reflexão | Sensualidade infantil

by - sexta-feira, agosto 26, 2011

Ainda esta tarde estive a pensar que já há algum tempo não publico nada relacionado com esta rubrica e, agora mesmo, ao fazer a minha ronda habitual pelos blogs que sigo (posso não comentar todos, mas visito-os), encontrei um post no Coisas de Gaja que relembra um tema da actualidade: a produção de moda da Vogue com uma criança de 10 anos. Se dessa vez eu fiquei chocada e não cheguei a falar aqui no blog porque achei que já era um assunto demasiado batido, agora tenho mesmo de falar nele!

Para quem não sabe, há umas semanas a Vogue francesa lançou mais um número da revista, mas desta vez a capa era Thylane Blondeau, uma criança de 10 anos. Ao procurarmos as fotos da produção fotográfica, podemos observar que a menina aparece "embelezada" de vários objectos de carácter sexual: batom e unhas vermelhas, maquilhagem pesada, saltos altos, lençóis de leopardo, poses sensuais, jóias... falando assim até nos faz lembrar de quando éramos garotas, calçávamos os sapatos das nossas mães e queríamos maquilhar-nos também, mas acredito nada na vossa infância chegou perto destas fotos, tão polémicas:



E mais recentemente, alguém que achou isto boa ideia, decidiu fazer o mesmo mas com mais crianças, mais novas... e em lingerie! A marca é francesa, chama-se Jours Après Lunes e estas são as fotos:

Eu sou defensora de que cada um tem direito à sua opinião, mas neste caso não vou olhar com os mesmos olhos para quem me disser que estas fotos não têm mal nenhum. Oi?! Eu acho que é bem evidente o carácter sexual quer na primeira quer na segunda produção fotográfica e o problema aqui é que elas são crianças! Para elas isto é tudo uma brincadeira, mas o universo adulto é bem mais complexo e com certeza que há por aí muitos pedófilos que adoraram estas fotografias...
Enfim, as pessoas assustam-me, quer sejam os directores criativos destas sessões fotográficas, quer os pais das crianças que autorizaram isto...

Posts relacionados

10 comentários

  1. A mim também... juro que não percebo... =/


    http://theperfumerecipe.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. estas ultimas ... iram de chamar atenção a muitos pedofilos... as crianças como disseste acham isto uma brincadeira... mas pronto...tb nao precebo bem esta sociedade =(

    ResponderEliminar
  3. este assunto é muito polémico! Acho muito mal que se usem crianças em prol da moda! Apesar de adorar esta área, não há necessidade de ver crianças a serem exploradas desta forma!

    Tens aqui uma nova seguidora :)
    beijinhos

    http://thefashiondreamcatcher.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Não me importei nada que tivesses falado disto também.. nem precisavas de referir o meu blog, mas obrigada por o fazeres ;)
    Eu concordo em tudo contigo! Sempre fui maria-rapaz e nunca fui de usar as roupas da minha mãe e assim.. mas se o fizesse não era este aspecto que tinha de certeza. Acho ridículo dizerem que faz lembrar a nossa infância.. se a miúda tivesse toda esborratada, com uma blusa maior que ela e com uns sapatos de salto alto que fossem o triplo dos pés dela, aí sim.. acreditava que fizesse lembrar a infância, agora isto não.. ninguém se vestia assim quando tinha 10 anos.. please!
    E sim Sara, não disseram directamente para mim, mas houve alguém que comentou uma publicação no Facebook (onde eu também comentei) dizendo que as pessoas que criticavam a produção da Vogue tinham dor de cotovelo LOL Oh sim, quem me dera que aos 10 anos, em vez de brincar com amigos e bonecas, andasse a aparecer assim pelo mundo inteiro e a ser tratada como uma adulta.. era mesmo o meu sonho!
    Com a idade dessas miúdas de lingerie, nem eu sonhava em usar lingerie sequer. Não acho mal o facto de haver lingerie para essa idade, mas a publicidade podia ter sido feita de mil e uma maneiras diferentes..
    ***

    ResponderEliminar
  5. há idades para tudo.. e limites também!!! fiquei chocada com esta noticia

    ResponderEliminar
  6. o público alvo disto é quem? pedófilos?
    Pleaaaase ganhem juízos. Tanta adulta bonita...deixem as crianças crescer

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente estou chocada! Se já há uns tempos fiquei chocada por ver a filha do Tom Cruise de salto alto e maquilhagem mais chocada fico com a publicidade de hoje em dia. Mas agora é mais fiável publicitar crianças em vez de mulheres?? O.o
    Eu não percebo onde este mundo vai parar!
    Mas piores dos que as crianças (que mentalidade alguma ou nenhuma têm neste tipo de assunto) são os pais que pretendem usar os seus filhos para ganhar dinheiro fácil. Sinceramente... Estou parva!

    http://realdreams-liliana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Acho a pequenita da Vougue linda e as fotos fantasticas.. adequadas a idade nela??? NÃO...
    Há que haver limites..Piores que as da vougue acho estas ultimas fotos das miudas em langerie. Isto já vai para lá do exagero, não é uma campanha normal

    ResponderEliminar
  9. olaaaa

    acho bue estupido isso ja vi na tv falarem sobre essa publicação... e acho q os pais n devem mesmo ter cabeça... quem faz isto com os filhos?????

    sinceramente ah gente k n tem noçao msmo, as raparigas n teem culpa pois elas n podem ter cabeça de dzr "eu quero isto"

    e mais, n sei onde e' ms fazem msmo concursos com as mais pquenas, ate mesmo bebes... onde elas sao todas produzidas, ate bronzeado artificial ganham.... parecem msmo umas mini dolls...


    enfim, acho demais esta gente

    ResponderEliminar
  10. Também não concordo com estas fotos, o mal é que ninguém da indústria faz alguma coisa, acho que a nível social é horroroso fazerem fotos deste género.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}