erasmus | Semana de Introdução - parte 2

1.10.12 SARA SILVA 4 Comments

~ ver a parte 1

Faz hoje uma semana que aqui estou aqui em Lodz, na Polónia! A Semana de Introdução foi uma óptima forma de nos ambientar à cidade e, graças a ela, tenho agora alguma facilidade em deslocar-me para onde quero, porque já memorizei alguns dos percursos e pontos de referência da cidade - o resto continua envolto numa grande nuvem de nevoeiro a qual, pouco a pouco, vou desbravando.

Sendo assim, para acabar o registo dessa semana, aqui ficam as fotografias dos dias que se seguiram aos referidos na parte 1. 


Dia 27/09 
Manufaktura: visita ao Museu da Fábrica e passeio

vista aérea do Manufaktura (fotografia retirada da internet)

O Manufaktura é um grande centro comercial situado aqui em Łódź (é mesmo gigante!). Antigamente era uma grande e independente fábrica de têxteis que, além da própria fábrica, tinha ainda uma de tijolo (para sustentar a construção/aumento do espaço), um jardim infantil para os filhos dos trabalhadores, supermercados, estação de comboio, armazém e outros. Mais tarde foi transformada no que hoje é um shopping, centro de diversões, museu, restaurantes e centro de eventos.

Quando lá chegámos, fomos visitar o Museu da Fábrica: um pequeno espaço reservado a dar a conhecer aos visitantes o que antigamente era o Manufaktura.

o Manufaktura quando era uma fábrica
recreação do ambiente de trabalho da fábrica, com máquinas originais
o guia ligou duas delas para mostrar como funcionavam e o barulho era ensurdecedor! Ele disse que os trabalhadores, ao fim de 5 anos, ficavam surdos, mesmo usando algodão nos ouvidos.
O placar do fundo é uma fotografia do original espaço de trabalho da fábrica.
o algodão nas diferentes fases de tratamento
Depois desta visita ao museu, fomos almoçar num dos restaurantes que lá existem, o Pepe Verde Tawerna. A decoração é inspirada na temática marinheira e cheia de detalhes, até as empregadas de mesa têm um uniforme a combinar!

peito de frango com bacon, batatas fritas e salada verde
Depois de termos almoçado (e perdido muito tempo desnecessariamente porque a empregada de mesa recusava-se a dividir a conta por cada um de nós), eu e a Patrícia fomos explorar o shopping
Fiquei muito contente por lá encontrar lojas que, em Portugal, não tenho perto de mim, tais como a Sephora, a The Body Shop e a Inglot. No entanto chegámos à conclusão que é preferível comprar em lojas de marcas polacas ou não tão conhecidas, porque eles tendem a inflacionar os preços nas que são  mais populares/"universais", como a H&M e Zara.


Dia 28

Neste dia não houve nada planeado que fosse referente à Semana de Introdução, por isso eu e a Patrícia aproveitámos para pôr a nossa casa em ordem, fazer mais compras de comida, pôr a roupa a lavar e outras coisas do género típicas de donas de casa, ahah.

Pela hora de jantar, cozinhámos a primeira refeição decente desde que cá estamos, inspirada no almoço do dia anterior.


Depois disso, fomos sair à noite com parte do grupo de Erasmus. Foi uma noite muito divertida mas da qual, na maioria, só tenho fotos que me envergonham (LOL), por isso fica aqui apenas esta:

Posts relacionados

4 comentários:

Sara Moreira disse...

adorei as fotos, deve estar a ser uma esperiencia magnifica o teu erasmus :)

Maria disse...

gostei bastante das fotos :)
se comprares alguns produtinho aí, esses de marcas nacionais, era bom que falasses deles aqui no blog (sugestão) :p
beijinhos!

Adorei as fotos! ;D
Vai continuando a postar :b

Sara Silva disse...

obrigada pela sugestão :)
sim, por um lado seria uma boa ideia, mas por outro não sei se teria muita utilidade porque provavelmente não as encontramos à venda no nosso país :s

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}