hobbies| Últimos filmes vistos: American Pie - o reencontro, Os Jogos da Fome e As Virgens Suicidas

20.4.12 SARA SILVA 13 Comments

Um dos meus objectivos para este ano é ver mais filmes! São uma óptima forma de distracção e, por vezes, fazem-nos olhar para a vida de outra forma, através das mensagens e morais implícitos.
Nas duas últimas semanas vi 3, e decidi falar-vos um pouco sobre eles e, descansem, eu não vou contar-vos os finais, ahah.


American Pie: o reencontro (American Reunion)

Vi-o no cinema, um pouco contrariada porque nesse dia já me tinha mentalizado que ia ver o The Hunger Games, mas não foi por isso que não lhe achei piada. Vocês sabem como é com o American Pie: disparates atrás de disparates e, claro, não dá para não rir com a maioria das cenas!
No fundo, este filme é centrado no reencontro de todo o pessoal do liceu. O grupo dos protagonistas combinam juntar-se uns dias antes para porem a conversa em dia, relembrar o passado e, inevitavelmente, compara-lo com a vida que levam no presente. Isto dito assim até parece aborrecido, mas não é, porque lá pelo meio acontecem muitas peripécias bem engraçadas, do género que eles já nos habituaram, e muitas surpresas também!
No geral, eu gostei muito do filme porque o American Pie fez parte da minha adolescência (apesar de na altura eu ainda ser meio ingénua e não perceber os filmes por inteiro, ahah) e foi bom relembrar os anteriores. Mas, por outro lado, eu passei o filme todo a pensar que ele não é bem direccionado para a minha geração, mas sim para o pessoal que neste momento já vai nos seus 20 e tal anos/30, porque o filme aborda muitos aspectos que se passam nessa idade (casamento, filhos, emprego...) e eu ainda agora saí do secundário, LOL.


Os Jogos da Fome (The Hunger Games)

Este sim, eu queria ver! Também foi no cinema e acho que se o tivesse visto em casa não teria o mesmo impacto que teve, porque filmes deste género merecem ser vistos com a intensidade que só conseguimos ter no cinema (pronto, se em casa tiverem um sistema de som todo altamente e um plasma enorme, também deve servir).
No início o filme parece muito sem sal, mas isso é porque as emoções fortes são deixadas para mais tarde, e sem dúvida que vale a pena a espera! Eu tinha ouvido muitos zuns-zuns sobre ele aí pela blogoesfera e não saí nada desiludida, até me surpreendeu porque é um filme com cenas fortes e que nos faz reflectir sobre os princípios mais básicos da humanidade: questões como a sobrevivência, compaixão e por aí adiante.
Foi um filme que me prendeu à cadeira e me fez passar a sessão inteira super ansiosa por ver o que ia acontecer a seguir, sem quase querer pestanejar para não perder nada! Ainda assim, acho que toda a minha atenção não foi suficiente porque houve muitos pormenores que penso não terem sido explicados e que, por isso, deixaram algumas questões em aberto. Mas isso talvez seja pelo facto do filme ser uma adaptação aos não-sei-quantos livros da saga, nesse caso é normal haver sempre aspectos que não são muito desenvolvidos no ecrã, caso contrário o filme demoraria horas (e mesmo assim eu ficava lá para o ver todinho!).


As Virgens Suicidas (The Virgins Suicides)

Este é um filme de 1999 que eu fiquei a conhecer através de um blog que seguia, e o qual me despertou a curiosidade porque a blogger falava maravilhas dele, daí as minhas expectativas serem bem altas. Curiosidade: é o primeiro filme da Sofia Coppola como realizadora.
O título é bastante sugestivo e eu imaginei que se centrasse num grupo de amigas que tinham feito uma espécie de pacto de virgindade, mas que acabaram por se suicidar... mas não tem nada a ver, LOL!
Não quero revelar-vos muito, até porque o filme é mistério do início ao fim e, por isso, há inúmeras questões que ficam por explicar, deixando que o telespectador tire as suas próprias conclusões.
A história passa-se nos EUA na década de 70 e, ao contrário do que possam estar a imaginar (anos 70: hippies, drogas...), o tema central é o conservadorismo, ou excesso dele. Fez-me lembrar um pouco o filme An Education, de 2009 (não me lembro do nome em português).
Vi-o há cerca de uma semana e ainda não consegui perceber se gostei dele ou não, talvez um pouco dos dois porque, por um lado, há uma mensagem importante por detrás de todo o enredo e aborda temas da adolescência com os quais nos identificamos mas, por outro lado, há mistério a mais, e isso impossibilita que se entenda a história no seu todo. Mais uma vez, penso ter sido devido ao facto do filme ser adaptado de um livro, por isso, acredito que o livro deve ser muito mais interessante, visto que talvez nele estejam presentes pormenores e explicações que falharam no filme. Mas, das críticas que eu já li aí pela net, acho que esse sentimento de incompreensão face ao filme foi mesmo propositado, de forma a deixarem-nos questionar sobre tudo.


Por agora é tudo! Espero continuar com este hábito porque é, sem dúvida, mas coisas que mais gosto de fazer, mesmo que seja a vê-los só no pc!
E vocês, já viram algum destes? Partilhem a vossa opinião, quero saber tudo! :)

Posts relacionados

13 comentários:

Nádia disse...

eu gostei tanto do hunger games!


2 GIVEAWAYS – Win a Romwe voucher AND a cross necklace!
My Fashion Insider

Eli disse...

Com o monte de séries que vejo deixei um bocadinho de lado os filmes. E fico chateada com isso!

Carolina disse...

Ainda não vi nenhum desses :s
Tenho seguido séries mas deixado os filmes para trás...

Sara Silva disse...

@Eli e @Carolina: eu por acaso não sou muito de séries, chateia-me o bocado ter de acompanhar todos os episódios para não perder nada, ahah. já para não falar de que as séries que realmente interessam já vão na temporada 74564875648º e se eu quisesse perceber tudo, tinha de começar a ver desde o início -.-

riotdontdiet disse...

tb vi o american pie no cinema e gostei mto ehehe foi engraçado reve los, e fiquei mt nostalgica, ja q eu andava na escola qd o primeiro estreeou.
nao vi o hunger games mas sinceramente ha tanto "hype" ha volta dele, que ja perdi um pouco a vontade.

o virgens suicidas, adoro, e acabei de ler o livro a coisa de uma semana (e é muuuuito melhor :))

Ainda não vi nenhum dos três, mas acho que só vou ver o American Pie. O segundo parece ser demasiado bruto e o terceiro confuso. Acho que provavelmente se visse esse ultimo ia ficar um mês a questionar tudo e super confusa! ahah

Nini disse...

Já vi os dois primeiros. :)

O ultimno nunca tinha ouvido falar. :)

boas sugestões tenho uns debaixo de vista tb

Estou a oferecer um Nokia Lumia 710 no blogue. Participa: http://invoguewithsilvanaquerido.blogspot.pt/2012/04/giveaway-nokia-lumia-710.html

Beijinho

Aida disse...

Adorei as tuas escolhas, eu adorei o hunger games, e ri me tanto com o american pie!!! O virgin suicides ja vi ha imenso tempo mas lembro me de ficar colada ao ecra!!


http://placequotehere.blogspot.com

MissTee disse...

quero muito ver american pie, acho que depois do terceiro filme estragaram tudo ao mudarem os personagens e ao incluírem demasiada pornografia.

já ouvi falar das virgens suicidas mas nunca vi.. gostei da tua review e fiquei curiosa pois gosto de filmes que me façam pensar.

beijinhos

A Flor disse...

Ainda não vi o filme dos Hunger Games, mas já li os dois primeiros livros da trilogia. Provavelmente o que ficou por explicar é o que vem nos próximos 2 filmes, se bem que, regra geral, os livros deixem tudo bem mais explicadinho que os filmes.

Miss Bad disse...

Sim conseguiii :D e já andava a desesperar com os meus serviços académicos, lançaram um mês quando deverem ter lançado uma semana depois..enfim ! Mas nem tudo é bom, vou sozinha, houve outra colega/mafiosa ahah que há última da hora inscreveu-se --'
Quando souberes diz qualquer coisa : )

http://thediariesofmissbad.blogspot.pt/

ahahah, eu concordo :p

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}