reflexão | Julgar sem conhecer

by - quarta-feira, fevereiro 08, 2012


Ao ler este texto, lembro-me de certas pessoas que conheço ou que conheci, e as quais sempre representaram, para mim, mistério e incompreensão. Acredito que também vocês se lembrem de alguém assim: pessoas que reagem de forma estranha a determinadas situações, dando a entender que há uma razão muito forte por detrás, a qual não conhecemos. Normalmente soltamos um vago "Ela/ele lá tem as suas razões..." porque não encontramos outra explicação.
Eu podia pegar em casos concretos e referi-los como exemplos, para melhor me fazer entender, mas acho que esta ideologia é de tal forma verdadeira e generalista que serve para tudo e todos, em qualquer situação.

Mas isto de julgar antes de conhecer é, muitas vezes, inevitável. O ser humano parece não conseguir desligar esta capacidade quase automática. É um facto que, ao conhecermos algo ou alguém, criamos logo uma opinião, seja ela qual for, ou até mesmo uma associação a outra coisa qualquer, o que nos faz, igualmente, gerar uma opinião. E aí eu acho que a solução é, sem dúvida, questionar essa opinião pré-concebida, questionar se não nos estaremos a precipitar, a ser demasiado insensíveis e centradas no nosso umbigo para perceber que, na verdade, há uma explicação por detrás, que desconhecemos e que nos ultrapassa, explicação essa que, depois de se tornar conhecida, nos fará desejar voltar atrás com todos os julgamentos que "ingenuamente" fizemos. Isto porque, inexplicavelmente, a vida de cada pessoa é sempre muito mais complexa do que inicialmente nos apercebemos...

Posts relacionados

3 comentários

  1. Não poderia estar mais de acordo... nem sempre conseguimos perceber à primeira o que leva as pessoas a serem ou a fazerem ou a tomarem determinadas atitudes... o ser humano é mesmo um ser estranho...
    Beijinho e tem um bom dia*

    ResponderEliminar
  2. Sara, e concurso de colaboradoras?...

    ResponderEliminar
  3. Maria: na semana passada falei sobre isso na página do facebook, onde disse que devido à fraca adesão, provavelmente não ia levar com o projecto adiante :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}