reflexão | Somos o que vestimos?

3.10.11 SARA SILVA 0 Comments

Já há MUITO tempo que eu não fazia um post de opinião, não é verdade? A razão é simples: eu acho que nem sempre os assuntos que me ocorrem são relevantes o suficiente para falar e debater sobre eles, ou então não sei de que forma o fazer, mas hoje lembrei-me de um que acho que vos irá pôr a pensar também, e acerca do qual vou gostar de saber as vossas opiniões.

Olhando para as pessoas à nossa volta, principalmente para as que conhecemos melhor, reparamos que todas elas têm gostos diferentes em relação à forma como se vestem, quer nos modelos das peças, quantidade de acessórios, cores preferidas... isso não é novidade nenhuma, mas quando comparamos a aparência/estilo dessas pessoas à sua personalidade, será que encontramos semelhanças ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?

Dizem que a roupa que escolhemos para vestir ou comprar, depende de vários factores, nomeadamente a nossa personalidade e/ou nosso estado de espírito do momento. Por exemplo, se eu for uma pessoa extrovertida e alegre, provavelmente tenho mais tendência a comprar peças de cores fortes, que chamem a atenção, mas se, por outro lado, eu estiver num dia em que me sinto mais em baixo, vou optar por peças mais discretas e descontraídas, talvez até um look desleixado. Há ainda estudos que referem que o que vestimos pode, na verdade, influenciar a nossa disposição, concordam?

A questão é: até que ponto podemos afirmar que a forma como as pessoas se vestem, reflecte a sua personalidade?

Ao espreitar o lookbook, deparo-me com dezenas (senão centenas) de estilos diferentes e, regra geral, a minha preferência  recai quase sempre nos que partilham do mesmo estereótipo. Exemplos:
Olhando para estas quatro imagens, de uma forma geral, eu defino os looks como inocentes, românticos e adoráveis. Sobre a primeira rapariga eu diria que é fashion, discreta e talvez conservadora; a segunda diria que é uma "menina do papá", princesinha, inocente, ingénua e romântica; a terceira eu classificaria como feminina, amorosa e impressionável e, por último, sobre a quarta rapariga, eu arriscava dizer que é inocente, tímida e discreta. Isto sem ter em conta os outros looks que já vi delas e sem saber nada acerca da sua maneira de ser, é a primeira impressão que tenho e que é formada quase involuntariamente em relação a novas pessoas que conheço ou com as quais me cruzo. Mas é um facto que nem sempre me identifico com os looks que vejo e que mais gosto, inclusive, já aconteceu experimentar conjugações de roupa, inspiradas em looks que vi e de que gostei, e desistir delas porque acho que não funcionam em mim, não são do meu agrado e não me sinto eu, apesar das peças que a compõem serem minhas e de gostar delas.

Na minha opinião o que vestimos pode reflectir o que somos, mas apenas em parte pois, como já referi, a nossa decisão na hora de vestir depende de vários aspectos. Pessoalmente, eu tento manter um estilo, tendo presente pormenores de que gosto e que gosto de ver associados a mim, e é curioso como já várias pessoas, antes de me conhecerem (apenas a passarem por mim na escola, por exemplo) pensaram coisas sobre mim com as quais eu não me identifico. Isto deixa-me a pensar se, involuntariamente e através da minha imagem, não transmito uma ideia errada de mim a quem não me conhece e fico um bocado intrigada mas, no fundo, não me preocupo muito porque sinto que o que visto apenas reflecte os meus gostos pessoais em relação à moda

Por outro lado, há também as pessoas que praticamente todos os dias adoptam um estilo diferente, ou porque se sentem bem assim ou porque simplesmente não dão grande importância ao facto de terem um estilo próprio e, nesses casos, também não podemos tirar grandes conclusões porque se a pessoa em causa todos os dias aparece com um look em nada semelhante ao do dia anterior, isso não significa propriamente que ela se sente/é uma pessoa diferente todos os dias, certo? Daí que eu ache que esta teoria do "somos o que vestimos" não é totalmente válida.

E vocês, o que acham? *

Posts relacionados

0 comentários:

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}