reflexão | Bloggers em ascensão

by - sexta-feira, outubro 14, 2011

» este post foi inspirado por uma notícia presente no jornal New York Times. podes ver o artigo completo neste link «

Quem acompanha o mundo dos blogs de moda e beleza sabe muito bem que estes estão a ganhar cada vez mais protagonismo e conquistas que nunca imaginámos. A realidade é que muitas das bloggers famosas, que começaram apenas com um simples blog onde expunham os teus looks e interesses em relação à temática da moda, são hoje quase celebridades, convidadas para os mais variados eventos relacionados com a área: assistir a desfiles na primeira fila, inaugurações de lojas, lançamentos de produtos, produções de moda, presença em artigos revistas, relações públicas em festas (...), já para não falar dos invejáveis produtos de marcas reconhecidas que recebem. É uma autêntica vida de glamour em crescimento e há mesmo exemplos de bloggers que trocaram o seu emprego pelo próprio blog, como o caso de Mónica Lice do conhecido Mini-Saia
Eu, que sempre defendi que um dos princípios básicos de sermos felizes é termos o privilégio de gostarmos do nosso trabalho, acho isto fantástico! Afinal, quem não gostaria de trabalhar independentemente a partir de casa, com a única exigência de ter de se falar daquilo que mais se gosta e ser recompensada por isso? É um emprego de sonho mas, segundo Karen Robinovitz, "Bloggers aren’t just people who sit in a room and regurgitate press releases, they are the next influencers". True.

Mas quem é esta Karen Robinovitz? Pois bem, foi quem, juntamente com Kendra Bracken-Ferguson, fundou em Agosto de 2010 uma agência de defesa das bloggers - Digital Brand Architects. Isto porque algumas bloggers conhecidas começaram a sentir-se exploradas devido ao seu estatuto de fashion bloggers: eram convidadas para os mais variados eventos (como os acima referidos) sem receberem qualquer tipo de remuneração e foi neste sentido que surgiu esta agência, que compara o trabalho das bloggers ao dos estilistas, maquilhadoras e fotógrafos. 
Além de defender o estatuto destas bloggers, a agência ajuda também no contacto com marcas que estejam interessadas em estabelecer parcerias e até possibilitam a oportunidade de aparecerem em anúncios televisivos.

Isto é um conceito realmente inovador, principalmente nos dias de hoje em que, apesar dos fashion blogs existirem já há alguns anos (há cerca de 5), ainda há muitas pessoas que não os levam a sério a eles, ao seu conteúdo e/ou até às autoras/escritoras, rotulando todo esse universo de fútil, materialista e ridículo.

E agora, para terminar, deixo-vos algumas perguntas para ficarem a pensar: acham que isto as agências de bloggers vai pegar moda? Acham que vale a pena começar a pensar em formações e possíveis negócios relacionados com o tema? Até que ponto os fashion bloggers serão importantes no futuro?
Na minha opinião, o universo dos fashion blogs ainda está a começar a dar os primeiros passos para "dominar o mundo" e, daqui a alguns anos, terão uma importante influência na área da moda e beleza.

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