educação | Apresentação da minha Prova de Aptidão Profissional (PAP)

by - terça-feira, junho 14, 2011


Hoje foi o dia da apresentação da minha Prova de Aptidão Profissional (PAP), um momento muito gratificante que eu vou querer recordar *
Querem saber como correu? :)

Passei toda a manhã a acordar com um pesadelo em que eu estava na escola, a ver as apresentações dos meus colegas e, de repente, era a minha vez de apresentar e não estava nada preparada, nem tinha o computador! E não é que esse meu pesadelo foi uma espécie de premonição?! 

O que aconteceu é que nessa manhã uma colega minha telefonou-me a perguntar onde é que eu estava, porque já toda a gente tinha apresentado e o júri estava à minha espera - era a minha vez! Fiquei super confusa, porque a minha apresentação estava marcada para as 12h30 e eu ainda estava em casa de pijama e a tomar o pequeno almoço! Tive de me apressar, chamar o meu pai (que saiu do trabalho cerca de 1h antes do que estava previsto) e fomos os dois praticamente a voar de carro até à escola para não atrasar mais as coisas. Conclusão: a minha apresentação foi antecipada cerca de 1h sem eu saber, e uma das minhas professoras de apoio não esteve presente desde o início porque também não sabia do sucedido!

Pondo de parte esse pequeno-grande imprevisto, reparei que eu tinha mais público para ver a minha apresentação do que esperava (algumas pessoas da minha turma, mais outras do 2º ano de Turismo e ainda algumas do 3º ano de Apoio Psico-social), mas isso não me fez grande diferença e, abstraindo-me do meu nervosismo e ansiedade, dei o melhor de mim:

eu a preparar-me psicologicamente enquanto alguns membros do júri se preparavam também
apresentação do meu Guia aos júris

Para quem possa estar a pensar porque é que fui assim vestida, digo-vos que esta é a (minha) farda de Técnica de Turismo lá na escola :)

A apresentação correu bem, muito bem até! Engasguei-me algumas vezes, estava cheia de calor, estava sempre a dizer "termas desactivas" em vez de "termas desactivadas", mas tirando isso todos os elementos do júri me deram os parabéns pela minha postura e pelo trabalho em si. As minhas professoras confessaram que, no início, acharam que este era um projecto demasiado ambicioso, mas ficaram surpreendidas pela positiva porque eu, sendo uma pessoa teimosa e persistente, consegui leva-lo até ao fim e muito bem! Fiquei SUPER contente com todos estes elogios e reconhecimentos que, admito, até me vieram algumas lágrimas aos olhos, mas tentei disfarçar o melhor que consegui, estava mesmo orgulhosa :'D

Além de me terem dito todas aquelas coisas boas, o júri, no geral, também fez um pequeno discurso de incentivo para me tentarem convencer a ir para a universidade porque "eu não devo desperdiçar as minhas capacidades" e "se eu parar agora depois já vai ser mais difícil voltar ao ritmo". Não posso negar que fiquei indiferente ao que eles me disseram e pus em causa tudo o que disse aqui, porque quando se tem 6 pessoas entendidas no assunto a dizerem-me basicamente que eu vou ser uma parva se não seguir com os meus estudos, isso dá-me que pensar, e é o que tenho feito ao longo de todo o dia...

Reflexões à parte, eu não podia deixar de tirar fotografias ao pé do meu outro grande orgulho naquela escola:


 Estou mesmo contente :D

Posts relacionados

16 comentários

  1. Muitos parabens :)

    Gostei muito da roupa e vais ter uma optima nota de certeza :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    Ainda bem que correu tudo bem (excepto a mudança da hora)!
    Antes de ler que o que tinhas vestido era a "farda" que costumas usar, ia elogiar a tua escolha, pois pareceu-me a mais acertada para a apresentação de uma projecto com tamanha importância. Mas dou o elogio na mesma =)

    Não te vou dizer que deves ir para a universidade porque cada um têm as suas opiniões e tu já as afirmaste bem aqui, mas acho que deves reflectir bem sobre o que o júri te disse, visto que ainda estás a tempo de te candidatar. Apesar se o país não estar no seu melhor e praticamente não quererem contratar pessoas licenciadas ou com mestrado integrado (como o meu caso) porque têm que pagar mais, acho que é uma mais valia, porque podes sempre escolher um curso do qual realmente gostes. E tens sempre a opção de pude trabalhar ao mesmo tempo na tua área.

    Não me quero alongar muito mais, e dou-te os parabéns mais uma vez.

    Bjs**

    ResponderEliminar
  3. Ahahaha obrigada, ando mesmo cansada.

    Ainda bem que correu tudo bem :)

    ResponderEliminar
  4. Fico bastante feliz por ti.
    Ainda bem que te correu bem. Eu estou super nervosa para a minha apresentação. Amanha irei realizar a minha simulação, tenho uma sensação na barriga, meu deus :s
    Beijinhos e Parabens pela Pap e pelo quadro de honra lá na escola.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que tudo correu bem , tu mereces :)
    E claro que se puderes e quiseres continua a estudar porque acho que vai ser bom pra ti , vais ver... Vale a pena tentar ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Sara!!!

    Muito bom quando tudo termina bem. Acho que terá sucesso sempre, me parece uma menina (Gaja, rapariga) batalhadora, persistente, dedicada.

    Desejo sorte ao proximo caminho que escolher, seja faculdade ou não.

    Bjos...

    Meire.

    ResponderEliminar
  7. também estou muito orgulhosa de ti... basicamente isto da inteligência é herditário... hahhahah

    ResponderEliminar
  8. Apesar dos percalços iniciais, ainda bem que correu tudo bem :) Fico contente! Eu sei o que é estar aí, porque também já tive uma PAT.
    ***

    ResponderEliminar
  9. pareces muito descontraida... eu nao estaria assim...:S
    bem, tambem estou no quadro de honra na minha escola (ou, melhor, vou estar, porque este ano não terminou) :p

    ResponderEliminar
  10. Ah! Mas eu já sabia que ias conseguir! eheh :D Muitos Parabéns Sarinha! Estavas tão bonita e pareceu-me que estava muito bem preparada [porque nãos demonstras-te qualquer tipo de nervosismo! pelas fotografias] o que é muito bom! Pois eu ao contrário de ti, bem ou mal preparada nunca me sinto bem diante de tanto público... Infelizmente tenho isso contra mim. Mas ainda bem que te portas-te lindamente! E Parabéns pelo quadro de honra! Nem todos conseguem esse oportunidade :) Infelizmente nunca fui inteligente o suficiente para aperecer nesses quadros de honra mas sei que me esforço o suficiente para aparecer num quadro de honra de empenho eheh :D Um beijão querida! E muitas felicidades! PS: Quanto à universidade... pensa bem :) O júri tal como muitas opiniões anteriormente mencionadas podem ter razão :)*

    http://realdreams-liliana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Eu andei num colégio do grupo GPS também xD
    Ainda bem que correu bem :) Parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Estavas linda =) Ainda bem que correu tudo muito bem ;) Tambem fui a minha escola a pouco tempo e minha coordenadora da escola profissional insistiu para eu tirar mestrado. Mas já estou cansada de estudar e os mestradas são muito caros. Decidi não tirar por agora, mas mais tarde quero tirar mestrado.

    PS: Os 3 anos na faculdade passam num instante.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}