erasmus | Semana de Introdução - parte 1

28.9.12 SARA SILVA 8 Comments

Como vos disse no post anterior, esta semana foi a Semana de Introdução, na qual, acompanhadas pela Coordenadora de Erasmus (Joanna) e pela Erasmus Buddy (Kasia), o nosso grupo andou junto a visitar alguns locais da cidade.
Foi uma boa oportunidade para nos conhecermos uns aos outros, à cidade e nos habituarmos aos percursos que iremos percorrer por cá.

Dia 25/09
Reunião na escola para apresentação e tratar de burocracias, almoço típico polaco e passeio pela Piotrkowska

o restaurante típico polaco onde fomos almoçar
o grupo de Erasmus
faltam algumas pessoas e eu não apareço porque fiquei tapada pelas cabeças
as entradas, duas sopas (uma de legumes e outra de beterraba) e a salada (pickles, couve branca e beterraba)
o prato principal, a bebida e a sobremesa
Ainda não consigo definir bem a gastronomia polaca, mas sei que eles adoram beterraba, pickles e juntar endro (uma erva aromática) em tudo, principalmente na sopa. Por falar em sopa, as de cá são bem intensas! Têm sabores fortes e, por mais saborosas que sejam, não consigo comer muito porque chega a um ponto em que simplesmente já não dá, tornam-se enjoativas.

Eles bebem cerveja em todas as ocasiões e ainda não vi serem servidas em copos mais pequenos que o da imagem, ahah

parte da Piotrkowska
esta é a maior rua a direito da Europa, com 5km de comprimento.
nela podemos encontrar muitas esplanadas, lojas de comércio tradicional e outras, bares, restaurantes... um pouco de tudo! (as fotografias seguintes também são da Piotrkowska)
o grupo dos portugueses!
somos, ao todo, 8 portugueses no nosso grupo de Erasmus (falta 1 rapaz na fotografia) e fazemos concorrência aos turcos, que são 6
barracas de comércio
por cá é muito normal encontrar esta espécie de barracas de latão a vender vários tipos de produtos, desde telemóveis, a comida, passando por flores

Dia 26/09
Visita a um cemitério judeu (substituída por passeio na Piotrkowska) e festa de estudantes de Erasmus

Neste dia, depois da nossa hora de almoço (a deles é por volta das 16h) encontrámo-nos para visitar um cemitério judeu mas, infelizmente, estava a ocorrer um funeral no interior e ia demorar muito tempo ainda. Assim sendo, a tarde ficou por nossa conta e eu e a Patrícia decidimos ir explorar um pouco mais da Piotrkowska.

de manhã vesti-me a rigor ( = preparada para o frio, mas afinal estava calor) para ir às compras. acabámos por perder o tempo quase todo no jardim do hostel a perseguir joaninhas (que aqui há aos montes!) e a tirar fotos com elas
na Piotrkowska há muitas destas bicicletas com bancos à frente.
é uma boa forma de ir de uma ponta à outra da rua e, além disso, são super baratas:
5zl por cada pessoa, que dá cerca de 1,20€
fiquei toda contente por ter encontrado uma loja física da Yves Rocher!
infelizmente aqui há muitos prédios com ar de abandono, como este que parece ter sido carbonizado (mas creio ser só da tinta)
ao final da tarde fomos às compras e encontrámos esta irresistível "montra" da Milka!
nós, com espanhóis, na Biblioteka - o clube onde estava a acontecer a festa de estudantes de Erasmus
nós com algum pessoal de Erasmus

Por mostrar, ainda tenho as fotografias de ontem mas, para não estar a tornar este post mais longo, podem vê-las no post da parte 2 ☺

Posts relacionados

8 comentários:

D.Pereira disse...

quando vi a sopa de beterraba... pensei que fosse um doce ou algo do género xD parece o resto de uma salada de morangos xD estou a ver as coisas que andas a comer por ai... talvez me fizesse bem variar... mas acho que até ganhar coragem para comer muita coisa... ia passar fome... xD andas-te a portar bem!
gostei das imagens :3

A cidade parece lindíssima. :D Aprecio a tua coragem, mas eu não iria sozinha, se fosse com o meu namorado já me sentia muito melhor, de outra forma não... Espero que esteja a correr tudo bem! Uma pergunta: fica barato fazer compras aí? Se 5zl correspondem a 1,20€, então com 1€ podemos comprar qualquer coisa mais ou menos por 4,17zl (então os chocolates são +ou- a 0,80€, certo? Isso é bem barato...). :D

Sara Silva disse...

eu adoro experimentar outros pratos, por isso estou sempre pronta, por mais esquisito que me pareça :b
eu vou fotografando o que como (se tiver interesse, claro :b)

eu vim sem saber bem no que me estava a meter e acho que isso ajudou à coragem, ahahah xD
sim, o custo de vida cá é mais barato que em portugal e isso faz-me muito feliz, ahah :D 1€ dá cerca de 4zl! mas ainda não me habituei e, às vezes, vejo coisas a 100zl e penso que é muito, porque associo ao euro, mas na verdade dá cerca de 25€ :)

Adorei tudo!
Espero um dia também poder fazer erasmus ;D

TimTim disse...

em tens um blogue upah upah, fiquei com vontade de saber mais sobre a tua experiência erasmo :P

Sara Silva disse...

obrigada, TimTim! Fiquei contente com o teu comentário :)
quanto ao Erasmus: não te preocupes, eu faço questão de ir contando a minha experiência por cá *

eu ainda não tenho bem opinião formada, mas acho que é uma oportunidade a aproveitar :D

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}