erasmus | A partida e a chegada a Lodz

by - sexta-feira, setembro 28, 2012

Meninas, já vos escrevo da Polónia!

Quem acompanha o facebook do blog ficou a saber das minhas aventuras até conseguir escrever este post, isto porque tenho andado a seguir o programa da Semana de Introdução (vejam a parte 1 e a parte 2), e o tempo para tratar das fotografias e escrever não tem sido muito.


Quando ao dia da ida... 

Nessa manhã acordei ainda sem saber bem o que estava a fazer, mas com a certeza de que não queria voltar atrás. Saí de casa bem cedo (4h30) para me encontrar com a Patrícia (a amiga com quem estou a fazer Erasmus), que estava ainda mais nervosa que eu, com a sensação de aperto na barriga e com noção das incertezas que nos esperavam.

Seguimos juntas em direcção ao aeroporto do Porto e, aí começou a verdadeira viagem, que se dividiu em dois vôos: um do Porto para Milão e outro, depois de almoço, de Milão para Łódź. Chegámos cá por volta das 18h, cansadas e fartas de andar de um lado para o outro. Ainda assim fomos até ao supermercado para comprar algo para comer, e isso foi outra aventura porque os produtos são uma incógnita...
a chegada ao aeroporto do Porto, perto das 7h 
o embarque, para Milão, às 9h

o nosso almoço em Milão
tivemos sorte em conseguir vôos compatíveis e que nos deram cerca de 3 horas livres para almoçar sem pressa e a horas decentes
eu e a Patrícia num elevador do aeroporto de Milão, já depois do check-in e prontas para embarcar
o tempo estava terrível e começou a chover imenso quando já estávamos no avião, em Milão, pelo que tivemos de ficar mais meia hora em terra, à espera que a "tempestade" acalmasse

Polónia à vista!
Penso que ainda não vos disse, mas a maioria do pessoal de Erasmus da universidade que cá estou a frequentar, está alojado no Hostel Molo (incluindo eu e a Patrícia). Isto porque a universidade não tem dormitórios, mas sim um contrato com este empreendimento turístico que nos oferece boas condições para viver durante alguns meses.

 o Hostel Molo (esta fotografia não é da minha autoria) - o nosso quarto está assinalado com o rectângulo azul
esta é a vista da porta de entrada do nosso espaço no hostel: a porta da esquerda é a da casa de banho, a da frente é a do outro quarto e, à direita, há a porta do nosso quarto. este espaço e a casa de banho são comuns a ambos os quartos

esta é vista a partir da entrada do nosso quarto, já com tudo o que é nosso muito bem instalado
o nosso quarto visto a partir de outro ângulo. felizmente arrumação não falta e neste armário gigante ainda há muito espaço vazio à espera das roupas mais quentinhas
Faltou-me fotografar a cozinha propriamente dita, que existe ao fundo do corredor e é partilhada por toda a gente do mesmo piso. É pequena, quase sem utensílios e apenas com as condições básicas: forno, fogões e lava-loiça (o microondas encontra-se na recepção...), pelo que cozinhar algo de jeito se torna num estímulo à criatividade.

Apesar de o hostel não ter propriamente as mesmas condições que uma casa, eu e a Patrícia estamos satisfeitas: está situado num sítio muito calmo, tem uma senhora da limpeza que todas as manhãs vem limpar a casa de banho, não se ouve muito barulho dos outros quartos, encontramos sempre os nossos colegas por aí, e tem bons acessos. Apenas sentimos falta de uma televisão e do aquecimento, que só irá funcionar a partir de dia 1 de Outubro porque, segundo os da recepção, ainda não está frio suficiente para os ligar (as temperaturas rondam os 13º).

Tenho muito mais para vos contar, mas isso já fica para o post seguinte, que será um resumo desta semana ☺

Posts relacionados

6 comentários

  1. pois! cá aos 13 graus já se considera fresquinho xD para eles ...well acho que não podemos dizer o mesmo... gostei do vosso quartinho ai, isso ai dentro até têm bom aspecto :) um colega meu da universidade está na residência lá ao lado e não têm condições tão boas como têm ai... a televisão... well sempre têm a companhia uma da outra... acompanhadas a experiência vai ser muito mais fácil.
    gostei de saber de ti,
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e já várias pessoas me disseram que as temperaturas por cá podem ir até aos -30º :x
      sim, nós também estamos feliz com as condições que temos e claro que, sem televisão, temo-nos uma à outra :)
      obrigada! beijinhos *

      Eliminar
  2. Muito bem, boa sorte nesta nova etapa, e divirtam-se :D
    kiss*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, iremos divertir-nos com certeza! :)
      beijinhos *

      Eliminar
  3. Boa sorte nesta nova etapa!
    Vou acompanhar o teu Diário de Erasmus, parece-me uma boa maneira de conhecer um pouco outro país (virtualmente), e claro acompanhar uma experiência única, que daqui a uns tempinhos espero poder viver :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte! :D Quanto à televisão, podes sempre ver os canais nacionais pela internet se tiveres uma boa conexão. O vosso quarto parece muito bom, é bastante moderno e espaçoso, ainda bem.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}