beleza | Estrias - o que são, porque surgem e como disfarçar

by - terça-feira, maio 31, 2011

Respondi há pouco a um pedido de aconselhamento sobre o melhor produto para as estrias e foi isso que me fez lembrar de fazer este post. Para variar, eu já me tinha lembrado há mais tempo, mas às vezes as ideias são tantas e o tempo tão pouco, que umas acabam por ficar pelo caminho...

 
Decidi fazer este post porque, além do verão já aí estar à porta (ok, nisso o post vem atrasado...), as estrias são um problema não só de mais gordinhas como de magras, do qual muita gente sofre mas poucos sabem o que realmente é. Eu própria tenho estrias e admito que não sabiam realmente o que eram até me aparecerem, ai fiquei super chocada porque, além de darem mau aspecto ao corpo, eu pensei que estava "imune" por ser magra e não ter oscilações de peso, LOL, mas realmente não é bem assim.

  • O que são estrias?
As chamadas "estrias" são simplesmente cicatrizes que resultam de rupturas na pele. Todas vocês sabem que a pele é flexível (graças ao colagénio e à elastina), mas até um certo ponto, e quando ela "alarga" até não poder mais, é como se rompesse e isso dá origem às estrias. Basta pensar no caso das grávidas, é um bom exemplo.
 
As estrias são mais comuns na puberdade, na adolescência e também durante a gravidez. Afectam ambos os sexos, mas são mais frequentes nas raparigas devido ao factor biológico.
Podem aparecer na barriga, coxas, nádegas, peito, braços, ou seja, um pouco por todo o corpo (para o nosso grande mal!) e, apesar de numa primeira fase terem uma tonalidade avermelhada, depois tornam-se esbranquiçadas e rugosas e é nessa altura que é mais difícil disfarça-las.

Acho que a imagem ao lado representa bem este problema das estrias.


  • Causas:
Há várias razões responsáveis pelo aparecimento das estrias: alterações hormonais, mudanças bruscas de peso, pele seca, alimentação pouco cuidada, crescimento rápido, excesso de exercício.


> As estrias não têm solução mas podem ser disfarçadas <


  • Como prevenir/disfarçar as estrias:
Eu podia começar aqui a enumerar tratamentos caros e demorados, daqueles de sessões na esteticista e clínicas, mas esses muitas das vezes não têm grandes resultados, o que nos faz ter aquela sensação de ter desperdiçado dinheiro...
A maioria de vocês, seguidoras e leitoras do blog, já não devem estar propriamente na puberdade, LOL, mas quem estiver, a melhor coisa que tem a fazer é começar pela prevenção das estrias, aplicando creme no corpo (um qualquer, desde que seja hidratante) de forma a evitar a secura da pele, a principal inimiga da falta de elasticidade.
Para as outras raparigas que já sofram deste mal bem, vão ter de se conformar, como eu, mas não deixem de tentar, pelo menos, disfarça-las e não estou a falar de andar o tempo todo com pareos na praia, LOL. Existem cremes específicos para ajudar neste problema e eu aconselho-vos o Elancyl (custa cerca de 16€ nas farmácias), acho que é muito bom. Para conseguirem resultados têm de o aplicar 1 a 2 vezes na zona afectada durante todos os dias e depois de 1 a 2 meses, já se começa a notar diferença. Claro que demora este tempo todo porque a pele das estrias, como disse mais acima, é uma cicatriz, logo demora mais a ser disfarçada.
podem saber mais acerca das estrias neste link.


Nesta altura do ano, não se deixem envergonhar pelas vossas estrias porque, no fundo, toda a gente as tem também e ninguém é perfeito (até dizem que os rapazes preferem raparigas com algumas estrias porque isso as torna mais "reais", ahah)

Posts relacionados

6 comentários

  1. Também tenho desde a adolescência fiquei muito triste, como você eu sou magra e nunca tive tanta alteração no meu peso, achava que jamais ia ter. Aqui no Brasil existe um tratamento que faz sumir no momento que é aplicada uma injeção em cada estria, mas não sei se funciona de verdade e acredito que não é tão acessível.

    Bjos:*

    ResponderEliminar
  2. Foi onde pensei então ;) É que acho que nas grandes superfícies não tem nada, mas pensava que esses cremes eram mais caros na farmácia :O assim já tenho uma opinião de um que resulte, uma vez comprei um carissimo e não resultou -.-' Thanks *

    ResponderEliminar
  3. Agora só falta falar da irmã siamesa da estria: celulite! :x

    ResponderEliminar
  4. eu não me envergonho delas, mas preferia não as ter... o meu peito era tão mais bonito se não as tivesse... aftt e as ancas também... mas ai ainda disfarça...

    ResponderEliminar
  5. Aos 8 anos ganhei peso, mas nessa altura NUNCA tive estrias. Porém, talvez há um ano, e agora estou a um mês de fazer 14, reparei numas linhas brancas e avermelhadas nas coxas, do lado de fora e de dentro... A minha mãe disse-me que eram estrias e comecei logo a aplicar creme gordo, etc. Tenho vindo a emagrecer e mesmo assim não percebia porque é que sempre me aparecia mais uma ou duas, portanto, muito obrigada :) Vou pedir esse creme à minha mãe para tentar disfarçar ;D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}