vou à aula a outra pessoa também pode ir. E já me aborreci muitas vezes com o professor por causa das notas, faço ver o meu ponto de vista e ás vezes resulta xD
    Mas não te enerves com gente dessa querida, o que interessa é dares o teu melhor (:
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. neste caso a pessoa que falou com a professora e que depois me contou, decidiu não insistir porque senão ia dar uma imagem de querer ter o mérito todo para ela, então nem vale a pena -.-
      sim, o melhor é ignorar e preocupar-me apenas comigo, mas que é chato, é...
      beijinhos *

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}