dica | Como ser uma It Blogger em 5 passos

19.12.12 SARA SILVA 1 Comments

Esta questão das It Girls e It Bloggers sempre me despertou alguma curiosidade: afinal, o que as distingue das outras?

Eis que, depois de longos anos de estudo, cheguei a conclusões! 


Todas nós sabemos que para se ser uma blogger popular não basta ter um blog e escrever coisas nele, porque a pensar dessa forma já muitas pessoas ficaram pelo caminho, apesar do número de comentários que fizeram noutros blogs a pedir para que visitassem o seu. É preciso muito mais, características que sabemos reconhecer mas que, muitas vezes, não sabemos nomear.
Eu pus-me a pensar no assunto e penso ter descoberto alguns dos aspectos que mais contribuem para que alguém se torne It Blogger("Ah mas tu nem sequer és uma, não sabes do que estás praí a dizer!" pois, mas apetece-me supor e acho que até acertei). E aqui estão elas, para vossa contemplação e análise:

· Ser previamente popular ·


Quando se começa um blog, podemos optar por ser anónimas ou dar a cara. Dando a cara, mais cedo ou mais tarde chegará o dia em que as pessoas à nossa volta descobrem o blog e começam a visita-lo com frequência, quanto mais não seja para saberem da nossa vida (relativamente a este ponto não ajuda serem um Zé Ninguém). A partir daí elas irão falar dele a outras pessoas, que por sua vez o indicarão a outras se alguma coisa tiverem a dizer. 
Com isto, o número de visitas e seguidores tende a aumentar, o que, consequentemente, gera popularidade.


· Ser interessante/ter uma vida interessante ·


Este ponto está um pouco relacionado com o anterior porque ajuda à popularidade o facto da vossa vida ter algo que gere curiosidade e vontade de saber mais. Podem ser viagens (as pessoas gostam de saber onde as outras foram, o que lá fizeram, o que lá viram...), a vossa maneira de pensar e as vossas opiniões (que deverão ter um efeito inspirador em quem vos lê, mas se for hater também serve), amizades com pessoas conhecidas (se forem outras It Bloggers ou celebridades então é quase garantido), presenças em acontecimentos (concertos, inaugurações, festas de marcas... o tipo de coisa onde a maioria das outras pessoas gostaria de ir), sessões fotográficas (nas quais dão a conhecer a vossa beleza e estilo) e outros aspectos que vos distingam da multidão de bloggers iniciantes.


· Ter poder de compra (ou patrocínios) ·


Este ponto está mais relacionado com os blogs de moda e beleza do que com os outros, porque nestes o público procura sobretudo imagens: quer ver o que ela comprou, o que usa, como se maquilha, como se veste e por aí adiante. Por isso, convenhamos: dificilmente se tornarão fashion bloggers populares se não tiverem possibilidades de comprar coisas novas com frequência porque, ao mostrarem sempre as mesmas roupas/acessórios/calçado/maquilhagens, cedo elas deixarão de ser novidade aos olhos do público e ele irá fartar-se (daí os posts sobre as novas aquisições serem um sucesso). Também ajuda se o que compram for caro/de marca, de forma a que as pessoas fiquem maravilhadas com a quantidade de coisas invejáveis que vocês têm e, consequentemente, ganhem vontade de visitar o vosso blog para saborearem um pouco de glamour e sonharem com o dia em que também as terão.
Nisto, se o vosso orçamento não permitir a compra dessas tais coisas novas com a frequência que se quer, podem sempre pedir uma ajudinha aos patrocínios. Mas, justa ou injustamente, o valor e quantidade de coisas que vos serão oferecidas vai depender do vosso nível de popularidade.


· Ser carismática/o ·


Isto é algo importante em todos os aspectos da vossa vida e não apenas para o vosso sucesso enquanto bloggers.
Poucas são as pessoas que se irão interessar pelo vosso blog se vocês não se mostrarem confiantes, bem-dispostas, com personalidade... no fundo têm de ser uma inspiração para quem vos segue! E no caso das It Bloggers muitas vezes não é através de palavras que se nota o seu carisma, mas sim nas suas fotografias: as expressões faciais, a linguagem corporal, as poses e o à vontade em frente à câmara
Basta irem ao blog da The Blonde Salad, por exemplo, e verem as fotografias dela para perceberem o que quero dizer.


· Dar-se a conhecer ·


Blogger que quer chegar longe sabe que não é só à frente do computador que o vai conseguir. Por mais propaganda virtual que façam ao vosso blog, as pessoas também vos vão querer conhecer fora desse espaço, por isso tratem de aparecer em encontros de bloggers, em eventos de marcas, desfiles de moda e todos os outros acontecimentos que possam oferecer projecção ao vosso espaço e onde vocês sabem que irão encontrar bloggers da vossa área. Já perceberam que a regra de ouro é: quanto mais pessoas vos conhecerem a vocês/ao vosso blog, mais populares se tornam.


E no fundo, de forma geral, é isto. Claro que os sorteios de prémios fantásticos, o aspecto do blog, a originalidade dos posts e todos esses aspectos também têm um peso importante, mas disso toda a gente sabe e eu penso, neste post, ter referido as razões que por vezes estão subentendidas nisto que difere uma blogger normal de uma It Blogger.

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1 comentários:

Penso que tens razão, ser uma it blogger dá trabalho e ocupa muito tempo, para a maioria delas é mesmo o seu emprego, no entanto e apesar de gostar muito de blogs e de moda, não se sinto identificada com isso tudo. Claro que quem tem um blog gostaria de ter sucesso e que o mesmo seja conhecido, mas para mim tem de haver um equilíbrio, e como o meu sonho não passa por ser uma it blogger, por isso o meu esforço é moderado. :D

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