beleza | Truques de maquilhagem

by - sexta-feira, junho 24, 2011

Nos últimos dias tenho andado mais inclinada para a maquilhagem, não só porque é um tema que me interessa mas também porque gostava de conseguir "transportar" algumas de vocês, que não têm estes hábitos, para o fantástico mundo da maquilhagem que, afinal, não é nenhum bicho de 7 cabeças :) Claro que posts destes também interessam não só a iniciantes como a avançadas, porque nós não sabemos tudo sobre tudo, por isso é que é importante a partilha de informação.

Reuni então neste post uma série de truques e dicas que já conhecia e outros que aprendi em livros. São pormenores simples mas que fazem toda a diferença, espero conseguir ensinar-vos qualquer coisa com eles *


Dicas e truques de maquilhagem


Curvar as pestanas sem usar máscara ou rímel
Para quando estamos com pressa e ou não nos apetece usar rímel, há um utensílio que nos dará muito jeito: o curvex/revirador de pestanas. Muitas raparigas já o conhecem e outras ainda o temem por acharem que parece uma ferramenta de tortura, LOL, mas a verdade é que o seu uso é totalmente indolor, visto que é usado apenas nas pestanas.
O efeito de curvatura é garantido e maior do que alguns rimeis prometem e não cumprem, basta apertarem as pestanas durante alguns segundos entre as duas borrachinhas. 
Para quem ainda usa o clássico em metal, experimentem aquece-lo um pouco antes (com o secador, por exemplo) e desta forma terão um efeito mais visível e duradouro.



Fazer com que o rímel/máscara adira melhor às pestanas
Por vezes utilizamos um rímel e nem sempre temos os efeitos desejados, mas há um truque: experimentem primeiro passar um pouco de pó pelas pestanas (o pó de base, por exemplo). Podem simplesmente deixar cair sob as pestanas alguns pós de sombras quanto estiverem a maquilhar os olhos. Os pózinhos farão com que o rímel adira melhor.


Prolongar a fixação do batom
Este é um truque utilizado por profissionais e é muito simples, basta terem um delineador de lábios, que convém ser do mesmo tom que o batom que pretendem usar. O que terão de fazer é pintar os lábios com esse delineador, dando ênfase ao contorno dos mesmos, depois aplicam o batom como normalmente. Se quiserem ainda um efeito mais natural e cremoso, apliquem-no com um pincel próprio.



Sombras com cores mais vivas
Este foi um truque que aprendi há pouco tempo e com o qual fiquei surpreendida. Ao que parece, se humedecermos ligeiramente um daqueles aplicadores tipo esponjinha e depois aplicarmos a sombra em pó com ele, a sombra irá adoptar uma cor mais vibrante e tipo metálica. Eu já experimentei e funcionou, mas nem com todas as sombras. Descobri também que a marca italiana de produtos naturais, Bottega Verde, tem um duo de sombras específico para criar esse efeito, podem saber mais aqui.
Claro que usar um bom primer também ajuda muito nisto de fixar melhor as sombras e fazer realçar a sua cor.


A melhor forma de aplicar o corrector de olheiras
Ao contrário do que muita gente pensa, o corrector de olheiras não deve ser espalhado, como a base, mas sim aplicado com leves pancadinhas. O mais comum é utilizar o dedo para fazer isso (que deve ser o anelar, devido à menor força exercida nesta zona de pele sensível), mas também podem utilizar um pincel para o efeito.


Efeito de olhos maiores ou mais pequenos
Se tens olhos pequenos, podes dar ilusão de olhos maiores sem precisares de fazer uma maquilhagem elaborada, o mesmo acontece se tiveres olhos grandes e quiseres disfarçar o seu tamanho. No caso dos olhos pequenos, basta usares um lápis branco para fazer o risco superior, inferior ou nos dois, enquanto que o lápis preto dá a ilusão de olhos mais pequenos (e também envelhece um pouco).


Lábios em tom nude
Já vos aconteceu comprarem um batom nude e, quando o aplicaram, perceberam que afinal não era assim tão nude como pensaram? A mim já e fiquei um bocado chateada, porque eu queria um batom que me apagasse a cor dos lábios e não foi o caso, no entanto descobri um truque! Tudo o que têm de fazer é aplicar a vossa base de rosto nos lábios e passar pó compacto por cima, para fixar melhor, de seguida podem então aplicar o vosso suposto batom/lip gloss nude e terão o efeito pretendido. Eu já fiz isto algumas vezes, gostei muito do resultado e não me fez qualquer tipo de alergia, apenas me secou um pouco os lábios.



Bem, por agora estes são os únicos truques e dicas dos quais me lembro, e mesmo assim até me surpreendi a mim própria.
Gostaram? Se quiserem posso voltar a repetir o tema, mas com outra ideias claro, porque até lá ainda me vou lembrar de mais truques que costumo usar. Além disso gosto de pesquisar e saber mais sobre estas e claro que tem mais piada se partilhar aqui com vocês :)

 - Se estiverem interessadas em algum produto da Oriflame, podem contactar a Lúcia através do seu blog Oriperfume, no qual encontram referência a reviews e outras novidades da marca;
- Se estiverem interessadas em algum produto da Avon, contactem a Filipa através do seu blog (aproveitem a campanha do catálogo actual: vários produtos em par apenas por 15€)

Posts relacionados

6 comentários

  1. Olá Sara !

    Já conhecia algumas dessas técnicas.Mas não conhecia essas sombras da Botega Verde.
    No outro dia fui a Sephora, estava a pensar comprar um primer (potencializador) de sombras. Bem, quando a senhora me mostrou o potencializador de sombras da Make Up For Ever fiquei mesmo :O liiindo !! Faz com que as sombras fiquem vibrantes e com uma cor mesmo fantástica! Ao molhares um pincel (de eyeliner)com o potencializador numa sombra dá para utilizares as tuas sombras como eyeliner fica mesmo lindo !
    Lindo lindo foi o preço mal vi opreço, pensei: "Esquece lá isso!" xD lol

    Beijinhos

    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. ahah, pois, essa marca é muito boa em qualidade mas em preço nem tanto :b

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas =D Algumas vão dar muito jeito ;)
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  4. eu uso um truque me ensinaram nos olhos grandes e não envelhece ;D coloquem só risco no canto externo do olho por dentro, vai dar ar de olho mais alongado ! façam +/- do olhar em frente para fora ;D

    ResponderEliminar
  5. tenho 3 sugestoes de temas: basicos do vestuario feminino que todas devemos ter, mais truques (são sempre necessarios) e algo mais desenvolvido sobre a maquilhagem ^^

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}