viagem | Palácio de Izrael Poznański - parte 1

by - segunda-feira, outubro 08, 2012

Este fim de semana eu e a Patrícia decidimos dedicar-nos a conhecer um pouco mais da cidade de Łódź, nomeadamente locais históricos. Porém o programa saiu furado (devido a preguiça, atrasos, mau tempo e outros) e acabámos por visitar apenas um deles que, no entanto, compensou toda a alteração de planos: o Palácio de Izrael Poznański

Izrael Poznański foi um grande magnata polaco, filho do comerciante que deu origem a um grande império de têxteis quando fundou a grande fábrica de têxteis de Łódź - que agora é a Manufaktura (podem saber um pouco mais sobre isso neste post). A sua habitação, o palácio, situa-se junto à Manufaktura, por isso é quase impossível passar pela entrada sem ter curiosidade de espreitar o convidativo jardim do Palácio, aberto todos os dias até às 18h. 
Visitámos o jardim no sábado e entretemos-nos a tirar montes de fotografias até termos sido convidadas a sair por ser hora de fecho. 
No dia seguinte, por não termos ficado satisfeitas com as fotografias que tínhamos tirado e por nos faltar visitar o interior, decidimos voltar lá, depois de almoçarmos num restaurante perto do Hostel.

pipocas como entrada (?), prato principal e descafeinado servido em chávena de chá (nada a ver com os nossos: muito deslavado) acompanhado de um biscoito de canela
o Palácio visto de fora
a entrada para o jardim do Palácio

Eu fiquei encantada com este espaço, principalmente pelos detalhes arquitectónicos, tão cheios de pormenores e em óptimo estado de conservação. Olhando para a fachada do edifício consigo imaginar um coche a subir pela rampa, trazendo pessoas da burguesia daquela época, convidados para um qualquer evento no interior. Adoro! 

Se também vocês gostaram de conhecer esta parte exterior do Palácio e ficaram curiosas para ver mais, sugiro que a visitem em 360º aqui.

Posts relacionados

8 comentários

  1. Que lindo!! Fiquei com vontade de visitar, ai ai. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é um sítio que vale bem a pena conhecer :D mas eu sou suspeita porque adoro estas coisas :b

      Eliminar
  2. Mesmo bonito e gosto dos pormenores! (Adorei o teu relógio!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) o relógio é da Stradivarius mas não é recente
      eu também adorei os pormenores, fazem toda a diferença!

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}