beleza | Como aclarar as axilas

30.5.11 SARA SILVA 3 Comments

Houve uma seguidora que me pôs esta questão: o que podemos fazer para aclarar as axilas? Eu achei uma pergunta interessante até porque nunca tinha pensado nisso, mas fiz uma pesquisa e eis o que percebi:

O problema das "axilas escuras" acontece mais em pessoas de pele morena e pode ser resultado de vários factores, tais como alergias, alterações hormonais, uso de desodorizantes com álcool, quantidade de suor, excesso de peso, métodos de depilação, etc. Como todas nós sabemos, apesar de muito prática, a depilação com a gilette não é aconselhada porque, no caso das axilas, faz com que os pêlos se notem mais e isso contribui para o mau aspecto desta zona.

Soluções:
  • Pedir ajuda a uma esteticista/dermatologista: 
São as pessoas mais indicadas para nos aconselharem nestes casos e, caso já tenhas experimentado vários métodos e nenhum ter dado efeito, ou se achas que o problema pode estar relacionado com algo mais grave, não hesites em marcar uma sessão de aconselhamento e observação com uma destas profissionais.

  • Tratamento de Luz Pulsada/Laser: 
Este tratamento é conhecido por ajudar a diminuir a pigmentação excessiva da pele em determinado local. É um método caro e, caso estejas interessada em experimentar, é melhor aconselhares-te primeiro com uma profissional.

  • Peeling: 
Este tratamento é eficaz caso a pele das axilas não for assim tão escura, visto que apenas actua à superfície. Consiste no uso de uma substância ácida que queima a pele desta zona e dá origem à sua descamação.

  • Exfoliação e hidratação: 
Este é um hábito que deve ser adquirido em todo o corpo (principalmente no rosto) e nesta área torna-se igualmente importante, para ajudar a remover as células mortas e contribuir para a saúde da pele.

 
  • Desodorizantes específicos:
Existem no mercado alguns produtos que, progressivamente, ajudam a melhorar o aspecto das axilas. É o caso dos desodorizantes/gamas Dove Clear Tone e Nivea Pearl & Beauty. O primeiro já foi lançado há alguns anos e não me lembro de o ver à venda, mas pode ser que ainda se encontre, nunca o procurei.



  • Receitas caseiras:
Há mesinhas caseiras para tudo e este caso não é excepção. Apesar de não ser adepta destes métodos, podem experimenta-los, visto que utilizam ingredientes simples:
  1. Ingredientes: 1 xícara de leite (ajuda a clarear a pele por causa do ácido láctico), 1 colher de sopa de mel (conhecido pelas substâncias nutritivas) e 1 colher de sopa de maisena (contém substâncias calmantes).
    Misturar todos os ingredientes e leva-los ao fogo, até ficar um líquido cremoso que, depois de arrefecer, se torna uma pasta. Aplicar sobre a pele das axilas e deixar actuar durante 15 minutos. Lavar normalmente e aplicar um hidratante. Este processo deve repetir-se uma a duas vezes por semana até se notarem resultados.
  2. Ingredientes: aveia em flocos e água.
    Misturar os ingredientes e aplicar nas axilas, deixando actuar alguns minutos até sentir a pasta a secar. De seguida, exercer movimentos circulares de forma a exfoliar a zona. Repetir duas a três vezes por semana até obter resultados.


Espero ter ajudado não só a rapariga em questão, bem como outras que tenham este problema. Eu não sou dermatologista mas se quiserem ver aqui expostos mais posts deste género, podem sugerir  e eu tenho responder-vos o melhor que conseguir :)

Posts relacionados

3 comentários:

vou te contar um segredo, muahah
fui eu que perguntei isto. Mas sabes, eu sou bastante branquinha e faço depilação com a maquina de arrancar pelos... Não sei se foi por ter excesso de peso durante muito tempo ou se será de desodorizante com álcool...
Acho que vou procurar um desses desodorizantes... uma coisa que me aconselharam foi também por halibut durante a noite, não sei se faz realmente efeito porque nunca consegui fazer isso a longo prazo porque acabava por me esquecer. obrigado pelo post ;)

Anónimo disse...

Eu tenho o desodorizante Pearl & Beauty. Não o comprei por isso, mas acho que é optimo. Devias experimentar :)

tania disse...

Eu tenho uma cera (qualquer a marca) faz 3 semanas para pêlos! Era muito bom! :)

Obrigada pelo teu comentário ♡
{activa a opção 'Notificar-me' para saberes quando respondi}