reflexão | Amizades e afastamentos

by - domingo, setembro 09, 2012

Não sei se está relacionado com a aproximação da minha ida, mas ultimamente tenho vindo a fazer uma retrospecção das minhas amizades: das que fiz, das que mantenho, das que refiz e das que perdi...
Envolvida numa nostalgia imensa, não é fácil olhar para as fotografias e ver que as pessoas que lá estão comigo, já não são mais aquelas que conheço, e nunca voltarão a ser, como se tivessem ficado presas no passado (não há forma de as trazer de volta?).

O tempo passa, coisas acontecem e as pessoas mudam. É inevitável (eu própria mudei também). Por vezes essa mudança é subtil e fácil de consentir, mas noutros casos chega a revelar-se dramática, e aí só há duas opções: ou aceitamos ou afastamo-nos, porque não conseguimos suportar o facto de as coisas já não serem como eram. 
O afastamento é sempre o caminho mais fácil - o dos cobardes, dizem - mas  talvez não seja simplesmente isso. Talvez seja algo mais complexo e difícil de assumir, como o reflexo da angústia: a de termos percebido que aquela pessoa mudou sem que nada pudéssemos fazer. "Podemos tentar" mas, ao fazê-lo, não estaremos nós a iludir-nos na esperança de reencontrar nessa nova pessoa, a que costumávamos conhecer?

Talvez a solução fosse ter estado sempre ao seu lado, acompanhando as mudanças, quase sem nos darmos conta delas. Não podemos dizer com exactidão qual teria sido a melhor forma, assim como não sabemos até que ponto isto não estava já destinado a acontecer (por alguma razão)...

Posts relacionados

4 comentários

  1. eu as vezes deparo-me com essas coisas quando estou a ver os contactos do telemóvel... ao contrário do facebook e whatever, o meu telemóvel era mesmo só para amigos próximos... e as vezes deparo-me lá com nomes que já os considero irreconhecíveis... tanta coisa mudou ao longo dos anos...

    ResponderEliminar
  2. como adorei este post. isto porque me revejo COMPLETAMENTE nele.

    beijo *

    ResponderEliminar
  3. compreendo perfeitamente e acho que todos já passamos por isso em algum momento. há pessoas com quem não falo sempre, mas quando nos encontramos é como se tivéssemos sempre juntas. mas há outras com as quais já não nos conseguimos identificar.. a vida tem destas coisas.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente a vida é mesmo assim, é estranho como as pessoas entram e saem da nossa vida mas tudo faz parte do nosso crescimento... o mais importante é que fiquem as melhores :)

    Não te esqueças que o giveaway está quase a terminar, a participação é gratuita e ainda podes ganhar um conjunto de 4 nail polish :)
    http://brownies-diary.blogspot.pt/2012/09/september-giveaway.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}